O PODEROSO CHEFÃO

O PODEROSO CHEFÃO
The Godfather (O Poderoso Chefão (título no Brasil) ou O Padrinho (título em Portugal)) é um filme norte-americano de 1972, dirigido por Francis Ford Coppola, baseado no livro homônimo escrito por Mario Puzo. O filme é estrelado por Marlon Brando, Al Pacino, James Caan, Richard Castellano, Robert Duvall, Sterling Hayden, John Marley, Richard Conte e Diane Keaton. O filme conta a história da família mafiosa Corleone, de 1945 até 1955. Teve duas sequências: The Godfather: Part II, em 1974; e The Godfather: Part III em 1990.
O PODEROSO CHEFÃO
A Paramount Pictures obteve os direitos sobre o romance pelo preço de US $ 80.000, antes de ganhar popularidade. Os executivos do estúdio tiveram dificuldade em encontrar um diretor; seus primeiros poucos candidatos recusaram a posição. Eles e Coppola discordaram sobre quem interpretaria vários personagens, em particular, Vito e Michael. As filmagens ocorreram no local, principalmente em Nova York e na Sicília , e foram concluídas antes do previsto.
O PODEROSO CHEFÃO
A trilha musical foi composta principalmente por Nino Rota , com peças adicionais de Carmine Coppola . O filme foi o filme de maior bilheteria de 1972 e foi por um tempo o filme de maior bilheteria de todos os tempos . Ganhou o Oscar de Melhor Filme , Melhor Ator (Brando) e Melhor Roteiro Adaptado (para Puzo e Coppola). Suas outras sete indicações ao Oscar incluem Pacino, James Caan , Robert Duvall ( Melhor Ator Coadjuvante ) e Coppola de Melhor Diretor .
O PODEROSO CHEFÃO
O Poderoso Chefão é considerado um dos maiores filmes do cinema mundial e um dos mais influentes, especialmente no gênero gangster . Ele foi selecionado para preservação no Registro Nacional de Filmes dos EUA da Biblioteca do Congresso em 1990, sendo considerado "cultural, histórico ou esteticamente significativo" e é classificado como o segundo maior filme do cinema americano (atrás de Citizen Kane ) por o American Film Institute . Seguiu-se sequências The Godfather Part II (1974) e The Godfather Part III (1990).
O PODEROSO CHEFÃO

Enredo 

Em 1945, Don Corleone (Marlon Brando) é o chefe de uma mafiosa família italiana de Nova York. Ele costuma apadrinhar várias pessoas, realizando importantes favores para elas, em troca de favores futuros. Com a chegada das drogas, as famílias começam uma disputa pelo promissor mercado.
O PODEROSO CHEFÃO
Quando Corleone se recusa a facilitar a entrada dos narcóticos na cidade, não oferecendo ajuda política e policial, sua família começa a sofrer atentados para que mudem de posição. É nessa complicada época que Michael (Al Pacino), um herói de guerra nunca envolvido nos negócios da família, vê a necessidade de proteger o seu pai e tudo o que ele construiu ao longo dos anos.

Elenco

 Marlon Brando como Vito Corleone
Al Pacino como Michael Corleone
 James Caan como Sonny Corleone
Robert Duvall como Tom Hagen
 Diane Keaton como Kay Adams
John Cazale como Fredo Corleone
Talia Shire como Connie Corleone
Gianni Russo como Carlo Rizzi
Richard Castellano como Peter Clemenza
 Abe Vigoda como Salvatore Tessio
 Al Lettieri como Virgil "The Turk" Sollozzo
 Sterling Hayden como o capitão Mark McCluskey
O PODEROSO CHEFÃO
Lenny Montana como Luca Brasi
Richard Conte como Emilio Barzini
Al Martino como Johnny Fontane
John Marley como Jack Woltz
 Alex Rocco como Moe Greene
Morgana King como Carmela Corleone
Corrado Gaipa como Don Tommasino
 Franco Citti como Calò
Angelo Infanti como Fabrizio
 Johnny Martino como Paulie Gatto
Victor Rendina como Philip Tattaglia
Tony Giorgio como Bruno Tattaglia
 Simonetta Stefanelli como Apollonia Vitelli-Corleone
Richard Bright como Al Neri

FONTES: https://pt.wikipedia.org/wiki/The_Godfather
https://en.wikipedia.org/wiki/The_Godfather
                                                       The Godfather - Official Trailer

Comentários