![]() |
Tina Turner é uma das maiores cantoras de todos os tempos, |
Anna Mae Bullock cresceu em Nutbush, Tennessee, filha de um diácono da igreja e uma mãe parte-
nativa americana.
Quando tinha três anos, seus pais se afastaram para encontrar um trabalho melhor; Os avós praticamente criaram Turner e sua irmã mais velha. Eventualmente, seus pais se divorciaram e sua mãe se instalou em St. Louis, onde Turner se mudou durante o ensino médio. Foi lá que conheceu Ike Turner no Club Manhattan.
![]() |
Tina com os os Rolling Stones em 1981 |
Ela gravou dois álbuns mal sucedidos do final dos anos setenta que eram pesados em capas de todos os gêneros (de "The Bitch Is Back" e o "Sometimes When We Touch"). Antes disso, ela colocou "Whole Lotta Love" da Led Zeppelin no gráfico R & B, no número 61, em 1975. O retorno de Turner começou com seriedade em 1981, quando os Rolling Stones ofereceram-lhe a abertura em seus EUA Tour.
Em 1983, ela teve um sucesso no Reino Unido com o bom "Let's Stay Together" da Al Green (número seis do Reino Unido). A descoberta dos EUA veio com Private Dancer (Número 3, 1984), um esmagamento internacional de 11 milhões de vendas que incluiu "Let's Stay Together" (Number 26 pop, Number Three R & B, 1984), "What's Love Got to Do With It" (Número One pop, Number Two R & B, 1984), "Better Be Good to Me" (Number Five pop, Number Six R & B, 1984) e "Private Dancer" (Number Seven pop, Number Three R & B, 1985).
![]() |
Tina e Mel Gibson em Mad Max Beyond Thunderdome (1985) |
As próximas duas músicas não originais foram do filme de Mel Gibson, Mad Max Beyond Thunderdome (1985), em que Turner custou como Entidade Titia: "We Don't Need Another Hero (Thunderdome)" (Number Two pop, Number Three R & B, 1985) E "One of the Living" (Número 15 pop, Número 41 R & B, 1985).
Turner varreu os Grammys em 1984, com "What's Love Got to Do With It", ganhando o melhor desempenho vocal do pop feminino e "Better Be Good to Me", tendo Best Rock Vocal Performance. "What's Love" também foi reconhecido como Canção do Ano e Record of the Year. No ano seguinte, "One of the Living" ganhou o Best Female Rock Performance.
![]() |
Bryan Adams e Tina Turner em 1985 |
![]() |
Ela duetou com Mick Jagger no Live Aid em 1985 |
Em 1986, ela publicou sua autobiografia mais vendida, I, Tina (escrita com Kurt Loder), na qual ela sustentou que Ike abusava dela desde os anos sessenta. A historia de seus crimes contra ela incluiu golpeá-la, derramando café quente em seu rosto, queimando o lábio com um cigarro acesso e forçando-a a executar enquanto estava doente e grávida. Ela também escreveu que ela havia tentado suicídio em 1968.
Em 1989, o primeiro álbum de Turner de material novo em mais de três anos, Foreign Affair (Número 31, 1989). Seus singles incluíram "The Best" (Número 15, 1989), com um solo de saxofone de Edgar Winter, e "Steamy Windows" de Tony Joe White (Número 39, 1990). Embora não fosse seu álbum mais bem sucedido nos EUA, ele superou Private Dancer no Reino Unido. Também em 1989, Turner comemorou seu aniversário de 50 anos com uma festa de estrelas que incluiu Mark Knopfler (que escreveu "Private Dancer"), Eric Clapton e Outros admiradores. O remake de Turner e Rod Stewart do hit Marvin Gaye-Tammi Terrell "It Takes Two" foi para o Number Five no Reino Unido em 1990. Um ano depois, seu pacote de grandes sucessos, Simply the Best, foi para Number One no Reino Unido. Em 1992 Turner assinou com Virgin.
A autobiografia de Turner foi transformada em um longa-metragem de sucesso, What's Love Got to Do With It (1993); A banda sonora (Número 17, 1993) gerou o single "I Do not Wanna Fight" (Number Nine pop, Number 51 R & B, 1993), que foi escrito por Steve DuBerry e Lulu.
Dividindo seu tempo nos anos noventa entre casas em Zurique, Suíça e o sul da França, Turner, continuou a gravar e fazer turnês. Em 1996, ela lançou Wildest Dreams (Número 61, 1996), um forte retorno à forma (sua turnê de 1997 foi patrocinada pela meia Hanes, em homenagem às pernas famosas de Turner), embora apenas um de seus singles, um remake de John Waits " Missing You "(número 84 pop, 1996) fez o gráfico pop.
Os singles de sucesso de R & B incluíram "GoldenEye" (o tema de um thriller de James Bond que foi escrito para Turner por Bono e Edge e produzido por Nellee Hooper) (número 89 R & B, 1995), "Something Beautiful Remains" (Número 34 R & B, 1996 ), E a faixa do título, que contou com Barry White (Number 34 R & B). Twenty Four Seven (Número 21 pop, Número 29 de R & B, 2000) entraram nas paradas no Número 21, a posição de estréia mais alta da carreira.
Em 2005, Turner recebeu honras do Kennedy Center; Na cerimônia, ganhou o louvor tanto de Oprah Winfrey quanto do presidente Bush. Em 2008, Turner tocou com Beyonce no Grammys, então partiu para Tina !: 50th Anniversary Tour, um balanço mundial que percorreu maio de 2009. Em 25 de janeiro de 2013, foi anunciado que Turner havia solicitado a cidadania suíça, e que iria abandonar a cidadania dos EUA . Em abril, realizou um teste de cidadania obrigatório que incluiu conhecimentos avançados sobre a língua alemã e sobre a história da Suíça . Em 22 de abril de 2013, tornou-se cidadã da Suíça e recebeu um passaporte suíço .Turner assinou a documentação para desistir de sua cidadania americana na embaixada dos EUA em Berna, em 24 de outubro de 2013.
FONTES: https://www.rollingstone.com/music/t/s/tina-turner/biography
https://en.wikipedia.org/wiki/Tina_Turner
Comentários
Postar um comentário