DALTO

Dalto Roberto Medeiros (Niterói, 22 de junho de 1949), artisticamente conhecido como Dalto, é um cantor e compositor brasileiro.
DALTO

Inicio

No início da década de 1970, Dalto atua como vocalista do grupo niteroiense de rock "Os Lobos", com o qual gravou o compacto Fanny pela gravadora "Top Tape". Após esse breve início de carreira, sai do grupo para estudar Medicina, formando-se médico. Em 1974, lança-se em carreira solo gravando um compacto simples para a Odeon.
DALTO

O Sucesso 

O artista voltou a trabalhar profissionalmente com música apenas nos anos 80, mais precisamente em 1981, quando obteve seu primeiro êxito como compositor com a canção "Bem-te-vi", gravada e interpretada por Renato Terra, que vendeu mais de 250 mil cópias. Também em 1981, Dalto compôs "Leão ferido" e "Vinho Antigo", interpretadas pelo cantor Byafra, que tomaram conta das rádios, fazendo com que, imediatamente, gravadoras começassem a se interessar e procurar por seu repertório.
DALTO
Já em 82, ao mostrar as novas composições para outro compacto simples, a gravadora decidiu que tinha material para um LP, coisa muito difícil de ser feita por um artista novo naquele tempo. Foi então que surgiu "Muito Estranho", nome do disco e da canção histórica, feita por Dalto e seu parceiro de sempre, Claudio Rabello. Um ano inteiro no "hit parade", vários discos de ouro, platina, e mais de um milhão de cópias vendidas num tempo em que só Roberto Carlos alcançava esses números.
DALTO
Em seu segundo LP, "Pessoa", de 1983, a música que deu nome ao disco foi uma das primeiras a ter um arranjo direcionado para e com execução totalmente eletrônica. Já "Espelhos D’Água" e "Anjo" asseguraram sua posição na música brasileira tanto como compositor quanto como cantor. Daí, vieram em sequência "Onde é que a gente vai?", "Quase não dá para ser feliz", "Jezebel" e mais de uma dezena de outras, que fizeram parte de trilhas sonoras de novelas e viraram sucessos nas rádios brasileiras.
DALTO

A volta 

Após alguns anos longe da mídia, em 1994, Dalto gravou o álbum acústico "Guru", com uma releitura de seus sucessos e algumas inéditas, como a que dá nome ao disco, cujo maior destaque foi a música "Quase dá pra ser feliz". Pela gravação de "Véu dos olhos", com participação especial de Marina, ganhou o premio Sharp daquele ano de melhor música pop. Em 2000, o músico lançou o disco inédito "Cachorro fujão", pelo selo Casa Jorge Discos. No mesmo ano, sua música "Muito estranho" foi incluída na seleção intitulada "As 100 músicas do século XX", escolhidas pelo pesquisador R. C. Albin, entre matrizes da Odeon.
DALTO
Ainda a partir de 2000, ampliou sua parceria com o letrista Nelson Motta e continuou a se exibir em bares, teatros e casas noturnas em Niterói e no Rio de Janeiro. Em 2002, Dalto teve canções inéditas gravadas por Marina, Erasmo Carlos e Daniela Mercury. Um dos últimos trabalhos do cantor foi a canção "Faça um Pedido", que fez parte da trilha sonora da novela Viver a Vida, da Rede Globo. Dalto também atuou como subsecretário de Planejamento Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Niterói, entre 2009 e 2012. Sempre compondo e fazendo shows pelo Brasil, tendo suas canções feito parte da trilha musical de dezenas de novelas, o músico continua em busca de sua melhor música.
FONTES:https://www.culturaniteroi.com.br/blog/?id=1569&equ=mapadeartistas
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dalto

                                                         Dalto - Muito estranho (Inédito) 1982

                                                                Dalto - Pessoa (Clip, 1983)

                                                                        Dalto - Espelho d'água

                                                                           DALTO - ANJO

                                                                Dalto - Onde é que a gente vai

                                                          Dalto - Quase não dá pra ser feliz

                                                                         Dalto - Jezebel

Comentários