CARINHOSO - Foi exibida pela Rede Globo entre julho de 1973 e janeiro de 1974

CARINHOSO
Carinhoso é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida entre 2 de julho de 1973 e 18 de janeiro de 1974, em 174 capítulos, substituindo Uma Rosa com Amor e sendo substituída por Supermanoela. Escrita por Lauro César Muniz, baseada em Sabrina, de Samuel A. Taylor, e dirigida por Daniel Filho e Walter Campos, sendo produzida em preto-e-branco. Foi a 12.ª "novela das sete" exibida pela emissora. Teve Regina Duarte, Cláudio Marzo, Marcos Paulo, Rosamaria Murtinho, Fúlvio Stefanini, Cláudio Cavalcanti, Lúcia Alves, Mauro Mendonça, Suzana Faini, Lícia Magna, Gilberto Martinho, Célia Biar, Jorge Cherques, Débora Duarte e Herval Rossano nos papéis principais.
CARINHOSO

Enredo

 Cecília, na tentativa de esquecer as desilusões e os aborrecimentos causados por Eduardo, decide ser aeromoça e vai morar em Nova York. Eduardo é um playboy, filho dos patrões do pai dela, Felipe, chofer da rica família Vasconcelos Lima. Três anos depois, Cecília volta ao Rio de Janeiro, decidida a reconquistar seu grande amor, apesar da oposição de todos – sobretudo, do irmão mais velho de Eduardo, Humberto, apaixonado por ela. Outro homem também cruza o caminho de Cecília. É Santiago Morales, um argentino rico que ela conheceu em Nova York e que vem ao Brasil para tentar conquistá-la.
CARINHOSO
Envolvida com Eduardo e Humberto, Cecília diz a Santiago que ama outro homem. Com o tempo, ela aproxima-se mais de Humberto, porque a neurótica Marisa, apaixonada por Eduardo, luta por ele com todas as armas. Cecília recebe uma carta misteriosa da irmã de Santiago e fica sabendo que ele tem uma doença incurável e pouco tempo de vida. Surpreendendo a todos, ela casa-se com o argentino. Porém trata-se de um plano arquitetado por Santiago para ter Cecília de volta. Em um casamento conturbado e infeliz, a verdade vem à tona.
CARINHOSO
Ao final, Eduardo está decidido a abrir mão de seu amor por Cecília. Numa discussão com Marisa, ele perde o controle do carro que dirigia, o que causa um acidente e a morte dos dois. Apesar de Humberto ter se revelado um homem fraco e de atitudes voltadas apenas para o trabalho, desperta segurança em Cecília e consegue finalmente conquistar o seu amor.

Elenco 

CARINHOSO
REGINA DUARTE – Cecília
CARINHOSO
CLÁUDIO MARZO – Humberto (Humberto Vasconcelos Lima Filho)
CARINHOSO
MARCOS PAULO – Eduardo
CARINHOSO
HERVAL ROSSANO – Santiago Morales
CARINHOSO
DÉBORA DUARTE – Marisa
CARINHOSO
ROSAMARIA MURTINHO – Ivone
CARINHOSO
FÚLVIO STEFANINI – Sérgio Garcia
CARINHOSO
CLÁUDIO CAVALCANTI – Paulo
CARINHOSO
LÚCIA ALVES – Leda Maria
CARINHOSO
GILBERTO MARTINHO – Felipe Barbosa
CARINHOSO
JORGE CHERQUES – Vasconcelos (Humberto Vasconcelos Lima)
CARINHOSO
CÉLIA BIAR – Hermínia
CARINHOSO
LÍCIA MAGNA – Esmeralda MARCO NANINI – Faísca ZENI PEREIRA – Donana REYNALDO GONZAGA – Julinho SUZANA FAINI – Renata GERMANO FILHO – Arquimedes MAURO MENDONÇA – Vicente IRMA ALVAREZ – Clara JUAN DANIEL – José Morales LAURA SUAREZ – Marieta ARTHUR COSTA FILHO – Ramon RIVA BLANCHE – Mariana e ADEMIR ROCHA – Dr. Gastão (psiquiatra que trata Marisa) ÁLVARO AGUIAR – Dr. Pinheiro (advogado de Santiago) ANTÔNIO ANDRADE – Franco (marchand que negocia os quadros de Sérgio, amigo de Renata) ANTÔNIO VICTOR – mordomo de Santiago AURICÉIA ARAÚJO – Dona Margarida (vizinha de Ivone) HELENA NED – Alice HÉLIO ARY – Dr. João Cláudio (advogado dos Vasconcelos Lima) IVO GIFFONI – amigo de Eduardo JOÃO VIEITAS – Guga JORGE CHAIA – Zeus LÍDIA VANI – Isaura (mãe de Marisa) MARGARETH BOURY – doublê de Regina Duarte nas cenas para esconder sua gravidez MARLENE COSTA – Serafina MIÉLE AMARO – empregada de Ivone ODILON WAGNER – marchand ROSITA TOMAZ LOPES TALITA MIRANDA – Sofia WALTER MATESKO – Noronha Dr. Ramirez Sousa (médico de Santiago) Rodolfo (pai de Marisa)

CARINHOSO

Curiosidades 

Carinhoso foi a primeira novela original de Lauro César Muniz na TV Globo. O autor estreou na emissora em 1972, quando substituiu Bráulio Pedroso na novela O Bofe5 . Pela quarta vez, Regina Duarte volta a contracenar com Cláudio Marzo, um de seus pares mais rotineiros na televisão. Os dois já haviam feito pares românticos em Véu de Noiva (1969), Irmãos Coragem (1970) e Minha Doce Namorada (1971) 9 . Escrita especialmente para Regina Duarte, a trama principal de Carinhoso foi baseada na peça de teatro Sabrina, de Samuel A. Taylor, que já havia sido adaptada para o cinema em 1954, dirigida por Billy Wilder e estrelada por Audrey Hepburn, William Holden e Humphrey Bogart. Sendo assim, quando a atriz anunciou sua gravidez (de Gabriela Duarte, hoje também atriz), a novela, que vinha fazendo sucesso, teve de ser encurtada já que não dava mais para esconder a barriga de Regina .
CARINHOSO
Por seu papel em Carinhoso, Regina Duarte ganhou o Troféu Imprensa de melhor atriz de 1974. Mas, durante a entrega do prêmio no Programa Silvio Santos - que, naquela época, era exibido na Globo - a atriz abdicou do troféu em reconhecimento ao trabalho da concorrente ao prêmio, Eva Wilma, pela atuação na novela Mulheres de Areia, da TV Tupi9 . Herval Rossano, em princípio, só participaria de nove capítulos de Carinhoso, mas seu personagem, Santiago Morales, ganhou a simpatia do público. O sucesso foi tanto que ele permaneceu até os últimos capítulos e tornou-se o grande vilão da novela. Pela primeira vez nas novelas, foram usadas câmeras portáteis, alugadas nos Estados Unidos, para realizar as cenas dirigidas por Daniel Filho em diversos pontos turísticos de Nova York. O novo equipamento, muito mais fácil de ser transportado, agilizou as gravações externas. A experiência levou a TV Globo a aposentar o equipamento antigo e adotar de vez as novas câmeras10 . Era uma prática comum da década de 70 se apresentar para o telespectador um texto narrado durante a exibição das cenas dos próximos capítulos das novelas. O texto de Carinhoso era: “Amor, um brinquedo perigoso. O destino brincando e jogando com gente. Uma mulher à espera de um homem… carinhoso.” .

Trilha Sonora 

 Nacional  
Capa: logotipo da novela
01. AMAR, SOFRER E SONHAR – Nuvens (tema de Cecília)
02. MENTIRA – Marcos Valle (tema de Paulo)
03. AS “MOÇA” – Osmar Milito e Trama (tema de Eduardo)
04. MANHÃ DE SOL – Piry e seu Conjunto
 05. PRISCILA – Fernando Leporace (tema de Ivone e Paulo) 06. POSSO VER O MUNDO PELA JANELA – Trama (tema de Ivone e Sérgio)
07. AMAR, SOFRER E SONHAR – Nuvens (tema de Cecília)
08. CARINHOSO – Márcio Montarroyos (tema de abertura)
 09. MANHATTAN – Márcio Montarroyos (tema de Cecília e Santiago)
10. DA COR DO PECADO – Márcio Montarroyos (tema de Leda Maria)
11. CHÃO DE ESTRELAS – Márcio Montarroyos (tema de Felipe)
12. MARIA – Márcio Montarroyos
13. MULHER – Márcio Montarroyos (tema de Ivone)
14. RANCHO FUNDO – Márcio Montarroyos (tema de Hermínia e Vasconcelos)
Internacional
 Capa: logotipo da novela
 01. MUSIC AND ME – Michael Jackson (tema de Cecília e Eduardo) 02. SKYLINE PIGEON – Elton John (tema de Eduardo e Marisa)
03. SOUL MAKOSSA – Manu Dibango
 04. FOR ONCE IN MY LIFE – Gladys Knight & The Pips (tema de Cecília e Humberto)
 05. TIE A YELLOW RIBBON – Glenn Simon
 06. WINDOW – Paul Bryan (tema de Ivone e Sérgio)
07. FREE FOR ALL – Free Sound Orchestra (tema de Cecília)
08. LA CRABE – Françoise Hardy (tema de Renata)
 09. HE – Family Child (tema de Eduardo)
10. MANHATTAN – Sally Baldwin (tema de Cecília e Santiago)
11. YOUR LOVE – Nathan Jones 12. FOR BETTER – Chrystian (tema de Ivone e Paulo)
13. LADY – Puzzle (tema de Marisa)
14. GERI – Jack & Jill (tema de Leda Maria e Paulo)
FONTES:http://teledramaturgia.com.br/carinhoso/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Carinhoso_(telenovela)

                                                Carinhoso - primeiro capítulo (1/3)

                                                  Carinhoso - primeiro capítulo (2/3)

                                                Carinhoso - primeiro capítulo (3/3)

                                                     Abertura da novela Carinhoso (1973)

Comentários