QUAL É A MUSICA? - A primeira versão estreou em 1976

QUAL É A MUSICA
Qual é a Música? foi um programa de competição de auditório da televisão brasileira, apresentado por Silvio Santos a partir dos anos 1970. A atração promovia no palco uma gincana musical com a presença de três artistas do sexo feminino e três do sexo masculino. Ao longo do programa, ambos os trios tinham de mostrar seu conhecimento musical em uma série de provas.
QUAL É A MUSICA
Quando eles não sabiam a música, quem participava era o auditório que cantava e ainda saía com um prêmio em dinheiro do programa. Como a música era uma das estrelas, o Qual é a Música? contava com uma orquestra ao vivo no palco com a presença do coral do SBT e de dubladores.
QUAL É A MUSICA

Edição original 

A primeira versão estreou em 1976 como parte do Programa Silvio Santos, pouco depois da saída de Silvio da Rede Globo (o Programa Silvio Santos seguiu sendo gerado pela TV Record de São Paulo e exibido nacionalmente pela TVS e pela Rede Tupi) e mais tarde, pelo SBT. O jogo era disputado entre dois cantores (ou conjuntos). Os artistas com as participações mais famosas no programa foram Ronnie Von, Nahim, Sílvio Brito e Gretchen.
QUAL É A MUSICA
Os artistas jogavam menos pelos prêmios do que pela notoriedade; os valores (começando com um milhão de cruzeiros, sucessivamente reajustados conforme a inflação e as reformas monetárias) exibidos no cenário em grandes algarismos se referiam aos prêmios do Baú da Felicidade, que eram disputados entre os quadros regulares do Qual é a Música?.
QUAL É A MUSICA
Também faziam parte do programa as entregas simbólicas de prêmios (por exemplo, através de placas representando geladeiras) a dezenas de clientes do Baú e os números musicais dos competidores. Com essas atrações paralelas, Qual é a Música?, ao lado do Domingo no Parque e do Show de Calouros, se tornou um dos quadros de mais longa duração do Programa Silvio Santos em seu tempo. Teve um longo intervalo antes da reestreia.
QUAL É A MUSICA

O programa 

 A inconfundível voz de Lombardi anunciava: “o carnê de mercadorias do Baú da Felicidade, por 1 milhão de cruzeiros quer saber ‘Qual é a Música?’”, então adentrava ao palco o sorriso mais famoso do Brasil cantando com suas colegas de trabalho: “agora é hora de alegria/vamos sorrir e cantar/ porque da vida não se leva nada/vamos sorrir e cantar/ lálálálá lálálálá…” Silvio então anunciava o atual campeão, ali para defender seu atual título e um dia atingir a meta quase inatingível de destronar o grande campeão em número de vitórias Ronnie Von(25 vitórias), seguido de Silvio Brito, os dois principais ícones da história do programa.
QUAL É A MUSICA
Nos anos 80, alguns artistas se notabilizaram por uma longa vida no programa: Marcelo, Gretchen, Harmony Cats, Nahim, Nico Rezende e nos últimos anos do programa Yahoo e Placa Luminosa. Aliás, a presença do Placa Luminosa era uma covardia, porque era um monte de integrantes disputando contra um solitário cantor. Depois era a vez do desafiante, que tentaria quebrar a sequência de vitórias do atual campeão. Nesse quesito, algumas figurinhas carimbadas estavam constantemente presentes, sem conseguir permanecer muitas semanas no ar: Trio Los Angeles, Gilliard, Sidney Magal e Agnaldo Timóteo.

QUAL É A MUSICA

Provas

 A primeira prova era o “Jogo dos Versos”. Em que os cantores Vera Lúcia, Ary Sanches e Djalma Lúcio, entoavam as canções e os desafiantes tinham que completar o verso. Lá iam eles: O jardineira por que estas tão triste/Mas o que foi que te aconteceu/Foi a Camélia que caiu do galho… para então um dos concorrentes completar: Deu dois suspiros e depois morreu .
QUAL É A MUSICA
Em seguida o “Jogo do Relógio Musical”, em que os músicos tinham 1 minuto para decifrar o maior número possível de músicas. Mas essa não era das provas mais interessantes. No “Segredo Musical”, Silvio Santos dizia uma palavra e os cantores tinham que cantar uma música com aquela palavra, tentando adivinhar qual seria música correta. Na “Vitrola Musical” os oponentes tinham que adivinhar quem era a voz apresentada. Sempre rolava aquelas vozes beeem das antigas, do tempo do ronca, tipo Carmélia Alves ou Francisco Alves. Quando ninguém sabia, o auditório tinha o direito de tentar adivinhar. As “colegas de trabalho” iam novamente ao microfone.
QUAL É A MUSICA
Por último, a prova que realmente decidia o jogo: “O Leilão das Notas Musicais”. Silvio Santos dava a pista e em 7, 6, 5….por vezes com uma nota, os candidatos tinham que adivinhar “qual é a música?”. Depois de um hiato nos anos 1990, o programa reestreou em 1 de agosto de 1999, reformulado radicalmente no quesito gráfico, porém não perdeu a essência da "brincadeira".
Ver mais:https://pt.wikipedia.org/wiki/Qual_%C3%89_a_M%C3%BAsica%3F
http://botequimcultural.com.br/nostalgia-qual-e-a-musica/

                                         Qual É A Música (1977) - Ronnie Von x Maria Alcina

                    Gretchen e Cheque Especial no Relógio Musical - Qual É A Música? (1986)

                 MARA MARAVILHA no QUAL É A MUSICA -Anos 90 - Relógio Musical


Comentários