SUJISMUNDO

Sujismundo foi um personagem de animação brasileiro, criado por Ruy Perotti e utilizado em filmes de publicidade para televisão, muito popular na década de 1970.
SUJISMUNDO
O personagem
O boneco, criado por Ruy Perotti, conquistou a simpatia dos brasileiros, apesar de seus graves erros de conduta. Seu nome acabou virando sinônimo de porcalhão. Ele era o protagonista da campanha “Povo desenvolvido é povo limpo”, patrocinada pelo governo federal com o objetivo de melhorar os hábitos de higiene e limpeza dos brasileiros.
SUJISMUNDO
Sujismundo surgiu em 1972, quando o governo militar incentivava e patrocinava campanhas educativas, nos moldes de “Brasil, ame-o ou deixe-o”, “Este é um país que vai pra frente” e “Ninguém segura este país”. O personagem fazia parte justamente deste conceito. Nos comerciais, em animação, ele mostrava seus maus hábitos (como jogar lixo no chão ou espalhar objetos pelo escritório) e acabava punido.
SUJISMUNDO
A campanha 
O personagem foi ao ar em setembro de 1972, numa série de quatro filmetes, que variavam entre 60 e 90 segundos de duração, e eram exibidos na TV e no cinema. Também foram produzidos cartazes e jingles. A campanha foi retirada do ar em novembro do mesmo ano. Em 1973, Sujismundo voltou, na companhia de Sujismundinho, uma criança que abandonava os maus hábitos dos adultos mais rapidamente. Sujismundo é ainda hoje, um dos maiores casos de recall da propaganda brasileira. Produzido pela Lynxfilm e exibido em comerciais animados de 60 segundos, entre 1971 e 1972, para a Campanha da Limpeza promovida pelo governo federal, através da AERP, tornou-se tão popular que acabou gerando polêmicas sobre a sua eficiência: sendo irresistivelmente simpático, não estaria ele incentivando a sujeira ao invés de combatê-la em favor da limpeza? O personagem ganhou tanto a simpatia das pessoas que muitos bebês nascidos naquela época foram batizados de Sujismundo em homenagem ao personagem.
SUJISMUNDO
Polêmica
Esta dúvida, foi esclarecida posteriormente, com pesquisas levadas a efeito em diversas escolas e empresas. Constatou-se que todos simpatizavam com o Sujismundo mas ninguém queria ser como ele. Funcionando como uma “carapuça”, virou tema de gozação entre as pessoas que procuravam identificar, entre os colegas, conhecidos, familiares e até de autoridades os verdadeiros “sujismundos”, que longe de serem porcalhões intencionais, eram apenas cidadãos comuns, descuidados com a limpeza do ambiente por maus-hábitos adquiridos. Enfim, pessoas que sujavam as ruas por uma questão de educação e falta de informação. Não podemos esquecer ainda, dos processos que as várias pessoas de nome Sigismundo no Brasil puniam o Ministério da Saúde por danos morais, já que todos ficavam tirando sarro daqueles que tinham o nome parecido. O mesmo aconteceu com a campanha do Braúlio pelo uso da camisinha, que não resistiu no ar nem mais de um mês. Atuando como um símbolo contra o acúmulo do lixo, de maneira irresponsável e inconsciente, o personagem Sujismundo (com J e não G), cumpriu plenamente sua missão, sendo até hoje lembrado com saudades pela geração do seu tempo. Mesmo que em 1978 o personagem fosse deixado de lado, até hoje é amado pelos brasileiros "porcalhões".

                                                  Sujismundo: cuidado com a água suja

                                      1977 - SUGISMUNDO - CAMPANHA DE HIGIENE

                                                                       Sujismundo - 1971

                                                  Campanha do Sujismundo - Anos 70

Sujismundo - Campanha: Povo desenvolvido é povo limpo

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