QUEM SABE,SABE

QUEM SABE,SABE
Um dos melhores programas de Entretenimento da TV dos anos 80 e diria, de todos os tempos, “Quem sabe, sabe” foi um game show produzido no início da década de 80 e exibido na TV Cultura. Um programa que unia a família inteira para ver os competidores responderem a perguntas de conhecimento geral, História, Geografia e outros assuntos. As maiores faculdades e escolas de São Paulo competiam umas com as outras com os seus competidores e a plateia era formada pelos alunos das respectivas instituições. Foi o grande responsável pelo surgimento de diversos game shows produzidos nos anos seguintes, porém, nenhum chegou ao sucesso do “Quem sabe, sabe”.
QUEM SABE,SABE
Produzido em 1982, teve como apresentador o famoso ator Walmor Chagas, o qual trouxe um certo glamour ao programa. Após algum tempo, o apresentador Randal Juliano substituiu o Walmor Chagas. Nesta época, a TV Cultura conseguia ser a líder de audiência no horário em que o programa era exibido. O programa decretou o seu fim em 1989, após anos de sucesso.
QUEM SABE,SABE
Em 2006, o programa voltou a ser exibido após muita insistência da emissora de TV e por alguns fãs do programa original e teve como apresentadores o Cunha Jr. e a Alessandra Zamari, com o mesmo formato inicial do programa, porém sem a audiência conquistada nos anos 80. Ficou no ar pouco mais de um ano. Recentemente o programa voltou a ser exibido na mesma TV Cultura, sob a apresentação de João Victor D’Alves e a Gabriela França, com a ideia de trazer a tecnologia no formato do programa, com os telespectadores interagindo com o programa através da Internet. O programa era exibido diariamente, porém, em menos de 6 meses o programa parou de ser exibido e sem maiores explicações por parte da emissora.
QUEM SABE,SABE
O Programa A ideia do programa era avançada para a época em que foi lançada. Baseado nos games shows americanos, em que os participantes respondiam a questões de diferentes modalidades, os diretores da TV Cultura resolveram fazer um programa num mesmo formato, totalmente inovador no Brasil, porém com a junção de alguns elementos como plateia. Os participantes teriam que responder a perguntas de diversas modalidades como Conhecimentos Gerais, História, Geografia, Física e outras questões. Geralmente 2 instituições (Faculdades ou escolas) competiam uma contra a outra através de seus alunos que respondiam a essas perguntas. A plateia era formada pelos alunos dessas instituições os quais também respondiam às questões.
QUEM SABE,SABE
Os vencedores ganhavam do programa alguns presentes como Fitas VHS, Jogos como WAR e MASTER, computadores e assinaturas de revistas. O programa impulsionou também a venda de jogos de conhecimentos gerais na época, como o famoso MASTER. Muitos programas que surgiram na TV após o “Quem sabe, sabe”, surgiram no rastro deste programa, mas nenhum deles conseguiu conquistar a audiência que este programa alcançou na TV brasileira, fato este que incomodou a muitas emissoras de TV na época. Um programa que aguçava o conhecimento dos participantes e também dos telespectadores. Infelizmente não se faz programas na atualidade como o “Quem sabe, sabe”. Quem sabe o programa volte a ser exibido na TV Cultura e possamos a contar novamente com um programa que faz com que o povo tenha a oportunidade de pensar e de conhecer a respeito de diversos assuntos.
Reynaldo Rivero<
 FONTE:http://www.autobahn.com.br/dummies/quem_sabe_sabe.html

                                                              Quem sabe sabe - 1987/88

                                    Walmor Chagas Quem Sabe Sabe - Cultura Retro 02/06/2011

Comentários