O PICA PAU

O PICA PAU
O Pica-Pau (no original em inglês Woody Woodpecker) é o nome de um personagem de desenho animado de mesmo nome, um pica-pau antropomórfico (animal com corpo e características humanas), que estrelou vários curta-metragens de animação produzidos pelo estúdio de Walter Lantz e distribuídos pela Universal Pictures. Embora não seja o primeiro dos personagens "malucos" que tornaram-se populares nos anos 1940, o Pica-Pau é considerado um dos personagens mais notáveis do gênero.
O PICA PAU
O Pica-Pau no Brasil 
O Pica-Pau foi o primeiro desenho animado a ser exibido na TV brasileira, na extinta TV Tupi, um dia após a sua inauguração, em 19 de setembro de 1950. Nessa época, os desenhos eram exibidos com a dublagem original (inglês) e legendado, pois a dublagem em português só surgiria em 1957. Nas histórias em quadrinhos publicadas em jornais, Pica-Pau era chamado de Berimbau e Údi-Údi.
O PICA PAU
A primeira emissora de televisão a transmitir os curta-metragens do Pica-Pau com dublagem em português foi a TV Record, na década de 1960. Depois de algum tempo, a série saiu do ar. Em 1981 , o SBT tomou posse do desenho até 2002, quando em 2003 a Rede Globo começou a transmitir o desenho com os episódios remasterizados, dentro do programa infantil TV Globinho, onde o desenho dissipou em 2004 e teve esporádicas exibições em 2005, até que a Rede Globo deixou de exibi-lo definitivamente.
O PICA PAU
Em 2006, a Rede Record exibiu um especial com episódios de O Novo Show do Pica-Pau respectivamente às 17h, no feriado do dia 15 de novembro de 2006. Então a partir desse dia, os novos episódios ganharam espaço na programação de segunda a sexta às 18h, na mesma forma de sequência de desenhos: Pica-Pau, Picolino e outros, e outro desenho do Pica-pau, durando até março de 2007, quando a Record começa a exibir os episódios da série clássica antiga do desenho às 13h, sendo o primeiros cartoons "Quem Cozinha Quem" e "Hora do Banho". Entre março e abril, foram apenas exibidos os episódios da década de 1940, quando foi reprisado novamente.
O PICA PAU
No dia 28 de abril de 2007, foram exibidos pela primeira vez os episódios antigos da Turma do Pica-Pau. A partir de 2009, a emissora começou a cortar os títulos dos episódios e, em 2010, parou de exibir os episódios de A Turma do Pica-Pau e O Novo Pica-Pau, deixando apenas episódios do pica pau antigo . Em janeiro de 2012, O Novo Pica-Pau volta a ser exibido nos domingos, das 9h às 11h, seguido por Pica-Pau antigo . Esta exibição continua atualmente no programa Record Kids. No dia 3 de dezembro de 2015, Flavio Ricco, colunista do portal UOL noticiou que a licença da Record com a Universal havia expirado, no dia seguinte, a emissora anunciou que havia renovado a licença para 2016.
O PICA PAU
Personagen Principais
 Pica-Pau (Woody Woodpecker) - Como o próprio nome diz, ele é um pica-pau. Conhecido por ser louco, gosta muito de infernizar a vida das pessoas (principalmente Meany Ranheta e Leôncio) , além de ser muito folgado e guloso. O Pica-Pau nasceu em uma casa na árvore localizada na Escócia e além disso, diz nos novos episódios que sua família é de origem escocesa. Não pode ser considerado nem um vilão, nem um herói, pois mesmo cometendo suas traquinagens, é o protagonista da série. Vive se metendo em confusões e vivendo aventuras com amigos e inimigos.
O PICA PAU
Paulina (Winnie Woodpecker) - Namorada do Pica-Pau. Nos episódios antigos, apareceu só em dois episódios, mas em O Novo Show do Pica-Pau apareceu em vários e com o nome de Winnie Pica-Pau. Costuma ser um dos motivos das brigas entre o Pica-Pau e o Zeca Urubu, que também é apaixonado por ela.
O PICA PAU
Toquinho e Lasquita (Knothead & Splinter) - Sobrinhos do Pica-Pau. Os dois são tão bagunceiros (ou mais) que o tio. Em "O Novo Show do Pica-Pau", foram dublados com os seus nomes originais, Knothead e Splinter.
O PICA PAU
Pé-de-Pano (Sugarfoot) - Cavalo sentimental do Pica-Pau, aparece majoritariamente em episódios ambientados no velho oeste. Pertencia ao bandido João Seboso, que vivia o mal tratando, e o abandonou. Antes de aparecer no desenho do Pica-Pau, ele se chamava "Ferradura" e era do desenho "'Pai e Mãe", onde trabalhava numa fazenda de um casal de caipiras. Um de seus bordões é "Eu odeio ele", quando um bandido dá-lhe geralmente um tapa.
O PICA PAU
Zeca Urubu (Buzz Buzzard) - Urubu malandro e vigarista, que está sempre dando golpes. É geralmente retratado como o principal rival do Pica-Pau, sempre competindo nos negócios, ou pela mão das donzelas. Nos episódios de 1999, foi dublado no Brasil com sotaque de malandro carioca. No "Novo Show do Pica-Pau", ele parece um abutre, e no episódio "Férias Forjadas", o Pica-Pau disse que ele é um abutre.
O PICA PAU
Zé Jacaré (Gabby Gator) - Jacaré guloso que está sempre querendo comer o Pica-Pau. Mora num pântano na floresta e vive se dando mal com suas tentativas frustradas de almoçar o pássaro. Um personagem frequente nos episódios antigos, só aparece em um episódio do Novo Pica-Pau. Em um episódio, ele é retratado como um praticante de bruxaria.
O PICA PAU
Leôncio (Wally Walrus) - Ele é uma morsa de nacionalidade sueca. Sempre é perturbado pelo Pica-Pau (lembrando Lula Molusco, personagem do desenho animado "Bob Esponja"). Nos primeiros episódios dublados no Brasil, foi dublado com o sotaque errado (em vez de sueco, falava castelhano), na dublagem nos novos episódios, isso foi corrigido. Mas essa mudança de sotaques não representa nenhum problema, pois na dublagem original dos Estados Unidos, ele nem sempre teve sotaque sueco. Nos episódios clássicos, Leôncio falava com sotaque sueco apenas em suas primeiras aparições, depois de algum tempo perdeu tal sotaque (em episódios como "A Cartola" e "Hora do Bebê" na dublagem em inglês, Leôncio não tinha mais o sotaque sueco). Nos episódios de 1999, seu sotaque voltou a ser usado novamente. Deve-se notar também que Leôncio, na década de 50, ficou mais magro e sem suas presas, perdendo todas as características de uma morsa, aparentando mais ser um ser humano. Apesar do nome em português remetê-lo a um leão-marinho, ele é visivelmente uma morsa.
O PICA PAU
Meany Ranheta (Mrs. Meany) - Uma mulher nariguda, interesseira, com cara de poucos amigos. Nos episódios mais antigos, Meany não tinha papel fixo, apesar de aparecer sempre com o mesmo nome, em diferentes situações, sempre vítima das maluquices do Pica-Pau. Em "O Novo Pica-Pau", é dona da pensão onde mora o Pica-Pau, e como o próprio nome já diz, é muito ranzinza. Está sempre arranjando briga, adora dinheiro e é muito ambiciosa.
O PICA PAU
Andy Panda (Andy Panda) - Era o principal personagem de Walter Lantz, mas, depois do grande sucesso do episódio "Pica-Pau Ataca Novamente", o pássaro ganhou seu lugar. Depois do primeiro episódio, ele aparece nos episódios: "Miniaturas Musicais", "O Fila-Boia" e "A Polka do Pica-Pau". Neste último episódio, aparecem vários casais de ursos, podendo um deles ser Andy.
O PICA PAU
Gato Clyde, Gilbert, Silver ou Precioso (Clyde Cat) - Um gato gorducho que tenta capturar o Pica-Pau para comer, apareceu em 4 episódios: "Luta do Gatoso", (onde é constantemente interrompido pelo Inpetor Willoughby), "Era uma vez no Parque" (quando ele aparece para impedir o Pica-Pau de destruir a árvore do coronel Flibusch), "O Gato a Jato", onde aparece entre alguns gatos que fracassaram de pegar o pássaro logo no início do episódio, e por último, aparece em "Gato da Cidade", com o nome de "Precioso".
O PICA PAU
Professor Grossenfibber (Prof. Grossenfibber) - Cientista louco que adora fazer experiências, e na maioria delas sempre usa o Pica-Pau de cobaia. Mora numa mansão, onde está localizado seu laboratório.
O PICA PAU
Professor Dingle Dong (Prof. Dingle Dong) - Outro cientista maluco. Também gosta de usar o Pica-Pau como cobaia. As pessoas que assistem aos desenhos o confundem muito com o professor Grossenfibber, pois eles são muito parecidos, mas existe uma diferença: enquanto Dingle Dong é muito mais alto, Grossenfibber é um nanico. Ele sempre troca o "a" pelo "o" e vice-versa (Ex: "um nave espacial", "uma Pica-Pau").
O PICA PAU
Dooley (Dapper Denver Dooley) - Em alguns desenhos, ele é um bandido do oeste, em outros é um caloteiro e vigarista. João Seboso (Dirty McNasty) - É um bandido do oeste que sempre briga com o Pica-Pau. Apareceu em Procura-se um Pica-Pau, O paladino do Oeste (apareceu com bigode) e O calejado da cela.
O PICA PAU
Pulguento, Alfinho ou Duffy (Duffy Dog/Alfie) - É o cachorro do Pica-Pau em alguns episódios. Quando alguém implica com o Pica-Pau, ele pune o responsável por ter provocado o Pica-Pau com mordidas no traseiro com sua enorme mandíbula.
O PICA PAU
Raposinha (Fink Fox)- É uma raposa amiga do Pica-Pau. Aparece pela primeira vez em dois episódios dos anos 1940 como um amigo fiel. Ele volta a aparecer em dois episódios: "Esperto Contra Sabido", e "Um Amigo Leal", como um amigo traidor que tentava passar a perna no Pica-Pau.
O PICA PAU
Lobo (Wolfie Wolf) - É um lobo que quer comer o Pica-Pau ou os seus sobrinhos. Aparece em Quem Cozinha Quem?, Amigos Penosos, Os Três Pica-Paus, Qualé a Sua, Chapéu? e Chapeuzinho Diferente, onde a avó do Pica-Pau é apaixonada por ele e sonha em se casar com o Lobo.
O PICA PAU
Inspetor Willoughby (Inspector Willoughby) - Um inspetor que sempre quer e consegue prender os bandidos. Já participou em alguns episódios do Pica-Pau. Passou 15 anos com desenhos.
O PICA PAU
Chilly Willy ou Picolino (Chilly Willy) - Pinguim friorento, que sempre está tentando se aquecer, e atrapalhando a vida do cachorro Smedley. Não tem ligação com as histórias do Pica-Pau, embora este tenha aparecido em 2 episódios, e costuma protagonizar seus próprios episódios.
O PICA PAU
Smedley ou Elpídio (Smedly) - Cachorro perturbado por Picolino. Smedley também apareceu nos desenhos do Pica-Pau, em dois episódios chamados: "Vivendo num Buraco" (como o Guarda-Linhas da "Indústria Vital") e "O Cuidador Descuidado" (como o tratador do parque), onde em ambos é perturbado pelo Pica-Pau. Smedley, nos últimos episódios, passou a ser chamado de Elpídio. A sua voz estava mais grossa, mas sempre com o seu bom humor. Seu visual não mudou nada, pois está sempre com a sua manta verde e com um gorrinho branco.
O PICA PAU
Sr. Panda (Mr. Panda) - O pai de Andy Panda.
 FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pica-pau_(desenho)


                                                        Pica Pau - O Xerife (dublado-PT-BR)

                                                                             Pica pau VOL 01

                                                          Pica Pau - O Barbeiro de Sevilha

                                             Pica Pau - Concerto na Marra (AlexbizzuRMZ)

                                             Pica Pau - O Espião Espiado (AlexbizzuRMZ)

Pica Pau em Português | 1 hora de episódios | Desenhos Antigos de Pica Pau | Desenhos Animados

Comentários