RAINHA DA SUCATA

RAINHA DA SUCATA
 Exibida pela Rede Globo no horário das 20 horas
entre 2 de abril e 27 de outubro de 1990 
Rainha da Sucata é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo no horário das 20 horas entre 2 de abril e 27 de outubro de 1990 em 179 capítulos, substituindo Tieta e sendo substituída por Meu Bem, Meu Mal. Foi a 42ª "novela das oito" exibida pela emissora. Escrita por Sílvio de Abreu, com colaboração de Alcides Nogueira e José Antônio de Souza. Contou com a direção de Fábio Sabag, Mário Márcio Bandarra e Jodele Larcher, com direção geral e núcleo de Jorge Fernando. Contou com as participações de Regina Duarte, Tony Ramos, Glória Menezes, Daniel Filho, Renata Sorrah, Raul Cortez, Aracy Balabanian e Paulo Gracindo.
RAINHA DA SUCATA
 Dona Armênia (Aracy Balabanian),  com os filhos
Gera (Marcello Novaes),
Gino (Jandir Ferrari) e Gerson (Gerson Brenner). 
Produção
Rainha da Sucata foi a primeira novela "das 8" escrita por Sílvio de Abreu, que até então havia assinado várias tramas apresentadas às 19 horas. Ele foi designado para escrever uma telenovela humorística para as 20 horas. Nesta época, havia uma determinação do Departamento de Teledramaturgia da Rede Globo em evitar a apresentação de enredos excessivamente dramáticos neste horário, que começou com a exibição de O Salvador da Pátria. Entretanto, esta proposta só prevaleceu no início da trama. Devido à rejeição do público à comédia excessiva (fator esse que era notado na audiência), a partir de junho de 1990, o autor Silvio de Abreu decidiu deixar a comédia em segundo plano e apostar mais no drama. Ainda em junho de 1990, a trama passou a mostrar capítulos mais longos. O objetivo era amenizar o impacto que a novela Pantanal causava nos programas posteriores. Essa ação também fazia com que Pantanal perdesse publicidade, pelo fato de começar cada vez mais tarde. Além disso, a seção "cenas do próximo capítulo" também foi extinta.
RAINHA DA SUCATA
A socialite falida Laurinha Figueroa (Glória Menezes),
  Edu Figueroa (Tony Ramos)
 e a emergente Maria do Carmo Pereira (Regina Duarte) 
O Plano Collor, que foi um plano econômico implementado pelo então presidente brasileiro, Fernando Collor de Mello, foi incorporado à história de Rainha da Sucata. A Globo foi acusada de saber das intenções de Collor e não ter alertado a população sobre o tal plano. Mas o que aconteceu na verdade foi que, por causa desse plano do governo, muitas cenas que já estavam prontas tiveram que ser reescritas, para se adaptarem à realidade. No meio da trama, Silvio de Abreu precisou se afastar dos trabalhos. Gilberto Braga o substituiu e escreveu 9 capítulos.
RAINHA DA SUCATA
Caio (Antônio Fagundes), um paleontólogo gago
 e a dançarina de cabaré, Adriana Ross (Cláudia Raia)
A vilã Laurinha teve seu desfecho 8 capítulos antes do fim da novela. No capítulo 171, exibido em 17 de outubro de 1990, ela comete suicídio, se jogando do prédio da Sucata. Porém o mistério da sua morte é um dos fios condutores da reta final da trama. Três finais diferentes foram escritos para a novela, para manter o segredo sobre o fim da personagem Maria do Carmo.
Jonas (Raul Cortez),
que depois se descobre ser o pai misterioso de Paula

Enredo
 Ambientada em São Paulo, a trama de Rainha da Sucata retrata o universo dos novos-ricos e da decadente elite paulistana contrapondo duas personagens femininas, a emergente Maria do Carmo Pereira (Regina Duarte) e a socialite falida Laurinha Figueroa (Glória Menezes). Maria do Carmo enriquece com os negócios do pai, o vendedor de ferro-velho Onofre (Lima Duarte), e se torna uma bem-sucedida empresária, mas mantém os hábitos de seu passado humilde. Ela mora com o pai e a mãe, Neiva (Nicette Bruno), no bairro de Santana, na zona norte de São Paulo.
RAINHA DA SUCATA
Maurício Mattar (Rafael Albuquerque Figueroa) e
 Patricia Pillar (Alaíde Ribeiro / Beatriz Vasconcelos) (Bia)
Apaixonada por Edu Figueroa (Tony Ramos) um boa-vida que a desprezara e humilhara na juventude, ela decide “comprá-lo”: propõe casar-se com ele para ajudar sua família, de origem tradicional, mas à beira da falência. Edu aceita a proposta, e a emergente, após o casamento, vai morar no casarão dos Figueroa, nos Jardins, sofisticado reduto da cidade. Na nova casa, Maria do Carmo passa a viver um pesadelo por causa de Laurinha. Casada com Betinho (Paulo Gracindo), pai de Edu, a socialite é obcecada pelo enteado e faz de tudo para conquistá-lo, e não vai deixar a "sucateira" Maria do Carmo em paz.
RAINHA DA SUCATA
Maria do Carmo Pereira (Regina Duarte) e
 Edu Figueroa (Tony Ramos) 
Além do mau casamento e da perseguição de Laurinha, a empresária começa a ver seus negócios darem errado por culpa do administrador Renato Maia (Daniel Filho), em quem ela confiava plenamente. Renato, na realidade, é um corrupto que aplica um golpe em Maria do Carmo. O executivo se casa com Mariana (Renata Sorrah), uma mulher frágil e rica, que sofre com as ameaças do marido, que só se casou com ela por interesse em sua fortuna. Mariana é irmã de Caio (Antônio Fagundes), um paleontólogo gago que se vê dividido entre a noiva, a fogosa Nicinha (Marisa Orth) e a dançarina de cabaré, Adriana Ross (Cláudia Raia), que por sua vez é filha da vilã Laurinha Figueroa. A trama também foi marcada pela Dona Armênia (Aracy Balabanian), armênia que mora no Brasil há anos com os filhos Gera (Marcello Novaes), Gino (Jandir Ferrari) e Gerson (Gerson Brenner), que trata como se fossem bebês. Gerson, por sinal é o braço direito de Maria do Carmo na empresa, com quem acaba se envolvendo no início da trama.
RAINHA DA SUCATA
Edu (Tony Ramos), Salom (Fernanda Montenegro)
e Betinho (Paulo Gracindo
Os três irmãos mais tarde vão acabar disputando o amor da jovem Ingrid (Andréa Beltrão), filha da requintada senhora Isabelle (Cleyde Yáconis). No meio da trama, Dona Armênia descobre negócios escusos entre seu falecido marido e o pai de Maria do Carmo e se torna dona do território onde a empresa de Maria do Carmo é erguida, um prédio no meio da Av. Paulista e resolve demolir o edifício. Sua frase "Vou botar essa prédio na chon!" marcou a trama e a personagem. Ao invés disso ela toma a empresa de Maria do Carmo que volta a catar sucatas na rua. Contudo, logo Maria do Carmo se recupera com a descoberta de que Caio e Mariana eram seus irmãos, eles passam suas ações da "Do Carmo Veículos" para ela, que volta a tempo de salvar a empresa de todo o caos e bagunça que dona Armênia aprontou com sua má administração.
RAINHA DA SUCATA
Caio (Antônio Fagundes) e a fogosa Nicinha (Marisa Orth)
Outras tramas também merecem destaque, como a da jornalista Paula (Claudia Ohana), que apaixonada pelo trabalho, acaba se envolvendo com Edu e passa a fazer matérias sobre a derrocada da família Albuquerque Figueroa. Ainda na trama tem Jonas (Raul Cortez), que depois se descobre ser o pai misterioso de Paula, um homem sério, simpático e que anota tudo que se passa na mansão dos Figueroa onde trabalha como mordomo e guarda grandes segredos sobre o seu passado e seu envolvimento misterioso com Isabelle...
RAINHA DA SUCATA
Escrita por Sílvio de Abreu,
 com colaboração de Alcides Nogueira
 e José Antônio de Souza
Elenco
  Ator Personagem
Aldine Müller - Ângela, Andréa Beltrão - Ingrid Albuquerque Figueroa de Bresson Antônio Fagundes Caio Szimanski Aracy Balabanian Dona Armênia Giovanni Cleyde Yáconis Isabelle Albuquerque Figueroa de Bresson Cláudia Ohana Paula Ramos Cláudia Raia Adriana Albuquerque Figueroa (Adriana Ross) Daniel Filho Renato Maia Dill Costa Wilmar de Souza Flávio Migliaccio Osvaldo Moreira (Seu Moreiras) Gerson Brenner Gerson Giovanni Gianfrancesco Guarnieri Credolfo / Irineu Saldanha Glória Menezes Laura Albuquerque Figueroa (Laurinha) Ivan Cândido Franklin Jandir Ferrari Gino Giovanni José Augusto Branco Ademar Lolita Rodrigues Helena Ribeiro (Lena) Marcello Novaes Geraldo Giovanni (Gera) Maria Helena Dias Samira Marisa Orth Eunice Moreiras (Nicinha) Maurício Mattar Rafael Albuquerque Figueroa Mônica Torres Guida Nicette Bruno Neiva Pereira Patricia Pillar Alaíde Ribeiro / Beatriz Vasconcelos (Bia) Paulo Gracindo Alberto Albuquerque Figueroa (Betinho) Paulo Reis Guga Raul Cortez Jonas Queiroz Scott Regina Duarte Maria do Carmo Pereira (Rainha da Sucata) Renata Sorrah Mariana Szimanski Tony Ramos Eduardo Albuquerque Figueroa (Edu)
RAINHA DA SUCATA
O vendedor de ferro-velho Onofre (Lima Duarte) e
  Neiva (Nicette Bruno)
Participações Especiais
Ator Personagem Jorge Dória Alberico Cassinelli Beatriz Lyra Carolina Pereira Mário Gomes Clóvis Carlos Kroeber Conde Giacomo di Lampedusa Jorge Cherques Cyro Laurenza Neuza Amaral Dalva Emiliano Queiroz Diretor do colégio Hilda Rebello Dona Jorgina Marília Pêra Ela mesma Rosita Thomaz Lopes Estela Serafim Gonzalez Gianlucca Muniz de Souza Marcus Alvisi Giuliano Laurenza Sílvia Bandeira Heloísa Neusa Borges Inês Laura Cardoso Iolanda Maia Castro Gonzaga Julien Sorel Ruth de Souza Juíza Elizabeth Ilka Soares Júlia Cassinelli André Di Mauro Manuel Muniz de Souza (Maneco) Nelson Freitas Marcelo Zeni Pereira Mãe Mercedes Lima Duarte Onofre Pereira Carlos Gregório Osmar Maia Humberto Martins Osvaldinho Jorge Fernando Rebello Fernanda Montenegro Salomé Szimanski Stênio Garcia Sérgio Milton Moraes Vicente
Música Nacional
Capa: Cláudia Raia 
N.º Título Música Personagem
 1. "Me Chama Que Eu Vou" Sidney Magal Laurinha e Abertura 2. "Foi Assim (Juventude e Ternura)" Wanderléa Maria do Carmo e Edu 3. "Coração Pirata" Roupa Nova Maria do Carmo 4. "Cigano" Djavan Renato 5. "Próxima Parada" Marina Lima Rafael e Alíde 6. "A Mais Bonita" Maria Bethânia Laurinha 7. "Na Captura (Instrumental)" Ary Sperling Tema de Locação 8. "Coisas da Vida" Milton Nascimento Edu 9. "Nua Ideia (Leila XI)" Gal Costa Caio 10. "Meninos e Meninas" Legião Urbana Paula 11. "Mais Você" Ritchie Adriana 12. "Lanterna dos Afogados" Os Paralamas do Sucesso Ingrid 13. "Naquela Estação" Adriana Calcanhotto Mariana 14. "Em Busca do Amor (Instrumental)" Ary Sperling Neiva
RAINHA DA SUCATA
Trilha sonora internacional 
Capa: Cláudia Ohana 
N.º Título Música Personagem Duração 1. "Into My Life" Colin Hay Bad Rafael 2. "All Around The World" Lisa Stansfield Adriana 3. "Rebel In Me" Jimmy Cliff Maria do Carmo e Edu 4. "Listen To Your Heart" Sonia Locação: São Paulo 5. "Como Back To Me" Janet Jackson Paula 6. "Forever" Kiss Ingrida 7. "Inside of You" Howard Thomas & Sarah Bishop Locação: Edifício da Sucata 8. "My Romance" Carly Simon Laurinha 9. "Send Me An Angel" Real Life Nicinha 10. "Vision of Love" Mariah Carey Edu 11. "It Had To Be You" Harry Connick Jr. Renato e Mariana 12. "Blue" Geoffrey Williams Alaíde 13. "Reve D'Amour" Nuages Isabelle 14. "Too Many Lonely Hearts" Petula Clark Tema Geral: Romântico
RAINHA DA SUCATA
Trilha sonora complementar: "Lambateria Sucata". 
Capa: Coxas de Dançarina de Lambada.
N.º Título Música Personagem Duração 1. "Preta" Beto Barbosa 2. "Conversa Bonita" Fafá de Belém 3. "Bom Suar" Moraes Moreira e Pepeu Gomes 4. "Maracangalha" Gerônimo 5. "Beijo na Boca" Magal 6. "Gira Gira Pião" Dido Oliveira 7. "Melô da Sucata" Grupo Sucata 8. "Ouro Puro" Elba Ramalho 9. "Paixão e Loucura" Jorge Altinho 10. "Sabor de Pecado" Angel 11. "Vem Lambadear Comigo" Banana Split 12. "Lourinha" José Orlando 13. "Marmelada (Bas Moin Laia)" Margareth Menezes 14. "Lambança" Grupo Sucata 15. "Me Chama Que Eu Vou" (Tema de Abertura da Novela) Magal
FONTE:https://pt.wikipedia.org/wiki/Rainha_da_Sucata
http://www.mundonovelas.com.br/

                                                       Abertura da novela 'Rainha da Sucata'

                                                        Rainha da Sucata Cap 17- Completo

                                                    Rainha da Sucata Cap.18 e 19 -Completos

Comentários