A-HA - O trio é lembrado até hoje por emplacar diversos sucessos mundo afora

A-HA
A-ha é uma banda norueguesa de new wave e pop rock, formada na cidade de Oslo, Noruega, em 1982. Seus integrantes são Morten Harket (vocalista), Magne Furuholmen (tecladista) e Påul Waaktaar (guitarrista). O grupo alcançou enorme sucesso mundial nos anos 80, se tornando imediatamente umas das bandas mais famosas daquela década.
A-HA
O grupo alcançou grande sucesso logo com o seu álbum de estreia: Hunting High and Low, lançado em 1985. O álbum alcançou a posição #1 na Noruega (país de origem da banda), #2 no Reino Unido e #15 nos Estados Unidos (na lista de álbuns mais vendidos da Billboard 200); rendendo, ainda, 3 hits de grande sucesso: Take on Me, Hunting High and Low e The Sun Always Shines on T.V..
A-HA
Por conta do enorme sucesso, o grupo recebeu uma indicação no Grammy Award na categoria de Melhor Revelação e ainda ganhou 8 prêmios da MTV norte-americana, durante a cerimônia do VMA de 1986. Em 1994, depois do lançamento fracassado do seu quinto álbum de estúdio Memorial Beach, a banda ficou 4 anos inativa, retornando em 1998.
A-HA
O trio é lembrado até hoje por emplacar diversos sucessos mundo afora: além dos já citados (Take on Me, Hunting High and Low e The Sun Always Shines on T.V.), também alcançaram enorme êxito as canções Cry Wolf, I've Been Losing You, Stay on These Roads, Touchy!, There's Never a Forever Thing, Crying in the Rain, Early Morning, dentre outros.
A-HA

Formação da banda 

 Amigos de infância, Paul Waaktaar e Magne Furuholmen começaram a tocar juntos numa banda de nome Black Sapphire, até que, no início dos anos 80 acabaram por conhecer Morten Harket (que também era de uma outra banda chamada Soldier Blues da qual era o vocalista). Os três decidiram, então, formar uma única banda e em 1982 deixaram a Noruega rumo à Londres a fim de fazer uma boa carreira no mundo da música.
A-HA
O nome "A-ha" foi "achado" por Magne Furuholmen em um caderno de notas de Paul. Estava escrito: "Aha!" (uma expressão muito utilizada que significa surpresa, espanto, descoberta, etc). Eles resolveram usar esta expressão para batizar a banda deles (inserindo um hífen entre o primeiro "A" e o "H" e retirando o ponto de exclamação: A-ha). A justificativa para adotar esse nome foi a de que os rapazes queriam um nome curto, de fácil memorização, e que lembrasse o som do idioma norueguês.
A-HA

"Take on Me" e "Hunting High and Low"

 Após várias regravações e dois lançamentos fracassados, "Take on Me" tornou-se um hit mundial em 1985. O primeiro lançamento da canção em 1984 vendeu somente 400 cópias, mas após ter sido retrabalhada com o produtor Alan Tarney um ano depois, a canção vendeu 1,5 milhões de cópias no mundo todo em apenas um mês.
A-HA
Eventualmente estima-se que o single "Take on Me" vendeu entre 6 e 7 milhões de cópias no mundo afora; chegou na Billboard Hot 100, chegou na Billboard Hot no terceiro lugar e segunda colocada na parada musical da Grã-Bretanha. . Em 1986, o videoclipe venceu em seis categorias no MTV Video Music Awards. Também em 1986, foi indicado para o American Music Awards como Melhor Vídeo do Ano. Outra música de destaque do álbum "Hunting High and Low" foi "The Sun Always Shines on T.V." . Nos Estados Unidos, a canção alcançou a 20ª posição na Billboard Hot 100. Além disso, o videoclipe feito para a canção venceu em duas categorias no MTV Video Music Awards de 1986.


A-HA
O sucesso do A-ha nos Estados Unidos culminou com a indicação da banda para o Grammy de 1986 na categoria Revelação, que acabou sendo vencido pela cantora Sade. O primeiro álbum Hunting High and Low, de 1985, contém "Take on Me" e "The Sun Always Shines on T.V.", e foi um sucesso de vendas mundial. Nos Estados Unidos, vendeu mais de 1,5 milhão de cópias e ganhou o Disco de Platina certificado pela RIAA. Até 2009, Hunting High and Low vendeu cerca de 10 milhões de cópias no mundo afora.
A-HA

Segunda fase (1986 - 1994) 

 O próximo álbum do A-ha foi Scoundrel days em 1986. Este álbum traz uma sonoridade mais sombria, diferente do anterior. Emplacam os hits "Cry Wolf", "I’ve Been Losing You", "Maybe Maybe" e "Manhattan Skyline" e, apesar de não ter sido single nem ter recebido um clipe, a faixa-título se tornou um dos maiores clássicos do A-ha e é muito lembrada até hoje. Mais turnês e grandes parcerias, como a trilha de 007 - Marcado para morte, em 1987. O tema do filme, a música "The Living Daylights" foi um sucesso, chegando ao #5 lugar na Inglaterra, segundo a Official Charts Company.
A-HA
Em 1988, vem Stay on These Roads, com o A-ha ambicionando novos ares para a banda. É o terceiro álbum seguido da banda a ficar em #2 na Inglaterra. Trabalho que emplacou nada mais do que 5 hits: a própria faixa-título, "The Blood That Moves the Body", "Touchy!", a balada "There’s Never a Forever Thing" (que se tornou mais conhecida no Brasil) e a pop "You Are The One".
A-HA
Stay on These Roads é o início para o anúncio do disco que o a-Ha considerou como novo caminho: "East of the sun West of the moon" em 1990. Esse álbum ficou longe da popularidade dos anteriores, marcando o começo da decadência da banda. Esse álbum traz uma sonoridade diferente dos anteriores, dando mais destaque ao piano. Nessa fase o A-ha coloca 198.000 pessoas no Maracanã em seu show no Rock in Rio II, em janeiro de 1991 - entrando para o Guinness Book. Em 2015, em uma enquete realizada pelo site G1, este show foi eleito "o momento mais marcante de 30 anos do Rock in Rio", superando inclusive o show do Queen. O álbum contém um cover de "Crying in the Rain", single de 1963 dos The Everly Brothers. No álbum " East of the Sun,West of the Moon " inclui 3 hits: "Crying in the Rain", "I Call Your Name", "Early Morning" e "Waiting for Her"(single lançado apenas no Japão).
A-HA
Em 1993, Memorial Beach chega influenciado pelas guitarras e não mais pela base do piano, que é considerado pelos fãs um trabalho totalmente destoante dos demais, recebendo muitas críticas e tendo pouca aceitação do público. Na necessidade de buscar outros ares de inspiração, e se afastar do assédio que nunca foi bem-vindo por Mags, Morten e Paul, o A-ha separou-se em 1994 e seus membros começaram a se focar em atividades solo, mas se reuniram no mesmo ano para tocar nas Olimpíadas de Inverno em Lillehammer, Noruega. Esta apresentação incluiu a canção que eles compuseram para as Paraolimpíadas de Inverno, "Shapes That Go Together".
A-HA

Segundo Retorno

 Após uma apresentação no Nobel Peace Prize Concert em 1998, a banda retornou ao estúdio e gravou seu sexto álbum, Minor Earth Major Sky , de 2000 , que foi outro sucesso número um na Noruega e resultou em uma nova turnê. Um sétimo álbum de estúdio, Lifelines , foi lançado em 2002, e um oitavo álbum, Analogue , em 2005, foi certificado como Silver no Reino Unido - seu álbum mais bem sucedido desde o East of the Sun de 1990 , West of the Moon .
A-HA
Seu nono álbum, Foot of the Mountain , foi lançado pela primeira vez em 19 de junho de 2009 e retornou a banda para o top 5 britânico pela primeira vez desde 1988, sendo certificado Silver lá e Platinum na Alemanha. O álbum atingiu o número 2 na Noruega (seu primeiro lançamento não chegou ao número um em seu território). Em 15 de outubro de 2009, a banda anunciou que se separaria depois de uma turnê mundial em 2010, a turnê Ending on a High Note . Milhares de fãs de pelo menos 40 países diferentes em seis continentes reuniram-se para ver o A-ha na última parte da turnê. Em 4 de dezembro de 2014, a A-ha anunciou oficialmente sua participação no Rock In Rio 2015, que comemorou 30 anos tanto para a banda quanto para o evento.
A-HA
Em 2015, foi anunciado que o A-ha se reuniria por dois anos. Seu décimo álbum de estúdio, Cast in Steel , foi lançado em 4 de setembro de 2015. Uma turnê, batizada com o nome do álbum, em apoio ao álbum aconteceu no outono de 2015 e de março a maio de 2016.

O saldo do sucesso 

 A banda lançou dez álbuns de estúdio, várias compilações e quatro álbuns ao vivo. Em menos de um ano, durante 2010, a banda ganhou cerca de 500 milhões de coroas norueguesas de ingressos para shows, merchandise e o lançamento de um álbum de maiores hits, tornando-os uma das 40-50 maiores bandas de bilheteria do mundo. A banda foi listada no livro Guinness World Records por ter a maior participação em shows de rock; Eles atraíram uma audiência de 198.000 pessoas no estádio do Maracanã durante o festival Rock in Rio . Outro recorde para a banda é para o cantor Morten Harket, que foi (e ainda é) listado no Guinness World Records.livro em 2001 para a mais longa nota ao vivo realizada; ele segurou uma nota em " Summer Moved On " por 20,2 segundos. Segundo a gravadora Rhino , eles venderam 55 milhões de discos.
FONTES:https://pt.wikipedia.org/wiki/A-ha
https://en.wikipedia.org/wiki/A-ha

                                                a-ha - Take On Me (Official Music Video)

                                                        a-ha - The Sun Always Shines On TV

                                                               a-ha - Crying In The Rain

                                                                 a-ha - I've Been Losing You

                          A-HA - THE LIVING DAYLIGHT (Bond theme 1987 official video HD)

                                                         a-ha - Stay On These Roads (Video)

                                                 a-ha - Summer Moved On (Official Video)

                                                          a-ha - Hunting High And Low

                                                                   a-ha - Manhattan Skyline

                                                                  a-ha - You Are The One

                    a-ha Cry Wolf (Live overdub) - Avis de recherche , Antenne 2 - 12-05-1987 

                                                                a-ha - Train Of Thought

                                                        a-ha - The Blood That Moves The Body

                                   a-ha - There's Never A Forever Thing (Official Music Video)

                                                                                   a-ha - Touchy!

                                                      a-ha - Move To Memphis (Official Video)

                                                                  a-ha - I Call Your Name

                                                                      A-ha Love is Reason

                                                                            a-ha - Early Morning

                                                           Aha Living A Boys Adventure Tale

                                                 A-Ha - Dark Is The Night For All (Video) 


Comentários