ZEBRINHA DA LOTERIA ESPORTIVA

ZEBRINHA DA LOTERIA ESPORTIVA
Personagem criada pelo caricaturista e diretor de televisão
 Borjalo (pseudônimo de Mauro Borja Lopes)
Zebrinha ou "Zebrinha da Loteria Esportiva" ou "Zebrinha do Fantástico", é personagem criada pelo caricaturista e diretor de televisão Borjalo (pseudônimo de Mauro Borja Lopes - Pitangui, MG, 1925 - Rio de Janeiro, RJ, 2004), para informar os resultados da Loteria Esportiva na Rede Globo.
ZEBRINHA DA LOTERIA ESPORTIVA
Maralisi Gravando a voz da Zebrinha




Já caricaturista internacionalmente famoso, Borjalo começou seu trabalho em TV no início dos anos 60. Com a intenção de integrar a caricatura à televisão, passou a ilustrar os programas que dirigia com cartões-truca (caricaturas em papel-cartão com olhos e boca móveis, para dar a impressão de que "falavam". Atores e/ou locutores dublavam os bonecos). Borjalo apelidou aquelas caricaturas de Bonecos Falantes.
ZEBRINHA DA LOTERIA ESPORTIVA
Estreia no Fantástico em agosto de 1973.
Com o enorme sucesso da Loteria Esportiva no início dos anos 70, Borjalo identificou uma boa oportunidade de alavancar a audiência da programação da Rede Globo: criar uma personagem carismática para informar os resultados dos testes semanais. Na gíria da época, "zebra" era um resultado inesperado no futebol, numa alusão ao Jogo do Bicho (zebra é um animal que não existe naquele jogo, portanto, é um resultado impossível de acontecer).
ZEBRINHA DA LOTERIA ESPORTIVA
Em 1972, Borjalo criou uma zebra falante
 para o Jornal Nacional de domingo.

Em 1972, Borjalo criou uma zebra falante para o Jornal Nacional de domingo. A edição dominical do JN foi uma experiência de programação que durou pouco, e a Zebrinha foi "transferida" para o programa Fantástico, desde sua estreia em agosto de 1973. O sucesso da personagem foi tão grande, que a Caixa Econômica Federal ofereceu uma enorme quantia a Borjalo, para que ele autorizasse a transformação da Zebrinha em marca oficial da Loteria Esportiva. Borjalo recusou, alegando que, por ser ele funcionário da Rede Globo, criou a Zebrinha para a Rede Globo...
ZEBRINHA DA LOTERIA ESPORTIVA
 Maralisi Tartarini,
que emprestou sua voz à personagem até a retirada do ar. 
A primeira voz da Zebrinha foi a do ator Pedro Braga, que muito contribuiu com a personagem, ao criar o bordão "Olha eu aí! Zêêêbra!!!". Algum tempo depois da estréia, Braga foi substituído pela atriz Maralisi Tartarini, que emprestou sua voz à personagem até a retirada do ar. A Zebrinha permaneceu na tela da Globo até a Copa do Mundo de 1986. A Loteria Esportiva já não atraia tantos apostadores, e os recursos da computação gráfica deixava os cartões-truca para trás.
FONTE:https://pt.wikipedia.org/wiki/Zebrinha


                                                           Zebrinha do Fantástico (1979)

                                                                    Zebrinha Anos 80

Comentários