AQUI AGORA

Aqui Agora foi um telejornal brasileiro de apelo popular, exibido no SBT entre 1991 e 1997 (primeira versão) e em 2008 (segunda versão).
AQUI AGORA
 Ivo Morganti e Christina Rocha 
História
Estreou no dia 20 de maio de 1991, no fim de tarde de uma segunda-feira, baseado no programa quase homônimo exibido pela TV Tupi, o Aqui e Agora, no ano de 1979. O jornal de 1991 tinha como slogan "um jornal vibrante, uma arma do povo, que mostra na TV a vida como ela é!". Foi pioneiro no Brasil no uso do Gerador de Caracteres ao exibir manchetes bastante escandalosas sobrepostas às imagens, bem como do uso da câmera na mão em matérias jornalísticas, muitas das quais envolvendo sequestros, tiroteios e perseguições policiais mostradas ao vivo.
AQUI AGORA
Sérgio Ewerton e Liliane Ventura
já dividiram a bancada da apresentação
Seu grande foco era em reportagens policiais, especialmente sobre assassinatos e crimes escandalosos. Seguindo o formato ágil, dinâmico e cru do programa, não era raro os próprios repórteres serem feitos reféns por criminosos, testemunharem mortes in loco ou quase serem atingidos por balas perdidas. O Aqui Agora também exibia, em um tom mais jocoso, fofocas do meio artístico e um quadro de defesa do consumidor. Alcançou altos índices de audiência e chegou a ameaçar a Rede Globo no horário na Grande São Paulo.
AQUI AGORA
Feliz", que apresentava a previsão do tempo
 com bom humor e bordões como
 "piriri, pororó e tempos felizes!", 
Em 1993, passou a contar com Felisberto Duarte, o "Feliz", que apresentava a previsão do tempo com bom humor e bordões como "piriri, pororó e tempos felizes!", fazendo sucesso com crianças em meio ao jornalismo sério voltado para adultos. A ousadia do jornal era tanta que chegou a ter Maguila, o lutador de boxe, como comentarista de economia.
AQUI AGORA
"estando bom para ambas as partes,
Celso Russomanno, Aqui Agora". 
Celso Russomanno, político paulistano, elegeu-se deputado federal graças à popularidade alcançada como repórter de defesa do consumidor. Suas reportagens mostravam as queixas de consumidores mal atendidos, que eram colocados frente a frente com fornecedores de serviços e produtos. A conversa muitas vezes descambava para brigas físicas. Russomanno fazia papel de advogado em busca de acordo. Quando conseguia, encerrava sempre com a mesma frase: "estando bom para ambas as partes, Celso Russomanno, Aqui Agora". Na primeira versão teve vários apresentadores que se revezavam na leitura das notícias. Entre eles Ivo Morganti que foi o âncora do programa ao lado de Patrícia Godoy e depois de Christina Rocha (assim como Russomanno, também ingressado na política graças à popularidade do programa: foi eleito vereador na cidade de São Paulo), Patrícia Godoy, Sérgio Ewerton, Christina Rocha, Sônia Abrão, Jorge Helal, Luiz Lopes Corrêa (noticiava sobre os assuntos internacionais, tanto que fez o TJ Internacional), Sílvia Garcia (esposa de Sérgio Ewerton) e Liliane Ventura, Guilherme Contrucci como folguista.
AQUI AGORA
Gil Gomes,
A equipe de jornalistas contava com Gil Gomes, Wagner Montes, Jacinto Figueira Júnior, conhecido como "o Homem do Sapato Branco", e César Tralli, que hoje é apresentador do SPTV. O jornal criou também uma tendência que seria seguida pela maioria das emissoras: comprava material de cinegrafistas amadores e independentes, os amadores eram aqueles que haviam gravado imagens por puro acaso e os independentes que possuindo ou não DRT de cinegrafista trabalhavam regularmente vendendo imagens para a emissora. Os mais regulares foram Douglas Aguado, Tony Castro, Rogério Torres e Cacá.
AQUI AGORA
De 1991 a 1997,
 o Aqui Agora cobriu vários eventos. 
Eventos que marcaram o Jornal
             De 1991 a 1997, o Aqui Agora cobriu vários eventos. Os mais destacados foram: Olimpíadas de Barcelona em 1992. Massacre do Carandiru em 1992 Impeachment do presidente Fernando Collor de Mello em 1992. Assassinato de Daniella Perez em 1992 Imagens do suicídio da jovem Daniele Alves que se jogou do alto de um prédio em São Paulo, em 1993. A audiência do telejornal aumentou 33,5%, causando um processo a emissora. Acidente na Régis Bitencourt (BR-116) no feriado de Corpus Christi em 1993 entre um ônibus da Viação 9 de julho e um caminhão da transportadora Unidos que deixou 23 mortos (ente eles os dois motoristas) e mais de 20 pessoas feridas.
AQUI AGORA
 César Tralli, que hoje é apresentador do SPTV.
Eliminatórias da Copa do Mundo de 1994 em 1993. O acidente e a morte de Ayrton Senna em 1994. A Copa do Mundo de 1994. A tragédia do acidente e a morte do grupo Mamonas Assassinas em 1996. As Olimpíadas de Atlanta em 1996. Explosão no Osasco Plaza Shopping em 11 de junho de 1996.
AQUI AGORA

 Reencontro como parte da comemoração de 35 anos do SBT

Fim do programa e "ecos"
Com o passar do tempo, a audiência foi caindo e o Aqui Agora saiu do ar em 25 de abril de 1997, sendo substituído no horário pelo programa Disney Club. Apesar disso, o programa teve uma pequena volta em julho, desta vez apresentado por Ney Gonçalves Dias, até sair do ar definitivamente, em 6 de dezembro de 1997. Apesar de ter sido baseado no programa policial Cadeia, produzido pela Rede OM (e, posteriormente, Rede CNT) desde os anos 1980, o Aqui Agora deixou "ecos" espalhados por outras emissoras, como os programas Cidade Alerta, da Rede Record, Brasil Urgente, da Rede Bandeirantes, Repórter Cidadão, da RedeTV! e 190 Urgente da Rede CNT. Embora o programa nacional já tenha sido extinto, emissoras afiliadas do SBT fazem versões locais do Aqui Agora: TV Naipi (Foz do Iguaçu - PR) - Naipi Aqui Agora TV Tibagi (Apucarana - PR) - Aqui Agora (Com a venda das TVs do Grupo Paulo Pimentel e a formação da Rede Massa de Comunicação, esses programas foram extintos e deram lugar ao "Tribuna da Massa"). TV Difusora (São Luís - MA) - Maranhão Aqui Agora TV Descalvados (Cáceres - MT) - Aqui Agora
FONTE:https://pt.wikipedia.org/wiki/Aqui_Agora

                                                                 Aqui Agora - 22/08/1991


Comentários