MUNDO DA LUA

MUNDO DA LUA
Mundo da Lua foi um seriado brasileiro produzido e exibido pela TV Cultura, criado por Flávio de Souza e protagonizado por Luciano Amaral, mostrado originalmente entre 6 de outubro de 1991 e 27 de setembro de 1992, totalizando 52 episódios. Flávio de Souza, o criador do seriado, foi também o responsável por a maior parte dos roteiros dos 52 episódios, além dos roteiros também de Cláudia Dalla Verde, Fernanda Pompeu, Ricardo Gouveia, Fernando Bonassi, Tatiana Belinky e Roberto Vignati. O piloto foi dirigido por Marcos Weinstock, sendo que o restante da temporada teve a direção de Roberto Vignati.
MUNDO DA LUA

Enredo

 O protagonista é Lucas Silva e Silva (Luciano Amaral). As tramas dos episódios abordam problemas da vida do garoto. Ter de ir dormir cedo, frequentar a escola, fazer as lições, obedecer aos pais e aos mais velhos em geral. Noções dede cidadania, solidariedade, higiene, cultura, história, geografia… A importância dos valores compõe os conflitos da série. Além de Lucas, os outros personagens principais eram seus familiares.
MUNDO DA LUA
Todos moram juntos num sobrado branco reconhecível pelos fãs à mínima olhada. O pai é Rogério (Antonio Fagundes), professor que se divide em três empregos para sustentar a família. A mãe é Carolina (Mira Haar), vendedora numa boutique (a da Madame Saint-Gobelin). Lucas tem uma irmã mais velha, mas adolescente como ele, Juliana (Mayana Blum). A mocinha vivia às voltas com as tendências da moda, bandas do momento e interesses amorosos.
MUNDO DA LUA
Também mora na casa o avô Orlando (Gianfrancesco Guarnieri), pai de Rogério, um senhor bastante amoroso e apaixonado por um carro antigo que mantém na garagem com o sonho de um dia fazê-lo circular de novo pelas ruas. Não nos esqueçamos de Rosa (Anna D’Lira), a despachada empregada dos Silva e Silva, que espera pelo dia em que se casará com o namorado Marcelo (que não aparece nunca em cena) e passa o dia ouvindo o programa do radialista Ney Nunes (voz de Dorvilles Pavarina) enquanto cuida dos afazeres da casa. Rosa conversa com Ney, interage com o locutor crente de que ele a escuta. Com efeito, as falas dele dão a entender que pode mesmo escutá-la.
MUNDO DA LUA

Produção 

 Mundo da Lua foi gravado entre Maio de 1991, e Julho de 1992. Era exibido originalmente aos domingos. Ainda em 1991, o seriado passou a ser transmitido também durante a semana, reprisando episódios exibidos do programa. A transmissão do seriado perdurou por vários anos na TV Cultura, sendo um campeão de sucesso e audiência da emissora nos anos 90.
MUNDO DA LUA
Foi exibido também na Rede Globo em Janeiro de 1993, durante as férias, nas manhãs, e atualmente é exibido na TV Rá Tim Bum em vários horários. A casa que foi o palco das gravações, que foi o lugar emblemático da abertura, ainda existe e localiza-se entre os bairros de Pinheiros (distrito de São Paulo) e Vila Madalena, em São Paulo.
MUNDO DA LUA
Localizada no Alto de Pinheiros (zona oeste de São Paulo), a famosa casa de "Mundo da Lua" quase foi outra. Quatro episódios que nunca foram ao ar foram gravados em um apartamento com parte do elenco diferente. Dona Ivone, avó de Lucas Silva e Silva, seria papel de Etty Fraser, porém ficou Liana Duval. Antonio Fagundes, que interpreta o professor Rogério, não teria bigode. A Cultura jogou fora os pilotos e reformulou a série para a versão conhecida do público.


 Elenco

MUNDO DA LUA
Lucas Silva e Silva (Luciano Amaral) — Um garoto de de dez anos que ganha um gravador de seu avô paterno, Orlando, e decide gravar as aventuras criadas em sua imaginação, sempre introduzidas com "Alô? Alô? Planeta Terra, Planeta Terra, Planeta Terra chamando. Esta é mais uma edição do diário de bordo de Lucas Silva & Silva falando diretamente do mundo da lua, onde tudo pode acontecer".
MUNDO DA LUA
Rogério Silva (Antônio Fagundes) — Pai de Lucas, professor e fotógrafo, Rogério está sempre correndo para conseguir sustentar a família com seu trabalho. Embora pareça um pouco rabugento pela alta carga de trabalho que carrega, é sempre um bom conselheiro para o filho.
MUNDO DA LUA
Carolina Silva e Silva (Mira Haar) — A mãe de Lucas, a qual sempre tenta equilibrar o trabalho e a vida doméstica para que consiga criar os filhos o mais próximo.
MUNDO DA LUA
Juliana Silva e Silva (Mayana Blum) — A irmã mais velha de Lucas, com a qual vive em guerra por diversos motivos, como a posse do controle da televisão e do rádio, as opiniões diferentes e o gostos opostos. Apesar disso, tenta proteger o irmão sempre que ele precisa e se mostra uma boa amiga nos momentos difíceis.
MUNDO DA LUA
Orlando Silva (Gianfrancesco Guarnieri) — Avô paterno de Lucas e pai de Rogério, sendo viúvo da falecida Dona Vitória. É o grande amigo de Lucas e seu maior confidente, sendo quem lhe deu o gravador, além de dividir o quarto com o neto.
MUNDO DA LUA
Rosa de Souza (Anna D'Lira) — Empregada doméstica da família, tendo origem nordestina. É atrapalhada, embora bastante criativa ao propor brincadeiras e soluções para as crianças. É viciada em escutar o rádio e conversa com o locutor Ney Nunes como se ele ouvisse-a.
FONTES:https://pt.wikipedia.org/wiki/Mundo_da_Lua
https://tvefamosos.uol.com.br/listas/mundo-da-lua-completa-25-anos-veja-cinco-curiosidades-da-serie.htm
https://observatoriodatelevisao.bol.uol.com.br/historia-da-tv/2018/10/os-27-anos-de-mundo-da-lua-onde-tudo-podia-acontecer

                                        Mundo da Lua-Ep01-Bem-Vindos ao Mundo da Lua.

                                                     Mundo da Lua-Ep15-Medo Do Escuro.

                                                       Mundo da Lua-Ep18-O Ás Do Volante.

Comentários