CAMINHÕES SCANIA

CAMINHÕES SCANIA
Scania AB é uma empresa sueca fabricante de caminhões, ônibus, e motores diesel (marítimos e estacionários), sediada em Södertälje, Suécia. Com mais de 28.000 funcionários, a Scania possui operações na Europa, América Latina, Ásia, África e Oceania. Sua atuação estende-se por mais de 100 países no mundo. A empresa foi fundada em 1900 como Maskinfabriks AB Scania na cidade de Malmö no sul da Suécia. Scania é a forma latina para designar a província sueca de Skåne. Em 1911 a Scania se associou a outro fabricante do ramo automobilístico, a Vagnsfabriks Aktiebolaget i Södertälje (VABIS) de Södertälje para formar a AB Scania-Vabis. Em 1969 a Scania-Vabis se associou com a Saab, para formar o grupo Saab-Scania AB. Em 1995 a união foi desfeita e a Scania passou a se chamar apenas Scania AB.
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Scania no Brasil
 O Brasil foi escolhido pela Scania para iniciar suas atividades na América Latina em 1957. Em 1962 transferiu-se da capital paulista para São Bernardo do Campo. Construída oficialmente como Scania-Vabis do Brasil Motores Diesel, produziu seu primeiro caminhão em 1958. Foi o L 75 com motor importado e um terço das peças nacionais, era montado no bairro do Ipiranga, em São Paulo na cor cinza claro, depois passaram a ser pintados de azul. Em 1959, saiu das linhas de montagem o primeiro motor a diesel brasileiro para caminhões. A partir de 1963, com o L76, receberam a cor laranja, que marcou os caminhões da marca durante muito tempo.
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Modelos e anos de lançamento no Brasil 
 1951 a 1957 - Scania Vabis L 71 (cor cinza claro importado pela Vemag "625 unidades")
 1958 a 1960 - Scania Vabis L 71 (cor cinza claro montado pela Vemag "726 unidades")
1958 - Scania Vabis L 75 (cor cinza claro e depois azul já fabricados no Brasil)
1963 - Scania Vabis L 76 (cor laranja)
1966 - Scania Vabis 101
1972 - Série 0 - Scania Vabis L 110; LS 110 com motor 11 litros, conhecidos por "Jacaré"
1974 - Série 0 - Scania Vabis LK 140 V8 de 350 hp(cara chata)
1978 - Série 1 - Scania Saab 111; 111s; LK 141 de 375 hp
  1981 - Série 2 - Scania Saab - Cabines com bico tinham a nomenclatura T e para as avançadas (cara-chata) R (Isto para essa e demais séries - só apareciam no documento).
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4X2: 112M; 142M; 112H; 142H; 112HS; 142HS; 112HW; 142HW; 6x2: 112H; 142H; 112HS; 142HS; 112HW; 142HW; 6X4: 112E; 112ES; 142E; 142ES; 112EW; 142EW;
1988 - Série 3 importada - 113M; Modelo muito raro, muitos nem sabem que existiram desse modelo no Brasil, foi trazido para testes.
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1991 - Jubileum - Série especial, comemoração dos 100 anos de Scania no mundo, baseado no 112HW cabines R e T, motor de 360 cv, 4x2, vinham na cor preta com faixas cromadas e possuíam rodas 10 furos (disco), um diferencial nos modelos Scania da época e isso até 1994, quando a Scania começou a comercializar os modelos com rodas disco de série. Foi uma série limitada em 200 unidades.
1991 - Série 3 - 113H; 113E (motores de 320 e 360 cv); 143H; 143E (motores de 450 cv); em 1993 foi lançado o modelo P93H, com motorização de 250 cv e então a Scania deixava de atuar exclusivamente nos segmentos dos pesados e extrapesados e agora ingressava também no setor dos semipesados. As cabinas P ainda eram divididas em simples e leito (alongadas).
 1993 - Série 3 moderno - 113H; 113E; 143H; 143E (Top Line), além dos já comercializados, tinham agora os modelos com teto alto, esta data também foi marcado pelo fim das rodas raiadas.
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1998 - Série 4 - Cabina totalmente reestilizada, com muito mais plástico e fibra (apelidados pelos motoristas na época de "120 plástico"). Motores de 12 litros (360, 400 e 420 cv): Scania 124G; 124L; 124C Motores de 11 litros (320 e 360 cv) Motores de 9 litros (220, 260 e 300 cv): 94G; 94D; 94C Motores V8 de 16 litros (480 cv): 164G; 164L; 164C 2001 - Millenium - Série especial em comemoração do novo milênio baseado nos modelos 124 e com cabines T ou R que vinham na cor vinho escuro com o nome millenium na cor dourada na lateral e lançamento do opticruise câmbio semi-automatico.
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Também foi lançado no final deste mesmo ano a serie rei da estrada - Série especial baseado no R-164G 4x2 6x2 ou 6x4, este era o mais completo e potente do mercado brasileiro e era disponível apenas com cabine "R". 2002 - Horizontes - Série especial baseado nos modelos 124G 4x2 e com cabines T ou R. Vinham na cor laranja, para relembrar o velho 111.
2003 - Série 4 - Pequenas melhorias, agora com três marias no parasol e parachoque na cor do caminhão.
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2004 - Série Evolução - Os modelos passaram a ser nomeados com base em melhorias no basculamento da cabine R e melhorias na potencia do motor e no cardan que fica 3cm mais alto, tanques de alumínio como opcionais, e mudanças na nomenclatura juntando tipo de cabine com potencia. Cabine com bico: T360; T400; T420. Cabine avançada "cara-chata" alta: R360; R400; R420; R480 Cabine avançada "cara-chata" baixa: P230; P270; P310; P330; P340; P360; P400; P420 2006 - Fim de produção das cabines T e dos Scania 360 e 400 sendo substítuidos por 380 e 420
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2007 - A Scania comemora 50 anos de sua chegada oficial ao Brasil. Como parte das comemorações, é lançada a série especial Silver Line, limitada a 400 unidades.Série 5 (grade frontal e painel reestilizados) - a cabine anteriormente denominada R pasou a se chamar G e o termo R designa as cabines com acabamentos mais sofisticados e cofre do motor semi-flat e lançamento no Brasil da cabine R highline (teto alto) que já era produzida na Suécia desde 2004.
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Motores de 12 litros: Scania; R420; G420; P420; R440; G440; R470; G470 Motores de 11 litros: P340 e G380 Motores de 9 litros (5 cilindros): P230; P270; P310 Motores V8 de 16 litros: R500; 2010 - Pequenas melhorias na serie 5 com pequena reestilização na grade frontal e no painel e mudança no local de basculamento da cabine que passa da frente do catalizador para o lado direito do para-choque. 2010 - Lançamento do R580 V8 o motor mais potente do mercado nacional 2012 - Neste ano a Scania vem pronta para atender às normas de emissões de poluentes euro 5, lançamento dos Scania R620 e R560 v8 e melhorias no freio retarder e no câmbio Optcruise tendo as opções de automático para operações rodoviárias e semiautomático para operações mais severas Motores de 9 litros: (5 cilindros) 250; 270 (motor a Etanol) e 310 cv Motores de 13 litros: (6 cilindros) 360; 400; 440 e 480 cv Motores de 16 litros: (8 cilindros em V) 560 e 620 cv.

                       CAMINHÃO SCANIA L 11O COMERCIAL ANTIGO DA TEXACO


Comentários

  1. Ainda não sei a origem de alguns cavalo mecanico L65 e L66 todos 6x2 trucado original de fabrica , ano de fabricação 1962 a 1966 .Que existiam na fabrica da Ailiram hoje Nestle.Com cabine tipo casa de joão de barro, na cor verde ou laranja.Alguem pode me ajudar a resolver a duvida?Eram importados?

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