CLUBE DO BOLINHA

CLUBE DO BOLINHA
O Clube do Bolinha foi um programa de auditório brasileiro exibido aos sábados pela Rede Bandeirantes. Apresentado por Édson Cury, mais conhecido como Bolinha, o programa revelou muitos talentos da música brasileira, pois era uma vitrine para artistas consagrados ou em começo de carreira. Uma das características marcantes do programa era a irreverência do apresentador, que costumava conduzi-lo vestido com camisas bufantes super coloridas.
CLUBE DO BOLINHA

Ousadia

 Uma característica que merece ser evidenciada é que o programa Clube do Bolinha era composto também por quadros que abordavam temáticas modernas demais para a época. Era o caso de “Eles e Elas”, que abria espaço para travestis e transformistas se apresentarem. Hoje isso é mais comum, mas considerando o fato de que o programa já era exibido nos anos 70, podemos constatar uma boa dose de ousadia.
CLUBE DO BOLINHA

Boletes

Boletes eram as dançarinas que trabalhavam no palco do programa. As principais delas eram Zulu (Cleusa, a bolete que nunca sorria) e a belíssima Loraina, destaque na última abertura do programa.
CLUBE DO BOLINHA
Algumas antes de se tornarem boletes dançaram no programa do Chacrinha como Índia Amazonense, Sonia Rangel, Rita Cassino, Rose Cleópatra, Mara Prado, Sandra Veneno, Regina Polivalente, Leda Zeppelin, Kátia Pavão, Fátima Boa Viagem, Gracinha Copacabana, Gracinha Portelão, Chininha


CLUBE DO BOLINHA

Campeão de audiência 

Por conta de seu sucesso como animador na Rede Bandeirantes, Bolinha era considerado um concorrente de Chacrinha, e também por conta dos quadros com apresentação de calouros e por haverem dançarinas bonitas e sensuais, como as “chacretes”.
CLUBE DO BOLINHA
O Clube do Bolinha foi durante anos a principal atração das tardes de sábado da Bandeirantes até que, em 30 de abril de 1994, a emissora decidiu tirá-lo de sua grade. Transmissão original 16 de junho de 1973 - 30 de abril de 1994 FONTES:https://pt.wikipedia.org/wiki/Clube_do_Bolinha_(programa)
https://ano70.com.br/clube-do-bolinha/
http://faclubeband.com.br/memoria-band/memoriaband-o-lendario-clubedobolinha-abria-espaco-para-diversidade-na-televisao-brasileira/

                                                       Clube do Bolinha - abertura (1987)

                              Clube do Bolinha \ Competição de Calouros \ Eles & Elas

                                                           Bolinha - trechos - Band, 01/1988


Comentários