HONDA 125 ML - Em 1978, um ano após a estréia da linha CG 125, a Honda lança a versão de luxo, a 125 ml.

HONDA 125 ML
Em 1978, um ano após a estréia da linha CG 125, a Honda lança a versão de luxo, a CG 125 ML, com freio dianteiro a disco, conta-giros e acabamento mais luxuoso. Ficou em linha até 1988 quando foi substituída pela CBX 150 Aero. Era basicamente a mesma CG, lançada dois anos antes, mas com freio a disco dianteiro (de acionamento ainda mecânico) e acabamento mais luxuoso.
HONDA 125 ML
O motor permanecia o veterano OHV, de comando de válvulas no bloco, 11 cv de potência a 9.000 rpm e 0,94 m.kgf de torque a 7.500 rpm, assim como o quadro (do tipo diamante, com motor estrutural) e as suspensões. Um ano depois a linha crescia com a chegada de uma esportiva, ao menos na intenção: a Turuna. Uma reestilização completa de ambas vinha na linha 1983. Ganhavam formas retilíneas que abrangiam farol, lanterna traseira, luzes de direção, o tanque da ML (com 12 litros de capacidade, um a mais que o da Turuna, este mantido do modelo anterior) e o painel de instrumentos.
HONDA 125 ML
Na ML este trazia agora um marcador de combustível, considerado um requinte, já que nem mesmo a CB 400 o tivera em seus primeiros anos. A 125 ML passava a ter o mesmo câmbio de cinco marchas da Turuna, com relações mais longas e a disposição habitual dos engates, com a primeira engatada acionando-se o pedal para baixo e as demais para cima — na CG todas ficavam para baixo, exigindo adaptação do piloto.
HONDA 125 ML
Em 1985 a ML ganhava o motor OHC, providência que a afastou da CG 125 e ajudou a firmá-la no mercado. A Turuna, por sua vez, ganhava o mesmo tanque da ML, guidão mais alto e uma pequena carenagem de farol. Assim, as diferenças entre ML e Turuna tornaram-se apenas estéticas, como o pára-lama dianteiro cromado na primeira e plástico na segunda. O último ano para a Turuna foi 1986. A ML durou um pouco mais, até abril de 1988, quando era substituída pela CBX 150 Aero.
FONTES:http://motorium.com.br/specs.php?id=241
https://jornaldamoto.wordpress.com/2011/03/19/historia-das-hondas-ml-turuna-aero-twister/

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