O BEM AMADO (SÉRIE)

O BEM AMADO (SÉRIE)
Odorico Paraguaçu (Paulo Gracindo)
O seriado era baseado na novela homônima escrita por Dias Gomes e exibida em 1973 na Globo. Autoria: Dias Gomes Direção: Régis Cardoso, Jardel Mello, Yves Hublet, Mariano Gatti e Oswaldo Loureiro Período de exibição: 22/04/1980-09/11/1984 Horário: terças, às 22h15 Número de episódios: 220
O BEM AMADO (SÉRIE)
Kleber Macedo, Dirce Migliaccio e Ida Gomes 


FORMATO
Na novela O Bem-Amado, Dias Gomes concentrava em Sucupira, pequena cidade no interior da Bahia, personagens que representavam tendências, comportamentos e características comuns de tipos populares de todo o Brasil. Dias Gomes afirmava que o seriado não era uma continuação da novela, embora contasse com alguns dos seus principais personagens.
O BEM AMADO (SÉRIE)
Luiz Magnelli, Yara Cortes (Delegada Chica Bandeira)
 e Fátima Freire (Tuca Medrado)


Para escolher, entre os 40 personagens da novela, quais permaneceriam no seriado, Dias Gomes levou em consideração os que seriam absolutamente essenciais para Sucupira: o prefeito, o padre, o dono do jornal, o delegado, os líderes da oposição, os líderes da maioria, Dirceu Borboleta, as irmãs Cajazeiras e Zeca Diabo. Zilka Sallaberry, que na novela interpretou a delegada Donana Medrado, não pôde retomar seu papel no seriado. Na época, a atriz já era a Dona Benta, no Sítio do Picapau Amarelo (1977). Sucupira ganhou, então, uma nova delegada: Chica Bandeira, papel entregue a Yara Cortez. Para substituir Dulcinéia – vivida na novela por Dorinha Duval – Dias Gomes criou uma nova Cajazeira, Zuzinha, vivida pela atriz Kleber Macedo. Odorico Paraguaçu também ganhou uma terceira filha, Bebel (Ângela Leal), e uma esposa, Conchita (Suely Franco).
O BEM AMADO (SÉRIE)
Carlos Eduardo Dolabella (Neco Pedreira) e
Paulo Gracindo (Odorico Paraguaçu)
Enredo
O prefeito Odorico Paraguaçu, um político corrupto e cheio de artimanhas, tem como meta prioritária em sua administração na cidade fictícia de Sucupira, litoral baiano, a inauguração do cemitério local e decidiu seguir o mesmo exemplo do seu pai Odorico I. De um lado, é bajulado pelo secretário gago, Dirceu Borboleta, profundo conhecedor dos lepidópteros; e conta com o apoio incondicional das irmãs Cajazeiras, suas correligionárias e defensoras fervorosas: Doroteia, Dulcineia e Judiceia. Doroteia é a mais velha, líder na Câmara de Vereadores da cidade. Dulcineia, a do meio, é seduzida pelo prefeito. E Judiceia é a mais nova -e mais espevitada.
O BEM AMADO (SÉRIE)
 As gravações do episódio
 I Love Sucupira foram feitas em Washington. 
São três solteironas avessas a imoralidades pelo menos em público,e que tem uma rixa de gerações com a família Medrado constituída pela delegada Donana Medrado,o Coronel Emiliano,Sara e Carlinhos,mas o ódio de Sara acaba quando ela se apoixana por Miguel sobrinho do prefeito,os dois vivem um amor proibido! De outro, tem que lutar com a forte oposição liderada pela delegada de polícia Donana Medrado, que conta com o dentista Lulu Gouveia, inimigo mortal do prefeito e líder da oposição na Câmara atracando-se constantemente com Doroteia no plenário.
O BEM AMADO (SÉRIE)
Carlos Eduardo Dolabella (Neco Pedreira),
 Fatima Freire(Tuca Medrado) e Lutero Luiz(Lulu Golveia) 
E ainda com o jornalista Neco Pedreira e Tuca Medrado que tem uma paixão escondida, dono do jornal local, A Trombeta que tem ódio do prefeito por ter matado o seu pai nos velhos tempos. O meio-termo se intensifica com a presença de Nezinho do Jegue, defensor fervoroso de Odorico quando sóbrio, e principal acusador, quando bêbado! Maquiavelicamente, o prefeito arma tramas para que morra alguém, sendo sempre mal-sucedido. Nem as diversas tentativas de suicídio do farmacêutico Libório, um tiroteio na praça e um crime lhe proporcionam a realização do sonho.
O BEM AMADO (SÉRIE)
Zeca Diabo( Lima Duarte)  e
 Odorico Paraguaçu( Paulo Gracindo )
Para obter êxito, Odorico traz de volta a Sucupira um filho da terra: Zeca Diabo, um pistoleiro redimido, que recebe a missão de matar alguém para a inauguração do cemitério, e a paixão entre Mariana e Eugênio filho de Zeca Diabo. Como se não bastasse, Odorico ainda tem que enfrentar os desaforos de Juarez Leão, médico da oposição, que se envolve com sua filha Telma e faz um bom trabalho em Sucupira, salvando vidas para desespero de Odorico,e por fim a perua Alaíde Cajazeira a única tia viva das irmãs ,que tem um amor platônico pelo Juarez que sofre assédios da perua, e a cantora Laura Trancoso que decide tirar suas férias em Sucupira e se apaixona pelo Jairo Portela.
O BEM AMADO (SÉRIE)
CURIOSIDADES
Para o diretor Régis Cardoso, a diferença básica entre a novela e o seriado era que o segundo permitia a crítica de temas da atualidade, o que não é tão fácil em uma novela que tem um enredo muito longo. Em termos de direção, o seriado tinha uma abordagem mais cinematográfica, com um uso mais maleável da câmera. Antes do início das gravações, o elenco e Régis Cardoso assistiram juntos a alguns capítulos da novela para entrarem novamente em contato com o universo de Sucupira e seus personagens. Em novembro de 1983, com o falecimento de sua esposa, Janete Clair, Dias Gomes assumiu a supervisão da novela Eu Prometo (1983), que a autora deixara inacabada. O Bem-Amado teve, então, que ser reestruturado para que o autor suportasse a carga de trabalho. Em 1984, passou a ser exibido mensalmente. Nesse ano, foi ao ar o último episódio, E Chegamos aos Finalmentes, dirigido por Oswaldo Loureiro.
O BEM AMADO (SÉRIE)
 Emiliano Queiroz - Dirceu Borboleta 
Em agosto de 1981, ao deixar o cargo de Chefe da Casa Civil, o general Golbery do Couto e Silva, braço-direito do presidente Ernesto Geisel, teria dito aos repórteres: “Não me perguntem nada. Acabo de deixar Sucupira”. As gravações do episódio I Love Sucupira foram feitas em Washington. Emiliano Queiroz se lembra de uma cena em que ficava correndo para cima e para baixo com um coco nas mãos, deixando desconcertados os guardas que vigiavam a Casa Branca. O Bem-Amado foi exibido em diversos países, como Angola, Bolívia, Chile, Espanha e Guatemala.
O BEM AMADO (SÉRIE)
Elenco
Paulo Gracindo - Odorico Paraguaçu
O BEM AMADO (SÉRIE)
Lima Duarte - Zeca Diabo
O BEM AMADO (SÉRIE)
Emiliano Queiroz - Dirceu Borboleta
O BEM AMADO (SÉRIE)
Ida Gomes - Dorotéia Cajazeira Dirce Migliaccio - Judicéia Cajazeira Dorinha Duval - Dulcinéia Cajazeira Kléber Macedo - Zuleica Cajazeira
O BEM AMADO (SÉRIE)
Yara Côrtes - Delegada Chica Bandeira
O BEM AMADO (SÉRIE)
Carlos Eduardo Dolabella - Neco Pedreira
 Fátima Freire - Tuca Medrado
O BEM AMADO (SÉRIE)
Ângela Leal - Isabel Paraguaçu (Bebel)
O BEM AMADO (SÉRIE)
Lutero Luiz - Lulu Gouveia
O BEM AMADO (SÉRIE)
Suely Franco - Conchita Paraguaçu
O BEM AMADO (SÉRIE)
Rogério Fróes - Vigário Antônio

 Carlos Ganzarolli - Tião Moleza
O BEM AMADO (SÉRIE)
Wilson Aguiar - Nezinho do Jegue Sumara Louise - Cremilda Gouveia Beth Castro - Miúda Juan Daniel - Pepito
FONTES:https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Bem-Amado_(s%C3%A9rie)
http://memoriaglobo.globo.com/programas/entretenimento/seriados/o-bem-amado/formato.htm
http://memoriaglobo.globo.com/programas/entretenimento/seriados/o-bem-amado/curiosidades.htm

                                                          Abertura O Bem Amado 1980

O Bem Amado 1980 - Episódio 1 - A Ressureição de Odorico Paraguaçu 22/04/1980

                                    O Bem-Amado - Episódio 92 - A Noiva de Zeca Diabo 15/06/1982

                               O Bem-Amado - Episódio 77 - Um Analista em Sucupira 27/10/1982

                        O Bem-Amado - Episódio 2 - O Julgamento de Dirceu Borboleta 29/04/1980

Comentários