![]() |
Mad Max tornou-se um sucesso de bilheteria e crítica |
![]() |
O filme conta a história de Max Rockatansky (Gibson) |
Só foi lançado na América do Norte em 1980, e ainda mais tarde na Europa. Mad Max tornou-se um sucesso de bilheteria e crítica, e foi creditado para uma maior abertura no exterior para produções australianas como Gallipoli e Crocodile Dundee. O filme também foi notável por ser um dos primeiros filmes australianos a ser filmado com uma lente widescreen anamórfica. Teve três sequências, Mad Max 2: The Road Warrior em 1981, Mad Max Beyond Thunderdome em 1985 e o quarto filme, Mad Max: Fury Road, que conta com Tom Hardy como Max e foi lançado em 15 de Maio de 2015.
Trama
Em um futuro não muito distante e pós apocalíptico, a Lei e Ordem da Austrália começam a ruir. Um membro de uma gangue de motociclistas Crawford "Nightrider" Montizano escapa de sua custódia policial roubando um Especial de Perseguição (Holden Monaro).
![]() |
Foi o filme mais lucrativo de todos os tempos na época |
Embora inicialmente ele consiga escapar de seus perseguidores novatos, o melhor em perseguição, Max Rockatansky envolve Nightrider em uma perseguição em altíssima velocidade, que resulta na morte de Nightrider e sua acompanhante em um violento acidente. A gangue de motociclistas de Nightrider, liderados por Toecutter e Bubba Zanetti chega em uma cidade vandalizando propriedades, roubando combustível e aterrorizando a população. Max e o oficial Jim "Goose" prendem um jovem protegido de Nightrider Johnny "The Boy" Boyle, quando Johnny, muito drogado e incapaz de pilotar sua moto, fica para trás após a gangue violentar um jovem casal. Quando não aparece testemunhas para seu julgamento, os tribunais arquivam seu caso e Johnny é liberado. Um furioso Goose ataca Johnny e ambos são contidos por outros policiais e trocam juras de vingança entre si. Depois que seu advogado arrasta Johnny para longe, o capitão Fred "Fifi" McPhee diz a seus oficiais que façam o que for preciso para pegar as gangues, mas tudo dentro da legalidade....
![]() |
O Pursuit Special preto de Max era um Ford XB Falcon GT351 1973 |
O carro mais memorável, o Pursuit Special preto de Max era um Ford XB Falcon GT351 1973 , um capô de edição limitada (vendido na Austrália de dezembro de 1973 a agosto de 1976), modificado principalmente por Murray Smith, Peter Arcadipane e Ray Beckerley. As principais modificações são o front end do Concorde e o supercharger que se projeta através do capot (apenas para olhares; não foi funcional).
A frente do Concorde era um acessório relativamente novo na época, projetado por Peter Arcadipane na Ford Austrália como uma peça de show, e mais tarde tornou-se disponível para o público em geral por causa de sua popularidade. Após a filmagem do primeiro filme, o carro foi colocado à venda, mas nenhum comprador foi encontrado; eventualmente foi dado a Smith.
![]() |
Foi indicado ao Oscar de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original e Melhor Ator Coadjuvante (Hugh Keays-Byrne) |
Originalmente, as filmagens estavam programadas para durar dez semanas - seis semanas de primeira unidade e quatro semanas em sequências de dublês e perseguição. No entanto, quatro dias de filmagem, Rosie Bailey, que foi originalmente escalada como a esposa de Max, foi ferida em um acidente de bicicleta. A produção foi interrompida e Bailey foi substituída por Joanne Samuel, causando um atraso de duas semanas.
![]() |
Mel Gibson (Max) e Steve Bisley (Jim Goose) |
![]() |
Por causa do baixo orçamento do filme todos, exceto um dos uniformes da polícia no filme foram feitos de couro de vinil |
Recepção
Mad Max arrecadou US $ 5.355.490 nas bilheterias da Austrália e mais de US $ 100 milhões em todo o mundo. Foi o filme mais lucrativo de todos os tempos na época, detendo o recorde mundial do Guinness para a maior bilheteria do que o orçamento de qualquer filme. O filme foi premiado com três Australian Film Institute Awards em 1979 (por edição, som e partitura musical). Também foi indicado ao Oscar de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original e Melhor Ator Coadjuvante (Hugh Keays-Byrne) pelo Australian Film Institute . O filme também ganhou o Prêmio Especial do Júri no Avoriaz Fantastic Film Festival.
![]() |
Um álbum de trilha sonora foi lançado em 1980 |
Elenco
Mel Gibson.......................Max Rockatansky, patrulheiro da Polícia Central
Joanne Samuel................Jessie Rockatansky
David Bracks....................Mudguts Steve Bisley....................Jim Goose, patrulheiro da Polícia Central
Tim Burns.......................Johnny o Garoto
Mathew Constantine.......Toddler
Roger Ward....................Capitão MFP Fred "Fifi" McPhee
Lisa Aldenhoven.............Enfermeira
Bertrand Cadart.............Clunk David Cameron..............Barry, mecânico da Polícia Central Robina Chaffey..............artista do Cabaret Sugartown Stephen Clark................Sarse, patrulheiro da Polícia Central Jerry Day........................Ziggy, um comisário Hugh Keays-Byrne.........Toecutter Geoff Parry.................... Bubba Zanetti
FONTES:https://en.wikipedia.org/wiki/Mad_Max
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mad_Max
Comentários
Postar um comentário