O SALVADOR DA PATRIA

O SALVADOR DA PATRIA
Sua média geral foi de 62 pontos de audiência,
 um grande sucesso
O Salvador da Pátria é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo no horário das 20 horas entre 9 de janeiro e 11 de agosto de 1989, em 186 capítulos, substituindo Vale Tudo e sendo substituída por Tieta. Foi a 40ª novela das oito exibida pela emissora. Escrita por Lauro César Muniz, com a colaboração de Alcides Nogueira e Ana Maria Moretzsohn, contou com a direção de Gonzaga Blota, José Carlos Pieri, Denise Saraceni e Paulo Ubiratan e a direção de núcleo de Paulo Ubiratan. Teve Lima Duarte como protagonista-título. Ainda contou com Maitê Proença, Betty Faria, José Wilker, Lúcia Veríssimo, Susana Vieira, Tássia Camargo, Thales Pan Chacon, Lucinha Lins, Mayara Magri, Flávio Migliaccio, Mário Lago, Cecil Thiré e Francisco Cuoco nos papéis principais da trama.
O SALVADOR DA PATRIA
 Sassá e Clotilde acabam vivendo um romance. 
Enredo
 O deputado federal Severo Toledo Blanco, o homem mais poderoso da região da fictícia Ouro Verde, escolhe o ingênuo boia-fria Sassá Mutema para se casar com sua amante, Marlene, tentando desviar as atenções de seu adultério. O fato chega a Juca Pirama, um radialista inescrupuloso que explora demagogicamente o episódio. Logo, um duplo homicídio vitima Marlene e Juca, e tem em Sassá o principal suspeito. O matuto chega a ser preso, mas, com o apoio da professora Clotilde, prova sua inocência. Descobre-se que o moralista e socialista Juca Pirama era, na realidade, um corrupto. Sassá ganha, então, popularidade e passa a ser alvo das atenções dos políticos locais, que querem manipulá-lo, transformando-o em prefeito da pequena e fictícia cidade de Tangará. Apoiado pelas pessoas influentes, Sassá chega ao poder, mas se rebela e conquista posição política independente. Em toda a sua trajetória, conta com a amizade de Clotilde, por quem se apaixona e com quem acaba vivendo um romance.
O SALVADOR DA PATRIA
 Betty Faria (Marina Campos) e José Wilker (joão campos)
Segue uma intriga policial e política envolvendo Gilda, a personalística mulher de Severo, que tudo faz para manter seu casamento; Marina Sintra, rica fazendeira, viúva e opositora política do deputado; e Bárbara Souza Telles, neta de outro homem influente da região, Hermínio Souza Telles, a qual tem um romance com Severo, e que, ao final, descobre-se que comanda uma organização ligada ao narcotráfico. Também há o aviador João Matos, que, envolvido pelo irmão, Juca Pirama, é injustamente acusado de tráfico de drogas e, para fugir da Polícia Federal, assume a identidade de Miro Ferraz. João/Miro acaba por viver um romance com Marina Sintra, enquanto luta para provar sua inocência e desbancar a quadrilha da qual foi vítima.
O SALVADOR DA PATRIA
Severo (Francisco Cuoco) e Gilda (Suzana Vieira)
Curiosidades
A trama de O Salvador da Pátria é baseada no Caso Especial O Crime do Zé Bigorna, também de Lauro César Muniz, exibido em 1974, na TV Globo, e transformado em filme em 1977, ambos estrelados por Lima Duarte. A direção do filme foi de Anselmo Duarte. O autor também se inspirou na conjuntura política brasileira da época, marcada pela primeira eleição direta para presidente da República depois de quase 30 anos.
O SALVADOR DA PATRIA
Lima Duarte como Sassá Mutema

O autor Alcides Nogueira fez sua estreia em uma novela do horário nobre da TV Globo atuando como colaborador de Lauro César Muniz nessa trama. Ele conta que, entre os vários percalços do trabalho, Lauro César precisou internar-se para tratar de pedras na vesícula, e o colaborador se viu obrigado a assumir a novela sozinho durante um curto período. Pediu ajuda a Carlos Lombardi e, depois, teve a colaboração de Ana Maria Moretzsohn.
O SALVADOR DA PATRIA
O personagem de Luis Gustavo, Juca Pirama
O nome do personagem de Luis Gustavo, Juca Pirama, foi sugerido pelo próprio ator. Inicialmente, seria Juca Santana. Ao ler o script da trama, Luis Gustavo perguntou a Lauro César Muniz se seu personagem poderia se chamar Juca Pirama. O ator lembrou-se da poesia de Gonçalves Dias I-Juca Pirama, de onde tirou o bordão que marcou seu personagem: “Meninos, eu vi!” Lauro César Muniz aceitou a ideia na hora. Marcos Paulo deixou a novela para atuar na minissérie A,E,I,O,Urca... (1990), e voltou apenas para gravar uma cena do último capítulo.
O SALVADOR DA PATRIA
Pelé em participação especial na trama.
A fonoaudióloga Gloria Beutenmuller, a dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó, o cantor Dominguinhos, a jogadora Hortência, o empresário José Victor Oliva e Pelé fizeram participações especiais na trama. A novela foi reapresentada entre abril e agosto de 1998, em Vale a Pena Ver de Novo. No exterior, O Salvador da Pátria recebeu o título de Sassá Mutema. O Salvador da Pátria marcou a estreia de Suzy Rêgo e Natália Lage na TV Globo.
O SALVADOR DA PATRIA
Trilha Sonora 
Nacional
 capa: José Wilker
  1. "Amarra o Teu Arado a Uma Estrela" Gilberto Gil 4:16 2. "Deus Te Proteja de Mim" Wando 2:46 3. "O Tempo Não Pára" Simone 3:23 4. "Direto no Olhar" Rosana 3:25 5. "Além da Razão" Beth Carvalho 3:34 6. "Ciranda do Sassá" Cláudio Nucci 2:26 7. "Febre Tropical" Lucinha Lins 2:59 8. "Doce Prazer" Walter Montezuma 2:40 9. "Jade" João Bosco 3:41 10. "Pra Dizer Adeus" Wander Taffo 3:08 11. "Lua e Flor" Oswaldo Montenegro 3:21 12. "De Corpo Inteiro" Jane Duboc 3:00 13. "Horizontes" A Cor do Som 3:34 14. "Delicious" Yahoo 2:34 15. "Bem que Se Quis" Marisa Monte 3:09 16. "Tá na Terra" João Caetano 3:05 Duração total: 51:01
O SALVADOR DA PATRIA
Internacional
capa: Maitê Proença
  1. "Hold Me in Your Arms" Rick Astley 4:33 2. "Two Hearts" Phil Collins 3:25 3. "One Moment in Time" Whitney Houston 4:45 4. "I'll Be There for You" Bon Jovi 5:42 5. "Girl, You Know It's True" Milli Vanilli 4:14 6. "Inside a Dream" Jane Wiedlin 3:33 7. "Closer Wish" Sarah & Leon Bishop 2:40 8. "Domino Dancing" Pet Shop Boys 7:41 9. "Baby I Love Your Way" Will to Power 4:08 10. "Lost in Your Eyes" Debbie Gibson 3:33 11. "Dear God" Midge Ure 4:57 12. "Nice n' Slow" George McCrae 3:18 13. "Just Like the Phoenix" Cathy Fischer 2:46 14. "I Believe in You" Stryper 3:18 Duração total: 58:33
FONTES:http://memoriaglobo.globo.com/programas/entretenimento/novelas/o-salvador-da-patria/curiosidades.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Salvador_da_P%C3%A1tria

                                       Abertura de O Salvador da Pátria (Alta Definição)

                                                                     O Salvador da Pátria 15

                                                               O Salvador da Pátria 26

Comentários