MAD MAX

MAD MAX
Mad Max tornou-se um sucesso de bilheteria e crítica
Mad Max é um filme australiano de ficção científica com elementos de ação situado num futuro distópico. É uma produção de 1979 dirigida por George Miller com Mel Gibson no papel do personagem principal. O filme conta a história de Max Rockatansky (Gibson), um policial rodoviário em uma Austrália infestada por gangues de motociclistas.
MAD MAX
 O filme conta a história de
Max Rockatansky (Gibson)

Só foi lançado na América do Norte em 1980, e ainda mais tarde na Europa. Mad Max tornou-se um sucesso de bilheteria e crítica, e foi creditado para uma maior abertura no exterior para produções australianas como Gallipoli e Crocodile Dundee. O filme também foi notável por ser um dos primeiros filmes australianos a ser filmado com uma lente widescreen anamórfica. Teve três sequências, Mad Max 2: The Road Warrior em 1981, Mad Max Beyond Thunderdome em 1985 e o quarto filme, Mad Max: Fury Road, que conta com Tom Hardy como Max e foi lançado em 15 de Maio de 2015.
MAD MAX
Trama
 Em um futuro não muito distante e pós apocalíptico, a Lei e Ordem da Austrália começam a ruir. Um membro de uma gangue de motociclistas Crawford "Nightrider" Montizano escapa de sua custódia policial roubando um Especial de Perseguição (Holden Monaro).

MAD MAX
Foi o filme mais lucrativo de
 todos os tempos na época

Embora inicialmente ele consiga escapar de seus perseguidores novatos, o melhor em perseguição, Max Rockatansky envolve Nightrider em uma perseguição em altíssima velocidade, que resulta na morte de Nightrider e sua acompanhante em um violento acidente. A gangue de motociclistas de Nightrider, liderados por Toecutter e Bubba Zanetti chega em uma cidade vandalizando propriedades, roubando combustível e aterrorizando a população. Max e o oficial Jim "Goose" prendem um jovem protegido de Nightrider Johnny "The Boy" Boyle, quando Johnny, muito drogado e incapaz de pilotar sua moto, fica para trás após a gangue violentar um jovem casal. Quando não aparece testemunhas para seu julgamento, os tribunais arquivam seu caso e Johnny é liberado. Um furioso Goose ataca Johnny e ambos são contidos por outros policiais e trocam juras de vingança entre si. Depois que seu advogado arrasta Johnny para longe, o capitão Fred "Fifi" McPhee diz a seus oficiais que façam o que for preciso para pegar as gangues, mas tudo dentro da legalidade....
MAD MAX
 O Pursuit Special preto de Max
 era um Ford XB Falcon GT351 1973
Veículo
O carro mais memorável, o Pursuit Special preto de Max era um Ford XB Falcon GT351 1973 , um capô de edição limitada (vendido na Austrália de dezembro de 1973 a agosto de 1976), modificado principalmente por Murray Smith, Peter Arcadipane e Ray Beckerley. As principais modificações são o front end do Concorde e o supercharger que se projeta através do capot (apenas para olhares; não foi funcional).
MAD MAX
A frente do Concorde era um acessório relativamente novo na época, projetado por Peter Arcadipane na Ford Austrália como uma peça de show, e mais tarde tornou-se disponível para o público em geral por causa de sua popularidade. Após a filmagem do primeiro filme, o carro foi colocado à venda, mas nenhum comprador foi encontrado; eventualmente foi dado a Smith.
MAD MAX
Foi indicado ao Oscar de Melhor Filme,
 Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original e
Melhor Ator Coadjuvante (Hugh Keays-Byrne)
Filmando
Originalmente, as filmagens estavam programadas para durar dez semanas - seis semanas de primeira unidade e quatro semanas em sequências de dublês e perseguição. No entanto, quatro dias de filmagem, Rosie Bailey, que foi originalmente escalada como a esposa de Max, foi ferida em um acidente de bicicleta. A produção foi interrompida e Bailey foi substituída por Joanne Samuel, causando um atraso de duas semanas.
MAD MAX
 Mel Gibson (Max) e Steve Bisley (Jim Goose)
No final, as filmagens duraram seis semanas entre novembro e dezembro de 1977, com mais seis semanas na segunda unidade. A unidade voltou a se reunir dois meses depois, em maio de 1978, e passou outras duas semanas fazendo disparos de segunda unidade e reprisando algumas acrobacias. Miller descreveu toda a experiência como " filmagem de guerrilha ", onde a tripulação fechava estradas sem filmar permissões , não usava walkie-talkies porque sua freqüência coincidia com o rádio da polícia , e depois que as filmagens terminassem Miller e Kennedy chegariam a descer as estradas.
MAD MAX
Por causa do baixo orçamento do filme
 todos, exceto um dos uniformes da polícia no filme
foram feitos de couro de vinil
Ainda assim, conforme as filmagens progrediram, a Polícia de Victoria ficou interessada na produção, ajudando a tripulação ao fechar estradas e escoltar os veículos. Por causa do baixo orçamento do filme, todos, exceto um dos uniformes da polícia no filme foram feitos de couro de vinil , com apenas um uniforme de couro genuíno feito para seqüências de dublês envolvendo Bisley e Gibson.
MAD MAX
Recepção
Mad Max arrecadou US $ 5.355.490 nas bilheterias da Austrália e mais de US $ 100 milhões em todo o mundo. Foi o filme mais lucrativo de todos os tempos na época, detendo o recorde mundial do Guinness para a maior bilheteria do que o orçamento de qualquer filme. O filme foi premiado com três Australian Film Institute Awards em 1979 (por edição, som e partitura musical). Também foi indicado ao Oscar de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original e Melhor Ator Coadjuvante (Hugh Keays-Byrne) pelo Australian Film Institute . O filme também ganhou o Prêmio Especial do Júri no Avoriaz Fantastic Film Festival.

MAD MAX
Um álbum de trilha sonora foi lançado em 1980


Elenco
 Mel Gibson.......................Max Rockatansky, patrulheiro da Polícia Central
Joanne Samuel................Jessie Rockatansky
David Bracks....................Mudguts                                       Steve Bisley....................Jim Goose, patrulheiro da Polícia Central
Tim Burns.......................Johnny o Garoto
 Mathew Constantine.......Toddler

Roger Ward....................Capitão MFP Fred "Fifi" McPhee
 Lisa Aldenhoven.............Enfermeira

Bertrand Cadart.............Clunk David Cameron..............Barry, mecânico da Polícia Central Robina Chaffey..............artista do Cabaret Sugartown Stephen Clark................Sarse, patrulheiro da Polícia Central Jerry Day........................Ziggy, um comisário Hugh Keays-Byrne.........Toecutter Geoff Parry.................... Bubba Zanetti
FONTES:https://en.wikipedia.org/wiki/Mad_Max
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mad_Max
                                                       Mad Max (1979) — Official Trailer

Comentários