O MEU PÉ DE LARANJA LIMA 1980

O MEU PÉ DE LARANJA LIMA 1980
Foi a segunda adaptação para televisão
 da obra de José Mauro de Vasconcelos.
O Meu Pé de Laranja Lima é uma telenovela brasileira, baseada no romance homônimo. Escrita por Ivani Ribeiro, dirigida por Edson Braga, produzida e exibida pela Rede Bandeirantes entre setembro de 1980 e abril de 1981, foi a segunda adaptação para televisão da obra de José Mauro de Vasconcelos.
O MEU PÉ DE LARANJA LIMA 1980
Zezé (Alexandre Raymundo), um menino pobre
que conversa com o pé de laranja lima



Esta versão era uma regravação da telenovela produzida pela Rede Tupi dez anos antes. Teve menos capítulos e alcançou audiência considerável. A emissora reapresentou a telenovela em diversas ocasiões, nos mais variados horários. Mostra a vida do pequeno Zezé, um menino pobre que conversa com o pé de laranja lima e estabelece uma bonita amizade com o velho português Manuel Valadares, o "Portuga", um solitário.
O MEU PÉ DE LARANJA LIMA 1980
Elenco
ALEXANDRE RAYMUNDO – Zezé
DIONÍSIO AZEVEDO – Manuel Valadares, o Portuga
BABY GARROUX – Jandira
FAUSTO ROCHA JR. – Raul
ROGÉRIO MÁRCICO – Paulo
LUCÉLIA MACHIAVELLI – Estefânia
REGINA BRAGA – Cecília
ALMIR DAS AREIAS – Ariovaldo Pedrosa CRISTINA MULLINS – Godóia
VALDIR FERNANDES – Henrique Muniz LOURDES BICUDO – Lili
 LEONARDO CAMILO – Diogo
DANTE RUI – Caetano
O MEU PÉ DE LARANJA LIMA 1980
                              BABY GARROUX (Jandira)
                                e FAUSTO ROCHA JR. (Raul)
 ELIAS GLEIZER – Padre Rosendo
ÊNIO GONÇALVES – Comendador Vicente del Nero
MARIA FERREIRA – Helena (1)
IVANICE SENA – Helena (2)
JOSÉ LUÍS DI SANTI – Dr. Ricardo Caldas PAULO LEITE – Túlio Santana
NEUZA BORGES – Eugênia
GENY PRADO – Donana
SÉRGIO ROPPERTO – Gabriel Garcia
O MEU PÉ DE LARANJA LIMA 1980
ALEXANDRE RAYMUNDO(Zezé)  e
DIONÍSIO AZEVEDO (Manuel Valadares, o Portuga)

LUZIA CARMELO – Santinha
JEFFERSON RICART PEZETA – Sabugo
TEREZINHA CUBANA – Gilda
EDUARDO SILVA – Juvenal
DAVID LEROY – Nicolau
MIRKA RÚBIA SATO
FÁBIO RODRIGUES Seu Aristides
  crianças
ULISSES BEZERRA – Totoca
 DAVIS CARVALHO – Luisinho
ROBIEN MADRILLES JR. – Vavá
SÉRGIO RIBEIRO PEREIRA – Serginho
JOSÉ ANTÔNIO BAPTISTA – Badu
 VERA NUNES – Leonor Oliveira
HENRIQUE LOBO – a voz do pé de laranja lima
WILMA DE AGUIAR – Madre Celeste Padre Juca Bispo Dom Carlos Cruz Irmã Teresa
O MEU PÉ DE LARANJA LIMA 1980
Curiosidades
 Remake da mesma novela que Ivani Ribeiro escrevera para a Tupi entre 1970 e 1971.
Na primeira versão, Haroldo Botta e Cláudio Corrêa e Castro viveram o menino Zezé e o português Manuel Valadares.
 Nesta revisão, a novela foi encurtada, sem entretanto diminuir seu valor.
 A própria TV Bandeirantes produziria a terceira versão do romance de José Mauro de Vasconcelos, em 1999, desta vez adaptada por Ana Maria Moretzsohn, com o garoto Caio Romei e Gianfrancesco Guarnieri como os protagonistas.
 O romance também já havia sido adaptado para o cinema, em 1969, no filme de Aurélio Teixeira.
 A atriz Maria Ferreira, que vivia Helena Del Nero, deixou a novela pela metade, sendo substituída por Ivanice Sena.
O MEU PÉ DE LARANJA LIMA 1980
Fausto Rocha Jr., que havia interpretado Diogo na versão de 1970, retornava nessa nova produção, desta vez como o personagem Raul.
Já as atrizes Geny Prado e Terezinha Cubana estavam de volta vivendo as mesmas personagens que fizeram na Tupi.
 Terezinha Cubana como Gilda, a empregada de Helena del Nero. E Geny Prado como a empregada do Portuga, que em 1970 se chamava Nhá Vina e agora era chamada de Donana – a troca do nome se deu porque na novela anterior no horário – o remake de A Deusa Vencida – já havia uma personagem chamada Nhá Vina (vivida por Leonor Lambertini).
Da mesma maneira, o personagem Narciso, vivido pelo então garoto Cosme dos Santos na Tupi, voltou na Bandeirantes com outro nome: Juvenal (Eduardo Silva), porque em A Deusa Vencida havia uma personagem chamada Narcisa (vivida por Neuza Borges, que inclusive estava também no elenco desta O Meu Pé de Laranja Lima).

                                   O meu pé de Laranja Lima 1980 - BAND - Último Capítulo

                                                   O meu Pé de Laranja Lima - 1980 - Cap. 01

                                           Meu Pé de Laranja Lima - 1980 (Elenco Completo)

Comentários

  1. Linda novela!!! Poderia reprisar várias e várias vezes, pois nunca me cansaria de assistir!

    ResponderExcluir
  2. Ja estou enviando carta a Joao Carlos Saad, Pres. da Band, pedindo a reprise. E tabem de " Anos Incriveis ", exibido por eles. Tambem a novela Mandacaru. A Band tem coisas boas mas deram sumiço ha muitos anos.

    ResponderExcluir
  3. Novela linda e inesquecível! Estou assistindo pelo YouTube.

    ResponderExcluir
  4. Novela maravilhosa que estou assistindo com a minha esposa no YouTube.
    Na época de sua exibição,a de 1980,eu tinha 9 anos e a assistia com a minha família.
    Maravilhosa novela que me remete a um também maravilhoso tempo!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário