FLASHDANCE

FLASHDANCE
Flashdance é um filme americano de 1983, do gênero romance musical, realizado por Adrian Lyne. O filme foi produzido por Jerry Bruckheimer e Don Simpson, e se tornou o terceiro filme mais assistido naquele ano  e também um dos mais conhecidos da década de 1980. O filme tornou-se uma referência para artistas como Jennifer Lopez e Geri Halliwell onde, nos clipes I'm glad e It's raining men, elas representam a protagonista da história em cenas recriadas para os vídeos. Uma jovem de garra e talento não mede esforços para realizar o sonho de se tornar uma bailarina. Para isso, durante o dia, ela trabalha como operária e à noite trabalha como dançarina numa boate. No decorrer do filme, ela se envolve com seu chefe, Nick, e prepara-se para se candidatar a uma escola de dança de prestígio.
FLASHDANCE
Uma jovem de garra e talento não mede esforços
 para realizar o sonho de se tornar uma bailarina. 

Elenco
 Jennifer Beals .... Alexandra Owens
 Michael Nouri .... Nick Hurley
 Lilia Skala .... Hanna Long
 Sunny Johnson .... Jeanie Szabo
Kyle T. Heffner .... Richie
 Lee Ving .... Johnny C.
Ron Karabatsos .... Jake Mawby
Belinda Bauer .... Katie Hurley Malcolm Danare .... Cecil
Philip Bruns .... Frank Szabo
Micole Mercurio .... Rosemary Szabo
 Lucy Lee Flippin .... secretária
 Don Brockett .... Pete
Cynthia Rhodes .... Tina Tech
FLASHDANCE
Jennifer Beals, Michael Nouri
Produção
 Inseguros do potencial do filme, executivos da Paramount Studios venderam 25% dos direitos à Don Simpson antes do lançamento  . Foram realizados testes por todo o país para o papel de Alex Owens. Entre as finalistas encontravam-se Jennifer Beals, Demi Moore e Leslie Wing . Após o lançamento do filme, foi revelado que algumas cenas foram filmadas pela dançarina Marine Jahan.

FLASHDANCE
Jennifer Beals, Flashdance (1983)
Curiosidade
O pôster do filme, com Jennifer Beals usando um suéter com a gola exageradamente esticada, tornou-se uma das marcas do fime. Tal efeito, entretanto, não foi obtido propositalmente. Beals havia deixado a roupa por tempo demais na lavadora, levando-a a encolher. Para que pudesse usá-la, teve que cortar um grande pedaço na gola .
FLASHDANCE
Direitos 
Flashdance é inspirado na vida de Maureen Marder, uma mulher que trabalhava de dia como operária e de noite como dançarina em Toronto, e que aspirava entrar numa prestigiosa escola de dança. Pouco antes da estréia do filme, Maureen assinou um contrato no qual autorizava a Paramount Pictures a retratar sua vida no filme  pela valor de 2.300 dólares. Após verificar o uso de coreografias do filme no vídeo da canção I'm Glad, de Jennifer Lopez, Maureen resolveu processar a Sony Corporation (realizadora do vídeo) e a Paramount Pictures, uma vez que o filme havia obtido cerca de 150 milhões de dólares, dos quais Maureen não teve parte.
FLASHDANCE
Maureen Marder, uma mulher que trabalhava de dia como operária
Em junho de 2006, a Corte de Apelação de San Francisco negou a apelação de Maureen, com os três juízes concordando que, quando da assinatura do contrato, não havia evidência de que o mesmo estava sendo feito através de fraude, ainda que os valores possam ser considerados muito inferiores ao valor arrecadado nas bilheterias.
FLASHDANCE
Repercussão
 Flashdance foi o primeiro sucesso de um grupo de pessoas que viria a figurar entre as mais bem-sucedidas da indústria nos anos seguintes. O filme foi a primeira colaboração entre Don Simpson e Jerry Bruckheimer, que posteriormente viriam a produzir juntos Top Gun e Beverly Hills Cop, enquanto o diretor Adrian Lyne viria a participar de filmes como Atração Fatal, Nove e Meia Semanas de Amor, Proposta Indecente e Lolita. Lynda Obst, roteirista responsável pelo desenvolvimento do primeiro esboço do filme, viria a produzir Adventures in Babysitting, The Fisher King e Sleepless in Seattle.
FLASHDANCE
Trilha sonora 
1º "Flashdance... What a Feeling" (Giorgio Moroder, Keith Forsey, Irene Cara) interpretado por Irene Cara 2º "He's a Dream" (Shandi Sinnamon, Ronald Magness) interpretado por Shandi Sinnamon 3º "Love Theme from "Flashdance" (Giorgio Moroder) interpretado por Helen St. John 4º Manhunt" (Doug Cotler, Richard Gilbert) interpretado por Karen Kamon 5º "Lady, Lady, Lady" (Giorgio Moroder, Keith Forsey) interpretado por Joe Esposito 6º "Imagination" (Michael Boddicker, Jerry Hey, Phil Ramone, Michael Sembello) interpretado por Laura Branigan 7º "Romeo" (Pete Bellotte, Sylvester Levay) interpretado por Donna Summer 8º "Seduce Me Tonight" (Giorgio Moroder, Keith Forsey) interpretado por Cycle V 9º "I'll Be Here Where the Heart Is" (Kim Carnes, Duane Hitchings, Craig Krampf) interpretado por Kim Carnes 10º "Maniac" (Michael Sembello, Dennis Matkosky) interpretado por Michael Sembello
FLASHDANCE
Recepção da crítica 
Flashdance tem recepção mista por parte da crítica especializada. Possui tomatometer de 30% em base de 37 críticas no Rotten Tomatoes. Por parte da audiência do site tem 63% de aprovação.

                                                                  Flashdance - Trailer



Comentários