CARGA PESADA - As aventuras dos caminhoneiros Pedro e Bino, retratava a diversidade cultural do país

CARGA PESADA
Carga Pesada foi o título de uma série de televisão da Rede Globo que contava as aventuras de uma dupla de caminhoneiros na estrada, Pedro e Bino, interpretados por Antônio Fagundes e Stênio Garcia. A série foi exibida originalmente entre 22 de maio de 1979 e 2 de janeiro de 1981, e teve uma continuação de maior sucesso, estrelada pelos mesmos atores, exibida entre 29 de abril de 2003 e 7 de setembro de 2007. O carreteiro Carlos Santos foi contratado para ajudar os atores a interpretarem o papel de caminhoneiros e ajudar nas cenas de condução para as gravações.
CARGA PESADA

História

A ideia do seriado surgiu em 29 de março de 1978, data de exibição do Caso Especial "Jorge Um Brasileiro". Original de Osvaldo França Jr., contava a história de um caminhoneiro que transportava cargas pelo interior de Minas Gerais. Este especial tinha produção de Nilton Cupello, direção de Paulo José e supervisão de Ziembinski.
CARGA PESADA
A série era transmitida às terças-feiras no horário das 22 horas. A primeira versão da série, com um total de 54 episódios, tinha em sua equipe de criação Carlos Queiroz Telles, Gianfrancesco Guarnieri e Walter George Durst. A supervisão de texto era de Dias Gomes. Um programa de Daniel Filho e direção de Gonzaga Blota e Milton Gonçalves.
CARGA PESADA
A série voltou a ser exibida a partir do dia 29 de abril de 2003, nas noites de terça-feira, até 30 de setembro do mesmo ano. Porém, a partir de 16 de abril de 2004, foi remanejada para as noites de sexta-feira, sendo escrita por Walther Negrão, Ecila Pedroso e Mara Carvalho, com supervisão de texto e colaboração de Walcyr Carrasco. Os realizadores da versão atual fizeram questão de frisar à época do lançamento que não se trata de um remake, mas sim de uma continuação da versão anterior, duas décadas depois. Essa segunda versão do programa teve seu final anunciado em 2008, após o final da 5ª temporada, em 7 de setembro de 2007. O cancelamento foi causado pela agenda cheia dos atores principais, que estariam sendo usados em outros projetos da emissora. Apesar disso, o canal afirmou que o programa pode voltar
CARGA PESADA

Enredo 

 A partir das aventuras dos caminhoneiros Pedro (Antonio Fagundes) e Bino (Stênio Garcia), Carga Pesada retratava a diversidade cultural do país. Os dois compram em sociedade um dos mais caros e bem-equipados caminhões do mercado. Para pagar as prestações mensais do veículo, a dupla transporta cargas pesadas em longas viagens através de estradas de terra ou caminhos improvisados. Revezando-se ao volante, os dois enfrentam atoleiros, enchentes, dificuldades financeiras e assaltos. O seriado também abordava aspectos sociais, como a reforma agrária e o trabalho escravo no Brasil.
CARGA PESADA
Pedro é um aventureiro que se orgulha de não ter patrão e se anima com a dobradinha “mulher e diversão”. Passional, está sempre disposto a tomar o caminho mais drástico para a solução de um problema. Bino, ao contrário, é sensato e contemporizador. Na estrada, quando não está morrendo de saudades da mulher e dos filhos pequenos, tenta controlar os impulsos de Pedro e alertar o amigo para a realidade da vida, como as contas a pagar no final do mês. Embora vivam brigando por causa de suas diferenças, Pedro e Bino se amam como irmãos. São dois homens de grande caráter que se dedicam ao seu ofício e que, muitas vezes, arriscam a vida para ajudar o próximo.
CARGA PESADA

Curiosidades

 Em geral, cada episódio contava com a participação de 30 pessoas, e as gravações duravam em média três dias. Algumas cenas eram feitas nos estúdios Herbert Richers, no Rio de Janeiro, mas quase 90% dos episódios foram gravados em externas, muitas delas noturnas.
CARGA PESADA
Embora nas histórias Pedro e Bino viajassem por diferentes estados do Brasil, cada episódio era gravado em uma estrada do estado do Rio de Janeiro. Os autores faziam referências ao lugar onde se passava a trama por meio de indicações de caráter cultural e de comportamento. Percebe-se isso observando as várias vezes que eles paravam no posto Galop, na Rodovia Presidente Dutra - RJ, ou pelo relevo característico de morros, campos e serras peculiares.
CARGA PESADA
Nesse tempo, os atores tinham que se encarregar da direção de um caminhão de verdade, ficar de olho na estrada, lembrar-se do texto, além de ajudar a produção, segurando um refletor entre as pernas, enquanto um cinegrafista fazia as imagens pendurado do lado de fora do caminhão. Antonio Fagundes e Stênio Garcia costumavam brincar de inventar situações difíceis um para o outro nas ocasiões em que escreviam roteiros de Carga Pesada. Stênio Garcia lembra que, no episódio A Barricada, escreveu uma cena em que Pedro ficava preso com dois fugitivos da penitenciária dentro de um caixote cheio de cebolas, enquanto Bino, no volante do caminhão, tentava atravessar barreiras policiais.
CARGA PESADA
Para piorar, em determinado momento, os bandidos decidiam comer as cebolas do caixote, tornando os diálogos mais difíceis de serem encenados. Mais tarde, Antonio Fagundes deu o troco escrevendo uma história em que os dois caminhoneiros se viam atolados em um mangue, sem ter o que comer. Claro que coube a Bino a tarefa de entrar na lama para pescar caranguejos. O caminhão da primeira temporada, o Scania V8, passou anos "perdido", rodou para o Uruguai, esteve no porto de Santos e achou-se até que este tinha tombado. Mas foi encontrado e comprado em 2015 por entusiasta, que está reformando-o.
CARGA PESADA
A Rede Globo, em 2003, construiu com a Volkswagen Caminhões e Ônibus, o Proteus, um estúdio móvel onde os atores poderiam encenar, enquanto viajavam pelas estradas do Brasil. Nesse caminhão-estúdio, há duas cabines: uma de verdade, onde fica o motorista, e uma outra cenográfica, onde ficam Stênio Garcia e Antonio Fagundes, cercados por câmeras, tudo sobre um chassi de ônibus VW 17.240 OT. Inicialmente, o projeto contava com uma cabine d Titan Tractor VW 18.310. mas em 2006 recebeu uma cabine do Constellation 19-320 Tractor, conhecido como Bob esponja. FONTES: https://pt.wikipedia.org/wiki/Carga_Pesada
http://memoriaglobo.globo.com/programas/entretenimento/seriados/carga-pesada-1-versao.htm

                                                 Carga Pesada - Abertura - Temporada 1979

                                                     Primeira Abertura Carga Pesada (1979-1981)

                                     Carga Pesada 1979 Especial (Arapuca) episódio completo

                                                   Carga Pesada - Adeus Dequinha (1979)

                                                              Carga Pesada - A Santa (1979)

                                                     CARGA-PESADA-1979 A ENCHENTE

Comentários