JEANNIE É UM GÊNIO

JEANNIE É UM GÊNIO
Jeannie é um Gênio (em inglês, I Dream Of Jeannie) é uma série de televisão norte-americana de fantasia estrelada por Barbara Eden como um gênio de 2.000 anos de idadee Larry Hagman como um astronauta que se torna seu mestre, com quem ela se apaixona e acaba se casando. Produzido pela Screen Gems , o programa foi ao ar desde 18 de setembro de 1965 a 26 de maio de 1970, com novos episódios, e até setembro de 1970, com repetições de temporada, na NBC . O show durou cinco temporadas e produziu 139 episódios.
JEANNIE É UM GÊNIO
Enredo
 O então Major Anthony Nelson, piloto da Força Aérea Americana e depois astronauta da NASA, cai acidentalmente numa ilha, onde encontra uma misteriosa garrafa. Ao abri-la, descobre que esta era a morada de uma bela moça chamada Jeannie, que é um gênio das histórias das Mil e Uma Noites, com incríveis poderes e que o chama de "amo". O piloto a liberta, mas a moça se apaixona por ele e o acompanha até sua casa nos Estados Unidos, onde passa a tumultuar a vida do pobre homem e do Dr. Bellows, médico e psiquiatra que acompanha Nelson e tenta descobrir a causa das coisas estranhas que passam a acontecer quando ele está por perto, mas sempre é convencido de que o louco é ele e não o piloto.

JEANNIE É UM GÊNIO
 O melhor amigo de Nelson, o atrapalhado e metido a Don Juan Roger Healey, acaba por descobrir o segredo da garrafa ao tentar namorar Jeannie quando a conhece na forma de uma moça comum. Embora tente sempre aproveitar os poderes do gênio e até conquistar suas atenções amorosas, Healey se mantém fiel a Nelson durante a série e guarda o segredo do amigo, e até tenta ajudá-lo a sair das enrascadas em que Jeannie o envolve, o que quase nunca consegue.
JEANNIE É UM GÊNIO
Quando Nelson não se vê envolvido nas confusões de Jeannie, sofre com todo o tipo de invasão de parentes, amigos e até animais de estimação de Jeannie (um cão invisível que odeia uniformes), todos com poderes mágicos. O depois Major Nelson acaba se rendendo aos encantos de Jeannie e se casa com ela, fato geralmente apontado como o que levou ao fim da série.
JEANNIE É UM GÊNIO
História de sua exibição no Brasil
A série foi exibida primeiramente em 1966, pela TV Paulista, na época braço da Rede Globo em São Paulo e, ao contrário do que ocorreu nos Estados Unidos, foi um grande sucesso (primeira temporada).
 Em 1968, a série foi adquirida pela Rede Excelsior, que tratou de providenciar a segunda temporada. Larry Hagman foi entrevistado em sua vinda ao Brasil e se assustou com a sofisticada produção da novela A Muralha.
 Com a falência da Excelsior, a série foi para a Rede Record, onde também foram exibidas a terceira, quarta e quinta temporadas inéditas.
JEANNIE É UM GÊNIO
Foi reprisada em várias emissoras, como a Band, Rede Tupi e a própria Rede Record.
 Com a chegada da TV em cores, os episódios da primeira temporada (que haviam sido gravados em preto e branco nos Estados Unidos), foram retirados do ar. Em 1996, a série retorna na TV por assinatura, pelo canal Warner Channel; a surpresa é a dublagem original preservada. Episódios da primeira temporada em preto e branco também aparecem, alterando a exibição com os coloridos das outras temporadas. Poucos episódios foram exibidos legendados, devido a danificação da dublagem original destes episódios. Ficou no ar até 1998.
JEANNIE É UM GÊNIO
A série retorna em 1999, na inauguração da RedeTV!, em pleno horário nobre, e com audiência que surpreende os diretores da emissora. Com isso, em 2001, a rede anuncia uma surpresa: a primeira temporada voltava ao ar, agora colorida por computador. E com a dublagem original. Saiu do ar em 2002, retornando em 2004 pela Rede 21, com exibições que variaram entre diárias e apenas duas vezes por semana.
 A série também é exibida pela TV Assembleia (Piauí), canal público da Assembleia Legislativa do Piauí. Atualmente é exibida pela Rede Brasil de Televisão e pela TV Diário.
JEANNIE É UM GÊNIO
Produção 
Embora a série fosse ambientada em Cape Kennedy, na Flórida , e Nelson morasse em 1020 Palm Drive na vizinha Cocoa Beach , locais na Califórnia foram usados ​​no lugar daqueles na Flórida. O exterior do prédio onde ele e Healey tinham escritórios era na verdade o prédio principal do Centro de Pesquisa de Vôo Dryden, na Base Aérea de Edwards , ao norte de Los Angeles. "Se você olhar para alguns desses antigos, ele deveria ser filmado em Cocoa Beach, mas no fundo você tem montanhas - as Hollywood Hills", disse Bill Daily. Na verdade, a casa do major Nelson foi filmada no Warner Ranch, em Burbank (na rua Blondie). Muitos exteriores foram filmados nesta instalação. As filmagens internas foram feitas no Sunset Gower Studios (o estúdio original da Columbia Pictures ) em Hollywood.
JEANNIE É UM GÊNIO
 Quando o elenco foi aberto para o papel de Jeannie, o produtor Sidney Sheldon não conseguiu encontrar uma atriz que pudesse interpretar o papel do jeito que ele havia escrito. Ele tinha uma regra específica: ele não queria um gênio loiro, porque a semelhança com a bruxa loira em Bewitched seria demais. No entanto, depois de muitas audições sem sucesso, ele ligou para o agente de Barbara Eden. Elenco
JEANNIE É UM GÊNIO
Barbara Eden - Jeannie
JEANNIE É UM GÊNIO
Larry Hagman - Major Anthony Nelson
JEANNIE É UM GÊNIO
Bill Daily - Major Roger Healey
JEANNIE É UM GÊNIO
Hayden Rorke - Dr. Bellows
JEANNIE É UM GÊNIO
Emmaline Henry - Amanda Bellows
JEANNIE É UM GÊNIO
Barton MacLaine - General Peterson
JEANNIE É UM GÊNIO
Vinton Hayworth - General Shaeffer
JEANNIE É UM GÊNIO
Sequência de abertura 
Os primeiros episódios após o piloto (episódios dois a oito) usaram uma abertura expositiva não animada narrada por Paul Frees.; A narração menciona que Nelson viveu em "uma cidade mítica" chamada Cocoa Beach em "um estado mítico chamado Florida". Os episódios restantes daquela primeira temporada apresentavam uma seqüência animada que foi refeita e expandida na segunda temporada, quando o show mudou de preto e branco para colorido.
JEANNIE É UM GÊNIO
Esta nova sequência, usada da 2ª a 5ª temporada, apresentou uma recontagem da reunião inicial no episódio piloto, com a cápsula espacial do Capitão Nelson caindo na praia, e Jeannie dançando fora de sua garrafa (modificada para refletir sua nova decoração) e então beijando Nelson antes que a mamadeira a chupe de volta no final. Ambas as versões originais da sequência de abertura animada do show foram feitas pelo animador Friz Freleng .
JEANNIE É UM GÊNIO
Música tema 
A música tema da primeira temporada foi uma valsa instrumental de jazz escrita por Richard Wess. Eventualmente, Sidney Sheldon ficou insatisfeito com o tema e a partitura musical de Wess. Da segunda temporada em diante, foi substituído por um novo tema intitulado "Jeannie", composto por Hugo Montenegro com letras de Buddy Kaye . Os episódios 20 e 25 usaram um final regravado de "Jeannie" para os créditos finais com novos e mais longos rompimentos de bateria e um riff de fechamento diferente. As letras nunca foram usadas no show. Os compositores Gerry Goffin e Carole King escreveram um tema chamado "Jeannie" para Sidney Sheldon antes do início da série, mas ele não foi usado.
JEANNIE É UM GÊNIO
A garrafa
A icônica garrafa de Jeannie não foi criada para o show. A garrafa real era um decantador de licor de Natal especial 1964 Jim Beam contendo uísque bourbon "Beam's Choice" . Foi projetado por Roy Kramer para a Wheaton Bottle Company. Durante anos, Sidney Sheldon recebeu um presente e achou que seria um design perfeito para a série. Várias pessoas do departamento de arte da Screen Gems também merecem crédito por encontrar a garrafa. Fortes evidências, no entanto, indicam que o diretor da primeira temporada, Gene Nelson, viu um em uma loja de bebidas e comprou-o, levando-o para Sheldon.
FONTES:https://pt.wikipedia.org/wiki/I_Dream_of_Jeannie
https://en.wikipedia.org/wiki/I_Dream_of_Jeannie

                                                      Jeannie e um gênio (abertura).mpg

                                Abertura - Jeannie é um Gênio (I Dream of Jeannie) (1965)


Comentários