DONA BEIJA

DONA BEIJA
Foi exibida entre 31 de março a 11 de julho de 1986
Dona Beija foi uma telenovela brasileira baseada em fatos históricos exibida pela extinta Rede Manchete, no ano de 1986. Escrita por Wilson Aguiar Filho e dirigida por Herval Rossano, teve 89 capítulos e trilha sonora de Wagner Tiso. Foi baseada na história de Dona Beja. Conta com Maitê Proença, Gracindo Júnior, Bia Seidl, Maria Fernanda, Sérgio Britto, Mayara Magri e Arlete Salles nos papéis principais.
DONA BEIJA
Maitê Proença e Gracindo Júnior
 "Ana Jacianta de São José (Dona Beija) e Antônio Sampaio "

Sinopse
 A trajetória da corajosa Ana Jacinta de São José, a Dona Beja, na cidade mineira de Araxá, no século XVIII. Na telenovela da Rede Manchete foi adotado o nome de Dona Beija. Amando Antônio Sampaio, homem de família conservadora e tradicional, Beija é vítima do desejo de Mota, o ouvidor do Rei em visita a Araxá. Depois de presenciar a morte do seu avô, Beija é raptada e levada para a vila de Paracatu, onde o ouvidor mora em um belo casarão. Para vingar-se do seu algoz, quando ele está fora de casa, Beija serve aos homens que a desejam em troca de jóias e ouro. Chamado pelo imperador a instalar-se na Corte, Mota deixa Beija, que a essa altura já juntara uma grande fortuna. Ela parte de volta para Araxá para encontrar sua grande paixão, Antônio.
DONA BEIJA
Dona Beija ao lado de seu Segundo Amor,
 João Carneiro de Mendonça"
Mas Antônio já não esperava mais por Beija. Desiludido e não compreendendo mais as atitudes da sua amada, ele casa-se com a doce Aninha, moça frágil e delicada que sempre o amou. Com a recusa de Antônio, Beija promete não amar a nenhum outro homem e funda a Chácara do Jatobá, um bordel refinado onde ela se transforma num mito como cortesã, escandalizando todas as famílias conservadoras de Araxá. Seu intuito maior era ferir Antônio. A chácara prospera, Beija se torna poderosa, envolve-se com João Carneiro de Mendonça, mas não consegue se desligar de Antônio, o homem de sua vida. Até que uma tragédia acontece, Beija manda um escravo chamado Ramos matar Antônio, ela se arrepende de mandar matá-lo, mas o crime acontece. Ela vai a julgamento mas é absolvida devido a mudança no depoimento de Ramos. Desiludida, Beija deixa Araxá e recomeça uma vida honesta.
DONA BEIJA
Uma experiência em que Bia Seidi rompe
com os papéis de mulheres
arrogantes e ambiciosas.
Produção
 A novela foi baseada nas obras de Dona Beija, a feiticeira do Araxá, de Thomas Othon Leonardos e A vida em flor de Dona Bêja, de Agripa Vasconcelos. Bruna Lombardi chegou a ser cogitada para o papel principal, que acabou com Maitê Proença, se transformando num dos maiores sucessos da carreira da atriz. O presidente da empresa, Adolpho Bloch, resolveu investir pesado no ramo telenovela, investindo US$ 2 milhões na produção. Dona Beija era apenas a segunda novela produzida pela Manchete, sendo que a primeira foi o remake de Antônio Maria, em 1985, mas conseguiu estabelecer o primeiro sucesso da emissora no gênero.
DONA BEIJA
Mário Cardoso com Mayara Magri em Dona Beija
O sucesso de Dona Beija colocou a Rede Manchete, que tinha apenas 3 anos de existência, em 1985, em destaque no cenário televisivo internacional, num período tão curto de vida. A atriz Maitê Proença, que interpretou a personagem principal, estampou a capa da edição brasileira da revista Playboy, de fevereiro de 1987. Em 2012, o Portal Terra (edição peruana) a considerou uma das cinquenta melhores novelas de todos os tempos.
DONA BEIJA
Jayme Periard com Maria Izabel de Lizandra
na novela Dona Beija





Elenco
Ator Personagem
Maitê Proença Dona Beija (Ana Jacinta de São José) Gracindo Júnior Antônio Sampaio Bia Seidl Ana Felizardo Sampaio (Aninha) Sérgio Britto Padre Aranha Maria Fernanda Cecília Sampaio Abrahão Farc Coronel Paulo Sampaio Mayara Magri Maria Sampaio Arlete Salles Genoveva Felizardo Sérgio Mamberti Coronel Elias Felizardo Marilu Bueno Augusta Lafayette Galvão Costa Pinto Virgínia Campos Carminha Marcelo Picchi João Carneiro de Mendonça Maria Isabel de Lizandra Josefa
DONA BEIJA
Elenco Dona Beija
Jonas Mello José Carneiro de Mendonça Castro Gonzaga Coronel Francisco Botelho Monah Delacy Idalina Breno Bonin Joaquim Botelho Nina de Pádua Candinha da Serra Renato Borghi Fortunato Mário Cardoso Clariovaldo Fernando Eiras Gaudêncio Isaac Bardavid Delegado Nunes Jayme Periard Avelino Serra Julciléa Telles Severina Léa Garcia Flaviana João Signorelli Brigada Antônio Pitanga Moisés Edson Silva Honorato Haroldo de Oliveira José da Silva Ramos Ivan de Almeida Tião Ângela Rebello Maria Bernarda Dill Costa escrava Dora
DONA BEIJA
Dona Beija Anúncio da novela
Guilherme Corrêa Governador-geral Guimarães Jacqueline Laurence Madame Constance Patrícia Bueno Siá Boa Tarcísio Filho Dom Pedro I Arnaldo Weiss Coronel Lourenço Camilo Bevilacqua Clementino Borges Jorge Cherques Dom João VI Gisele Fróes Dolores Haroldo Botta Quarentinha Mariah da Penha Aparecida Sílvia Buarque Tereza Tomásia Josias Amon Josué Claudia Freire Rosely Ademilton José Padre José Maurício Sandra Simon Olívia Shulamith Yaari Dorothéia Ana Ramalho Lúcia Bia Sion Emerenciana Cleonir do Santos João Isidoro Angelito Mello Messias Elisa Fernandes Liliane Roberto Orozco Afonso Renato Neves Vespasiano Kadu Karneiro Felício Sidney Marques Escravo Gibi participação especial ator personagem Edwin Luisi Padre Melo Franco Ary Coslov Juca Xuxa Lopes Dona Carlota Joaquina Aldo César João Alves Miriam Pires Sinhana Ângela Leal Madre Joana de Deus ator especialmente convidado Carlos Alberto como Mota (ouvidor-mor Joaquim Inácio Silveira da Mota)
DONA BEIJA
Reprises Foi exibida entre 31 de março a 11 de julho de 1986, e reprisada em duas oportunidades: a primeira de 9 de maio a 20 de agosto de 1988, em 89 capítulos, e a segunda de 5 de outubro de 1992 a 11 de março de 1993, com 102 capítulos. Também foi reprisada pelo SBT entre 6 de abril e 4 de julho de 2009.
DONA BEIJA
Trilha sonora
 Capa: Maitê Proença
 Tema De Dona Beija - Wagner Tiso e Viva Voz ['Tema de Abertura'] Poente II - João de Aquino e Maurício Carrilho Luz e Sombra - Ivor Lancellotti Viola e Mel - 14 Bis A Promessa - Marisa Gata Mansa Facho de Luz - João de Aquino e Maurício Carrilho
FONTE:https://pt.wikipedia.org/wiki/Dona_Beija

                                 Abertura da novela Dona Beija [Manchete 1986 / SBT 2009]

                                                           Dona Beija Capitulo 4 Completo

                                                             Dona Beija Capitulo 58 Completo

Comentários