A VIAGEM (1975)

A VIAGEM (1975)
A Viagem é uma telenovela brasileira, produzida pela Rede Tupi e exibida de 1º de outubro de 1975 a 27 de março de 1976, às 20 horas, em 141 capítulos. Escrita por Ivani Ribeiro, foi dirigida por Edson Braga e Atílio Riccó, com supervisão geral de Carlos Zara. Inspirada nos livros Nosso Lar e E a Vida Continua..., ambos psicografados pelo médium Chico Xavier.
A VIAGEM (1975)
Enredo
 Pego em flagrante num assalto, Alexandre mata o homem que o surpreende e tenta fugir. Porém, o irmão Raul e o cunhado Téo o entregam à polícia. Só sua irmã Diná é quem faz por onde defendê-lo. Vai procurar o renomado advogado, César Jordão, para que represente Alexandre, mas se depara com um homem revoltado e disposto a fazer de tudo para condenar o rapaz, uma vez que o morto era seu grande amigo. Assim sendo, Alexandre é condenado e, para não passar o resto da vida apodrecendo na cadeia, suicida-se, prometendo vingança "senão nessa vida, na outra".
A VIAGEM (1975)
Com o suicídio de Alexandre, o médico e amigo da família, Dr. Alberto Menezes, põe-se a tentar ajudar a mãe dele, Dona Izaura, e a todos da família, dada a tragédia. Alberto é apaixonado por Estela, outra filha de Izaura, que tem problemas com a filha adolescente Maria Lúcia, que criou sozinha já que o marido Ismael é um mau caráter que a abandonou. Raul, o irmão que denuncia Alexandre, vive um casamento mais que feliz com Andrezza e se dá muito bem com a sogra, Dona Guiomar. Diná é uma mulher bonita, charmosa, casada com um homem mais jovem, Téo, o que provoca crises de ciúme.
A VIAGEM (1975)
O Dr. César, com quem Diná passa a viver uma relação de ódio, culpando-o por tudo de ruim que aconteceu a seu irmão, é viúvo e pai de dois filhos, o jovem César Júnior e o garoto Dudu. Todavia, Alexandre, noutro plano, passa a atormentar a vida de todos, cumprindo o que prometera antes de morrer, como por exemplo: deixar Júnior, filho de César Jordão, drogado; e tornando Téo um marido violento. Seus principais alvos são o advogado, o irmão e o cunhado. Diná e César se apaixonam, bem como Téo e Lisa, antes namorada de Alexandre.
A VIAGEM (1975)
A única pessoa que se dá conta da negra influência maligna de Alexandre sobre os vivos é o Dr. Alberto, adepto do Espiritismo, que tenta fazer algo através de suas reuniões mediúnicas. Morre o advogado César e, depois, morre Diná. Eles se reencontram na colônia espiritual "Nosso Lar" e de lá, juntos, com seu amor capaz de superar todas as barreiras, tentam reverter a influência perversa de Alexandre, que está preso no "Vale das Sombras", sobre os seus entes queridos na Terra.
A VIAGEM (1975)
Elenco
Eva Wilma – Diná Veloso Altair Lima – César Jordão Ewerton de Castro – Alexandre Veloso Tony Ramos – Téo (Teófilo) Adriano Reys – Raul Veloso Rolando Boldrin – Alberto Rezende Irene Ravache – Estela Veloso Elaine Cristina – Lisa Joana Fomm – Andrezza Veloso Carminha Brandão – Guiomar Carmem Silva – Isaura Veloso Carlos Alberto Riccelli – César Jordão Júnior Lúcia Lambertini – Cidinha Abrahão Farc – Tibério Wilma de Aguiar – Fátima Dante Rui – Agenor Serafim Gonzalez – Ismael Suzy Camacho – Maria Lúcia Ricardo Blat – Hélio Ana Rosa – Carmem Haroldo Botta – Dudu Leonor Lambertini – Luísa
A VIAGEM (1975)
Francisco di Franco – Mauro Teresa Sodré – Nenê Yolanda Cardoso – Josefina Kadu Moliterno (com o nome de Carlos Eduardo) – Caíto Arnaldo Weiss – João Terry Winter – Rui Gervásio Marques – Queiroz Maria Viana – Edméa Carmem Marinho – Renata Oswaldo Mesquita – Duarte Oswaldo Campozana – Jurandir José Parisi Júnior – Lula Arnaldo José Pinto – Zeca Régis Monteiro – Zé Luís Anita Cousseiro – Maria Judy Teixeira – Francisca João Acaiabe – Damião Elza Maria – Zulmira Elizabeth Hasselbarth – Dolores e a menina Andréa Morales - Patrícia
A VIAGEM (1975)
Participações especiais 
Annamaria Dias – Verônica Jordão (do Nosso Lar, primeira mulher de César) Arlete Montenegro – Mariana (do Nosso Lar) Carlos Augusto Strazzer – Sombra Cláudio Correia e Castro – Conselheiro Daniel (do Nosso Lar) Clemente Viscaíno Cuberos Neto – Desconhecido Elisa D´Agostino Eudósia Acuña – Natália (do Nosso Lar) Guilherme Corrêa – advogado de defesa no julgamento de Alexandre Jack Militello Kate Hansen – Carlota (do Nosso Lar, dama do Brasil Colonial 2) Luís Américo Luiz Antônio Piva – Dr. Tobias Márcia Maria – Carlota (do Nosso Lar, dama do Brasil Colonial 1) Neusa Borges – do Nosso lar, escrava de Carlota Régis Monteiro – Zé Luiz (do Nosso Lar) Ricardo Dias – Tião Dedo-Mole Rildo Gonçalves – promotor no julgamento de Alexandre Rogaciano de Freitas – Germano (do Nosso Lar) Rúbens Pignatari Sérgio Galvão Silvio Rocha – Lourenço (do Nosso Lar)
A VIAGEM (1975)
Teo (Tony Ramos), Dinah (Eva Wilma),
 Isaura (Carmem Silva), Raul (Adriano Reys) e
 Rolando Boldrin era Alberto
Curiosidades
A novela tratou da vida após a morte, baseando-se no Espiritismo, a filosofia de Allan Kardec (1804-1869). A autora, Ivani Ribeiro, usou de sua história e personagens para apresentar detalhes da doutrina kardecista. Foram levantadas todas as dimensões da crença, desde o preconceito dos leigos até estudos científicos. Também a comunicação entre vivos e mortos através da mediunidade, espíritos encarnados e desencarnados, possessões, crendices populares, etc.
A VIAGEM (1975)
As irmãs Diná e Estela (Eva Wilma e Irene Ravache)



As irmãs Diná e Estela (Eva Wilma e Irene Ravache), por exemplo, pressentiam quando estavam próximas uma da outra. Tibério (Abrahão Farc) conversava com um espírito amigo que ficava todo o tempo a seu lado. Dona Cidinha (Lúcia Lambertini) era uma mulher do povo, supersticiosa e cheia de crendices. Dona Guiomar, Téo e Júnior (Carminha Brandão, Tony Ramos e Carlos Alberto Riccelli) sofriam a possessão do espírito maligno de Alexandre (Ewerton de Castro). O Dr. Alberto (Rolando Boldrin) era um sensitivo que fazia reuniões e rezava pela alma atormentada de Alexandre.
A VIAGEM (1975)
Elaine Cristina – Lisa
Francisco di Franco – Mauro

Ivani Ribeiro baseou-se nos livros E a Vida Continua e Nosso Lar ditados pelo espírito de André Luiz a Chico Xavier (1910-2002). Também teve a colaboração do professor Herculano Pires (1914-1979), considerado um dos maiores escritores e estudiosos da doutrina kardecista. A princípio, a autora pensou em adaptar um livro de Chico Xavier. Mas foi o próprio Chico que sugeriu a Ivani que ela desenvolvesse uma trama que abordasse o tema. (*) A Tupi teve dificuldades em encontrar uma igreja para realizar o casamento entre Téo e Lisa (Tony Ramos e Elaine Cristina). Na época, a Cúria Metropolitana baixou uma ordem negando qualquer colaboração com a novela, alegando que a história se voltava contra os princípios católicos. (*) Último trabalho de Lúcia Lambertini, que faleceu em 23/08/1976, poucos meses após a finalização da novela. Em A Viagem, Lúcia viveu a engraçada Dona Cidinha, um tipo que caiu no gosto popular com o bordão “fala a verdade!”.
A VIAGEM (1975)
A Viagem foi a última novela de Ivani Ribeiro como contratada da TV Tupi. Em 1976, a autora assinou com os Estúdios Silvio Santos e escreveu O Espantalho (exibida nas TVs Record e Tupi). Seu contrato com o “homem do Baú” terminou no final de 1979, quando Ivani migrou para a Bandeirantes. Apesar de um contrato com Silvio Santos, Ivani foi “emprestada” à Tupi entre 1977 e 1979, e escreveu duas novelas para a emissora: O Profeta e Aritana.
A VIAGEM (1975)
Trilha sonora 
Nacional
"Moça criança" – Agepê – Tema de Estela
 "Ganhar e perder" – Adriana "Noche de ronda" – Gregório Barrios
 "Assim, tudo está bem" – Gilbert "Tenho" – Wilson Miranda
"Beco sem saída" – Sílvio Caldas "Pecado" – Gregório Barrios
 "Carta de alforria" – Luiz Américo "Triste adeus" – Gilbert
"Se você vai" – Márcio Prado "Pulsars" – Kate Lyra "Tema R" – Aloísio
A VIAGEM (1975)
Internacional
"Tornado" – Original Cast
"The Wiz" "Goodbye my love, goodbye (Vocal version)" – Danny Stinger
 "Io ti propongo (Proposta)" – Iva Zanicchi
 "You won't have to tell me goodbye" – Blue Magic
 "Sans amour" – Gilbert "Peccato d'amore" – Tommy Cooper and The Supersound Crew
 "Noi innamorati… d'improvviso" – Fred Bongusto
"Just as soon as the feeling's over" – Margie Joseph
"Just like yesterday" – Sebastian
 "I love you (Natalie)" – Rosemary "Ammazzate oh!" – Luciano Rossi "Paopop" – Enrico Intra
                              Abertura da Novela ''A Viagem'' Tv Tupi 1975 CEDOC Tv Tupi


                                               A VIAGEM - Novela da TV Tupi (1975)


                                                     A VIAGEM (1975) A morte de Diná


                                                A VIAGEM - Novela da TV Tupi (Capítulo 055)

Comentários