O nome Versailles foi utilizado por dois veículos produzidos pela Ford. A primeira vez foi na França, entre 1954 e 1957. Posteriormente, entre 1991 e 1996 a Ford Brasileira fabricou um automóvel com o mesmo nome, tendo por base o modelo Santana da Volkswagen, através da joint venture Autolatina. Hoje equivale ao Fusion ou Mondeo.
Em 1991, quando o Del Rey e a Belina já se mostravam obsoletos e sentiam a forte pressão da concorrência, com o renovado Monza e a chegada do moderno Fiat Tempra, a Ford viu que precisava de um produto mais moderno e competitivo, sendo assim ela viu nos novos VW Santana/ Quantum, que acabavam de ser lançados no mercado a solução de seus problemas.
Sendo assim, em 1991, já como modelo 1992, a Ford lançou no mercado o Ford Versailles/Royale, nas versões GL e Ghia, com as motorizações AP 1800 e AP 2000 a álcool e a gasolina para os GL e AP 2000 álcool e gasolina e AP2.0i gasolina para o Ghia.
Os carros eram quase irmãos gêmeos do VW Santana/ Quantum, as únicas diferenças externas significativas eram as colunas "C" em preto fosco, as lanternas e tampa traseira diferenciadas e os faróis e grade dianteira, internamente o carro possuía um acabamento mais conservador e estofamento com espuma de menor densidade, característica dos carros Ford, o painel também tinha desenho exclusivo, embora o quadro de instrumentos fosse muito parecido com o do VW Santana.
Na perua Royale a principal diferença era a inexistência das 5 portas nos primeiros anos de sua produção, limitando-se somente a versão com 3 portas. A versão Ghia primava pelos luxos e equipamentos de segurança, como teto solar elétrico a partir de 1994, câmbio automático e ABS (ainda longe de fazerem parte dos carros nacionais). Em 1996 já perto de serem descontinuados com o fim da Autolatina, receberam algumas modificações externas, como apliques menores nas lanternas traseiras, aerofólio, no caso do Versailles e grade oval na frente, sendo essas as únicas alterações estéticas que a dupla Versailles/ Royale sofreu enquanto esteve no mercado, sendo substituído no ano seguinte pelo Ford Mondeo .
Um detalhe importante era que Ford Versailles e Royale não eram fabricados na fábrica da Ford, mas sim na fábrica da VW, na mesma linha de montagem de Santana e Quantum. Como os carros possuíam a mesma plataforma e a mesma mecânica era muito mais barato produzi-los na mesma linha de montagem, assim como acontecia com o Ford Verona e os VW Apollo, Logus e Pointer, que eram todos produzidos na fábrica da Ford, na linha de montagem do Escort.
No Brasil
O Ford Versailles foi produzido nas versões sedan com 2 portas e 4 portas e (perua) Royale, primeiramente com 3 portas para não invadir o mercado da Quantum, o que foi uma estratégia para agradar os fiéis fãs da antiga Belina. Mas a versão não fez muito sucesso por se tratar de um carro familiar. Por esse motivo, mais tarde a versão 5 portas entrou no mercado, aposentando a versão de 3 portas definitivamente.Em 1991, quando o Del Rey e a Belina já se mostravam obsoletos e sentiam a forte pressão da concorrência, com o renovado Monza e a chegada do moderno Fiat Tempra, a Ford viu que precisava de um produto mais moderno e competitivo, sendo assim ela viu nos novos VW Santana/ Quantum, que acabavam de ser lançados no mercado a solução de seus problemas.
Sendo assim, em 1991, já como modelo 1992, a Ford lançou no mercado o Ford Versailles/Royale, nas versões GL e Ghia, com as motorizações AP 1800 e AP 2000 a álcool e a gasolina para os GL e AP 2000 álcool e gasolina e AP2.0i gasolina para o Ghia.
Na perua Royale a principal diferença era a inexistência das 5 portas nos primeiros anos de sua produção, limitando-se somente a versão com 3 portas. A versão Ghia primava pelos luxos e equipamentos de segurança, como teto solar elétrico a partir de 1994, câmbio automático e ABS (ainda longe de fazerem parte dos carros nacionais). Em 1996 já perto de serem descontinuados com o fim da Autolatina, receberam algumas modificações externas, como apliques menores nas lanternas traseiras, aerofólio, no caso do Versailles e grade oval na frente, sendo essas as únicas alterações estéticas que a dupla Versailles/ Royale sofreu enquanto esteve no mercado, sendo substituído no ano seguinte pelo Ford Mondeo .
Um detalhe importante era que Ford Versailles e Royale não eram fabricados na fábrica da Ford, mas sim na fábrica da VW, na mesma linha de montagem de Santana e Quantum. Como os carros possuíam a mesma plataforma e a mesma mecânica era muito mais barato produzi-los na mesma linha de montagem, assim como acontecia com o Ford Verona e os VW Apollo, Logus e Pointer, que eram todos produzidos na fábrica da Ford, na linha de montagem do Escort.
Comercial FORD Versailles Noite - 1994 - HD
Ford Versailles e Royale Comercial Propaganda 1993
Ford Versailles | Comercial de 1991
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