DOUG - No Brasil, essa fase inicial foi exibida na TV Cultura e SBT

DOUG
Doug é uma série animada americana do canal Nickelodeon. Foi o primeiro Nicktoon produzido e exibido, estrelando um garoto de 12 anos chamado Douglas Yancey "Doug" Funnie. Originado de um livro nunca publicado, Doug Got a New Pair of Shoes, do artista e criador da série Jim Jinkins (mesmo criador de Pinky Dinky Doo) e do escritor Joe Aaron. A série estreou no Nickelodeon em 1991, ficando no ar até 1994. No Brasil, essa fase inicial foi exibida na TV Cultura e SBT, posteriormente, e na Band, dentro do programa PicNick Band. Em 6 de abril de 2009, a TV Cultura volta a exibir a primeira fase, em dois horários: 13h30 e 17h30. Esses episódios foram produzidos entre 1991 até o início de 1995, com 3 episódios não-citados. Em 1996, a Disney produziu novos episódios, dando continuidade aos produzidos pela Jumbo Pictures. Foram exibidos nos Estados Unidos no canal ABC de 1996 até 1999. Essa segunda fase foi exibida no Brasil pelo Disney Channel e pelo SBT e também foi exibido na Rede Manchete através do Clube da Criança. Atualmente, a fase Nickelodeon é exibida de segunda a sexta as 13:30 na TV Cultura. A partir de 6 de setembro de 2015, a série passou a ser exibida aos Domingos, às 16h00
DOUG

História

A série foi criada pelo artista da Nickelodeon Jim Jinkins em setembro de 1990, e produzido pelas empresas Jinkins Production Company e Jumbo Pictures, Inc. O desenho se originou de um livro chamado Doug Got a New Pair of Shoes (em português, Doug ganha um novo par de sapatos) escrito pelo próprio Jinkins e pelo escritor Joe Aaron. Em 1991, a série passou a ser produzida e transmitida na Nickelodeon. Jinkins deu o nome de Doug ao personagem principal, depois que seu afilhado, Doug Eckhardt, se tornou reitor de Arte Histórica na Universidade da Pensilvânia. A ideia para o "Homem Codorna", um super-herói que Doug imagina em alguns episódios, foi baseada em um super-herói inventado por Jim Jinkins, quando ele era mais novo.
DOUG

Popularidade

A popularidade de Doug desenvolve mercadorias, como roupas, brinquedos e uma série de livros. Doug tinha também um longa-metragem lançado em 1999 em filme. Um videogame chamado Doug's Big Game também foi lançado em 2000. Um musical ao vivo de 30 minutos chamado "Disney's Doug Live!" foi criada e realizada no Disney-MGM Studios em Orlando, na Flórida. O espectáculo decorreu de 15 de março de 1999 a 6 de maio de 2001.
DOUG

A fase Nickelodeon

 A série se passa na cidade fictícia de Bluffington, para onde Doug e sua família se mudaram, saindo de Bloatsburg. A animação mostra a vida e as imaginações do personagem título, um estudante chamado Douglas Yancey Funnie. Ao lado de Doug, outros personagens principais são seu cachorro Costelinha, seus amigos, Skeeter Valentine e Patti Mayonnaise, e seu inimigo, Roger Klotz, o valentão da escola.
DOUG
A maioria dos episódios começa com Doug escrevendo no seu diário os fatos mais recentes de sua vida e o episódio exibido acaba por ser um flashback de Doug, que narra os eventos. A irmã mais velha de Doug, Judy, é uma fonte constante de conflito. Ela é uma atriz dramática (possivelmente uma beatnik) que sempre usa roupa roxa e óculos escuros, até mesmo dentro de casa. A existência de Doug é praticamente ignorada por ela, já que os interesses dele são infantis, aos olhos dela. Alguns episódios mostram a versão super-herói de Doug, o Homem Codorna. Doug fantasia que é o Homem Codorna, imaginando versões ao estilo quadrinhos dos fatos que vão acontecendo. O Homem Codorna usa um cinto ao redor da cabeça e uma cueca por cima da calça. Skeeter também possui um personagem no estilo, o Mosquito Prateado (uma paródia do Surfista Prateado da Marvel Comics). Sua banda favorita é Os Beets, outra paródia, dessa vez em uma mistura entre Os Beatles e Ramones.
DOUG
A imaginação de Doug reage a várias situações de sua vida, o ajudando a superar seus medos. Em um episódio, temendo uma visita ao dentista, ele imagina ser um agente secreto ao estilo James Bond, fazendo menção à cena do laser em Goldfinger. Outro tema recorrente da série é o amor de Doug por Patti. Alguns episódios são focados inteiramente nisso, mostrando tentativas de Doug para se aproximar de Patti, ou de tentar evitar que ela descubra seus sentimentos em relação a ela. Geralmente, esses episódios têm um desfecho mostrando uma esperança otimista para Doug. Um detalhe notável sobre o design dos personagens é o uso de nomes e cores de pele incomuns. Doug é de pele clara, enquanto seu vizinho Sr. Dink é roxo, Skeeter é verde, Patti é marrom-claro e Roger é verde-claro. Outras excentricidades incluem a trilha sonora, incluindo a música de abertura, que é constituída de melodias feitas basicamente com vozes, e o uso de sons e barulhos para vários personagens (como Skeeter, que usa um característico ho-ho! como interjeição). A série foi produzida numa parceria entre a Jumbo Pictures e a Ellipse Programmé para o canal pago Nickelodeon. Cerca de 52 episódios foram produzidos. O criador Jim Jinkins atualmente trabalha na Disney, no programa Playhouse Disney.
DOUG

A fase Disney

Em fevereiro de 1996, a Disney comprou a Jumbo Pictures e iniciou a produção de novos episódios de Doug, rebatizado inicialmente de Brand Spanking New! Doug, e depois renomeado mais uma vez como Disney's Doug. Os novos episódios traziam uma irmã caçula para Doug, Motoneta Cleópatra, e também avançou a idade do personagem central para 12 e meio. Também remodelou alguns personagens: Patti ganhou um novo penteado, usa calça azul e tem brincos, Beebe tem um telefone sem fio, usa calça roxa, usa sapatos brancos sem meia, a mãe de Roger ficou rica, Roger usa roupa de manga curta, uma cinta e um colete ao invés de jaqueta, Judy usa sandália preta ao invés de botas roxas e uma roupa de manga curta, Skeeter usa roupa com manga comprida e um colete roxo, e tem um "O" estampado em sua camiseta ao invés de um "raio", Connie emagreceu, entre outras mudanças. A banda dos Beats vez por outra se separa para mais tarde se reintegrar. Praticamente todos os personagens ganharam novas roupas, e todos os estudantes foram para outra escola. Em 1999, depois de 65 novos episódios e um longa-metragem, Disney's Doug foi cancelado. Durante a exibição do programa foi indicado para 4 Emmys.
DOUG
Muitos fãs desaprovaram essa nova versão de Doug por causa das mudanças que ocorreram na estrutura da história. Doug se tornou menos imaginativo, fazendo com que os episódios tivessem menos cenas "fantasiadas" em sua mente; outra diferença é a importância do diário de Doug, que é bem menos valorizado do que no original. Doug foi um dos Nicktoons a ser vendido para uma companhia externa, além de Os Padrinhos Mágicos para o Disney Channel e Disney XD. A série foi produzida pela Jumbo Pictures para a Walt Disney Television.
FONTE:https://pt.wikipedia.org/wiki/Doug

                                                                Nickelodeon Doug Intro

                                                              Disney's Doug Intro (HQ)

                                                             Doug Funnie - Sozinho em Casa

                                                                  Doug Funnie - Na Balança

Comentários