DALLAS

DALLAS
Dallas é uma longa série de televisão norte-americana (pt)/estadunidense (br) de horário nobre que foi exibida originalmente entre 2 de abril de 1978 a 3 de maio de 1991, pela estação televisiva norte-americana CBS. A série centra-se à volta de uma grande e rica família do Texas, os Ewing, donos da empresa privada de petróleo Ewing Oil (Petrolífera Ewing, BR) e do rancho de gado Southfork. Inicialmente, a série centra-se no casamento de Bobby Ewing e Pamela Barnes, cujas famílias se juraram inimigas. À medida que a série avança, o magnata de petróleo J.R. Ewing tornou-se a personagem principal, cujos esquemas e negócios obscuros se tornaram a marca registada do seriado. Quando a série termina em maio de 1991, J.R. era a única personagem a ter aparecido em todos os episódios.
DALLAS
A série era famosa pelos seus cliffhangers, incluindo o misterioso Who Shot J.R.? (Quem alvejou J.R.?). O episódio de 1980 "Who Done It", que dá finalmente resposta à dúvida de quem havia, afinal, atirado em J.R. mantém-se até aos dias de hoje como o segundo mais visto de sempre na televisão norte-americana. A série também comportou uma temporada-sonho, em que a totalidade da nona temporada se revelou no fim como sendo um sonho da personagem Pamela Barnes Ewing. Após 14 temporadas, o final da série ocorre em 1991 com a transmissão do episódio "Conundrum".
DALLAS
A série tinha um elenco com importância e tempo de antena relativamente bem repartidos. O ator Larry Hagman personifica o ambicioso e ardiloso magnata de petróleo J.R. Ewing, a atriz de teatro e televisão Barbara Bel Gueddes como a matriarca da família Ewing, Miss Ellie (D. Ellie, BR), e o ator de westerns, Jim Davis, como o patriarca Jock Ewing, no seu último trabalho antes da sua morte em 1981. A série venceu quatro Emmys, incluindo o Primetime Emmy Award de melhor atriz em série dramática para Barbara Bel Gueddes.
DALLAS
Com 357 episódios, Dallas mantém-se ainda hoje como uma das séries de horário nobre mais longas da história da TV norte-americana, apenas atrás de Bonanza (430 episódios), Law&Order (456 episódios) e Gunsmoke (635 episódios). Em 2007, Dallas foi incluído na lista das “100 melhores Séries de TV de SEMPRE” pela revista TIME.
DALLAS
Dallas gerou a série spin-off Knots Landing em 1979, que também durou catorze temporadas. Em 2010, o canal televisivo norte-americano TNT anunciou uma nova e atualizada continuação de Dallas. A renovação da série, continuando a história da família Ewing, estreou no TNT a 13 de junho de 2012.
DALLAS

Ideia inicial e trama

 Em 1978, os estúdios MGM lançaram o filme Comes a Horseman com James Caan, Jane Fonda e Jason Robards que fez a personagem Jacob Ewing. Um dos capatazes do rancho de Jacob Ewing era protagonizado por Jim Davis, que também faz o papel de Jock Ewing em Dallas, um papel que recebeu após o filme ter terminado. Parte do enredo de Comes a Horseman centra-se na tentativa de tomar ranchos de gado por grupos de interesse de petróleo e em como falham em fazê-lo.
DALLAS
Dallas esteou a 2 de abril de 1978 como uma mini-série composta por cinco partes na rede norte-americana de televisão CBS. Inicialmente, os produtores não tinham planos para continuação, no entanto, graças à popularidade da série, foi consequentemente transformada numa série regular e foi transmitido por treze temporadas completas, de 23 de setembro de 1978 a 3 de maio de 1991. Os primeiros cinco episódios, inicialmente considerados como uma mini-série, são agora referidos como primeira temporada – prefazendo um total de catorze temporadas.
DALLAS
A série é conhecida pela sua representação de riqueza, sexo, intrigas e lutas pelo poder. Ao longo da série, o seu mote principal é a longa rivalidade entre os Ewing e os Barnes que atingiu o topo quando a filha de Willard ‘Digger’ Barnes (protagonizado por David Wayne e depois por Keenan Wynn), Pamela (Victoria Principal) foge com um dos filhos dos Ewing, Bobby (Patrick Duffy) no primeiro episódio.
DALLAS
A história inicial remonta à década de 1930, quando o prospetor de petróleo John Ross “Jock” Ewing (Jim Davis) alegadamente enganou o seu único parceiro, Willard "Digger" Barnes, retirando-lhe as ações que este detinha na empresa Ewing Oil (Petrolífera Ewing, BR) e casou com o único amor de Digger, Eleanor “Miss Ellie” Southworth (Barbara Bel Geddes). A família de Ellie (D. Ellie, BR) eram rancheiros, contrariamente a Jock, com grande amor à terra e ao gado. A seguir ao casamento entre Ellie e Jock, o rancho dos Southworth, Southfork, tornou-se a residência dos Ewing, onde Jock e Miss Ellie criaram os seus três filhos: J.R. (Larry Hagman), Gary (David Ackroyd e depois Ted Shackelford) e Bobby. J.R., o filho mais velho dos Ewing, sem escrúpulos e com um casamento infeliz com uma antiga Miss Texas, Sue Ellen Shepard (Linda Gray), estava frequentemente em disputas com o seu irmão mais novo, Bobby, com os valores e integridade que faltava a J.R.
DALLAS
O filho do meio, Gary, era o favorito de Ellie pois revelava muitos traços dos Southworth; no entanto, Gary entrara em conflito com Jock e J.R. desde a infância e foi considerado como um elo mais fraco. Ainda novo, Gary casa-se com a empregada de mesa Valene Clements (Joan Van Ark), que gera o primeiro herdeiro da família, a pequena Lucy (Charlene Tilton). Anos antes do início da série, J.R. fez com que Gary e Valene saíssem do Rancho Southfork, deixando Lucy ao cuidado dos seus avós paternos. Durante os primeiros episódios da série, uma adolescente Lucy é vista a dormir com o capataz do rancho, Ray Krebbs (Steve Kanaly). Mais tarde, na temporada quatro, é revelado que Ray é meio-irmão dos Ewing, filho ilegítimo de Jock durante um relacionamento extra-conjugal que este teve durante o seu serviço na II Guerra Mundial.
DALLAS
Infeliz com o seu papel pequeno e unidimensional, Kanaly considerou sair da série. Para adicionar alguma profundidade à personagem de Ray, Hagman sugeriu aos escritores que criassem uma história onde Ray se torna meio-irmão de J.R., Gary e Bobby, relembrando a sua semelhança física com o ator Jim Davis. Os episódios onde Ray e a sobrinha Lucy se envolveram são, tal como Kanaly disse à atriz Dinah Shore quando foi ao seu programa de televisão, “esperançosamente esquecidos, espera”.
DALLAS
Anteriormente, Ray teve um breve caso com Pamela Barnes, a filha (ou melhor, a enteada, como é revelado na temporada três) de Digger Barnes. No entanto, Pamela sentia-se intensamente apaixonada por Bobby e o episódio-piloto inicia-se com os dois chegando a Southfork recém-casados, chocando a família inteira. J.R., que repugna a família Barnes, não fica feliz com o facto de Pamela viver em Southfork e tenta constantemente enfraquecer o seu casamento com Bobby. Entretanto, o irmão de Pamela, Cliff Barnes (Ken Kercheval), que herda o ódio de Digger pelos Ewing, partilha das objeções ao casamento e mantém a jornada do seu pai para obter vingança.
DALLAS
A maior parte das temporadas terminam com cliffhangers, com objetivo de prender a audiência, sendo o mais notável o final de terceira temporada “A House Divided”, que lançou o enredo “Who Shot J.R.?” (Quem Alvejou J.R.?) e foi classificado em 69º lugar na lista dos Top 100 Episódios de TV de SEMPRE, da revista TV Guide. Outros cliffhangers de final de temporada incluíram encontrar um corpo de uma mulher não identificada na pisicina de Southfork (temporada quatro); um flamejante incêndio no rancho (temporada seis); a morte de Bobby (temporada oito) e o seu subsequente retorno (temporada nove).
DALLAS

Elenco e personagens

 Para a mini-série inicial de cinco episódios – temporada um – seis atores foram considerados parte do elenco principal: Barbara Bel Geddes como a matriarca dos Ewing, Miss Ellie, cuja família foi a detentora original de Southfork;
DALLAS
Jim Davis, como seu marido Jock Ewing, fundador da Ewing Oil e chefe da família Ewing;
DALLAS
Patrick Duffy, como o seu filho mais novo, o galã Bobby Ewing;
DALLAS
Victoria Principal como Pamela Barnes Ewing, filha dos Barnes, a família rival, que Bobby traz para sua casa no episódio-piloto;
DALLAS
Larry Hagman como J.R. Ewing, o filho mais velho que se opõe fortemente à sua nova cunhada.
DALLAS
Charlene Tilton como Lucy Ewing, a sobrinha atrevida de Bobby e J.R., cujos pais foram corridos do rancho por J.R.
DALLAS
Não recebendo a consideração de elenco principal durante a mini-série, mas aparecendo na grande maioria dos episódios encontrava-se Linda Gray como a sofredora e alcoólica (PT)/alcoólatra (BR) mulher de J.R., Sue Ellen Ewing;
DALLAS
Steve Kanaly como o capataz Ray Krebbs, ex-namorado de Pamela que eventualmente é revelado como sendo filho ilegítimo de Jock, e
DALLAS
Ken Kercheval como irmão de Pamela, Cliff Barnes, arqui-inimigo de J.R.
DALLAS

Transmissão no Brasil e em Portugal 

 Brasil
 Dallas estreou no Brasil no início da década de 1980 pela Rede Globo, que exibiu inicialmente suas duas primeiras temporadas na faixa das 22h, como se fosse uma minissérie. Devido ao enorme sucesso a série ganhou espaço fixo na grade da emissora nas noites de domingo, logo depois dos Gols do Fantástico. Ao longo da década de 1980, a Rede Globo exibiu o seriado até 1988. Em 1989, a série migrou para a Rede Bandeirantes, onde foi exibida toda quinta-feira na faixa das 21h30, lá permaneceu até 1992. Ainda na década de 1990, foi ao ar pelo canal pago Teleuno (atual AXN). Em 25 de outubro de 2008 estreou na RedeTV!, desde o primeiro episódio. Atualmente a série tem lugar no canal pago TCM sendo transmitida de segunda a sexta às 07h e às 13h. A partir de 1 de maio de 2012 reprisado no Canal Viva do grupo Globosat. 

Portugal 
 A série foi exibida em Portugal pela RTP 1, pela primeira vez, entre 1979 e 1983. No entanto, entre maio de 2002 e 16 de setembro de 2004, o canal por cabo SIC Sempre Gold transmitiu a série na sua totalidade pela primeira vez em Portugal, legendado, no horário das 21h, de segunda a sexta. Aos domingos durante a tarde, o canal voltava a dar um compacto com os episódios dados naquela semana. Quando a série chegou ao fim, regressou ao início no mesmo horário até ao encerramento do canal em 2006.
FONTES: https://en.wikipedia.org/wiki/Dallas_(1978_TV_series)#Cast_and_characters
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dallas_(teless%C3%A9rie)

                             Dallas Opening and Closing Theme 1978 - 1991 (HD Surround)


Comentários