O REI LEÃO

O REI LEÃO
O Rei Leão é um filme musical animado de 1994produzido pela Walt Disney Feature Animation e lançado pela Walt Disney Pictures . É o 32º filme de animação da Disney e o quinto filme de animação produzido durante um período conhecido como o Renascimento da Disney . O Rei Leão foi dirigido por Roger Allers e Rob Minkoff , produzido por Don Hahn , e tem um roteiro creditado a Irene Mecchi , Jonathan Roberts e Linda Woolverton .
O REI LEÃO
Suas canções originais foram escritas pelo compositor Elton John e letrista Tim Rice , com uma partitura de Hans Zimmer . O filme apresenta um elenco de voz que inclui Matthew Broderick , James Earl Jones , Jeremy Irons , Jonathan Taylor Thomas , Moira Kelly , Nathan Lane , Ernie Sabella , Rowan Atkinson , Robert Guillaume , Madge Sinclair , Whoopi Goldberg , Cheech Marin e Jim Cummings. . A história se passa em um reino de leões na Áfricae foi influenciado por William Shakespeare 's Hamlet .
O REI LEÃO

Sucesso 

O Rei Leão foi lançado em 15 de junho de 1994 e foi aclamado pela crítica e público, que elogiou o filme pela sua música, enredo e animação, ganhando dentre os vários prêmios, o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original (Hans Zimmer) e Melhor Canção Original ("Can You Feel the Love Tonight", de Elton John e Tim Rice), e o Globo de Ouro de Melhor Filme Comédia ou Musical.
O REI LEÃO

Bilheteria

 O filme saiu de cartaz como a maior bilheteria de 1994 e foi a segunda maior bilheteria de todos os tempos, perdendo apenas para Jurassic Park. Após o re-lançamento em 3D em 2011, O Rei Leão chegou a 987 milhões de dólares em bilheterias ao redor do mundo, tornando-se a animação desenhada à mão de maior bilheteria da história. Atualmente é a trigésima maior bilheteria da história. O sucesso levou a uma adaptação teatral na Broadway que está em cartaz desde 1997, duas sequências diretamente em vídeo, O Rei Leão 2 e O Rei Leão 3, e duas séries telesivas, Timão e Pumba e A Guarda do Leão.
O REI LEÃO

Enredo

 O Rei Leão conta a história de Simba , um jovem leão que sucederá seu pai, Mufasa, como Rei das Terras do Orgulho; no entanto, após o tio de Simba, Scar (o irmão mais novo ciumento de Mufasa), mafioso Mufasa, Simba é manipulado em pensar que ele era responsável e foge para o exílio . Após a maturação vivendo com dois perdizes , Simba recebe uma perspectiva valiosa de seu amigo de infância, Nala , e seu xamã , Rafiki, antes de voltar para desafiar Scar a fim de acabar com sua tirania e tomar seu lugar no Círculo da Vida como o legítimo Rei.
O REI LEÃO

Elenco 

 Matthew Broderick como Simba: Filho de Mufasa e Sarabi. Um príncipe leão, que quando filhote foi acusado de matar seu pai por Scar, o que lhe deixou grandes traumas e o fez realizar um auto-exílio induzido por Scar. É o rei legitimo das Terras do Reino. No Brasil, Garcia Júnior.
O REI LEÃO
James Earl Jones como Mufasa: O rei das Terras do Reino, pai de Simba. É irmão do sagaz e sádico Scar, o qual é um obstáculo em seu caminho, planejando tomar seu reino. É morto por Scar.
O REI LEÃO
Jeremy Irons como Scar: Irmão de Mufasa. Invejoso do seu irmão, sonha em tomar seu lugar como Rei; com ajuda das hienas, mata Mufasa e expulsa Simba das Terras do Reino, se tornando rei. No Brasil, Jorgeh Ramos.
O REI LEÃO
Madge Sinclair como Sarabi: Esposa de Mufasa e mãe de Simba.
O REI LEÃO
Moira Kelly como Nala: É a melhor amiga de Simba quando os dois são filhotes. Ela reencontra Simba anos depois, e acabam se apaixonando.
O REI LEÃO
Rowan Atkinson como Zazu: Um cômico calau mordomo, ajudante e conselheiro real de Mufasa. Tenta manter uma pose rígida e crítica, mas seu jeito desajeitado acaba o deixando engraçado. Depois da morte de Mufasa e da ascensão de Scar ao trono, Zazu passa a ser escravo pessoal de Scar.
O REI LEÃO
Ernie Sabella como Pumba: Um atrapalhado e faminto javali de grande coração que ajuda Simba enquanto pequeno e melhor amigo de Timão. Junto com Timão apresentam o estilo de vida despreocupado, Hakuna Matata, para Simba. Ele e Timão são insetívoros, sendo assim loucos por insetos. No Brasil, Mauro Ramos.
O REI LEÃO
Nathan Lane como Timão: Um cômico suricate de bom coração que junto a Pumba, ajuda Simba na infância. Junto com Pumba apresentam o estilo de vida despreocupado, Hakuna Matata, para Simba. Melhor amigo do javali Pumba.
O REI LEÃO
Robert Guillaume como Rafiki: O sábio mandril responsável pelo batismo de Simba e também por abrir os olhos de Simba em relação ao seu passado. No Brasil, Pietro Mário.
O REI LEÃO
Whoopi Goldberg, Cheech Marin e Jim Cummings como Shenzi, Banzai e Ed: Hienas, que tem como moradia o exílio do reino, se juntam a Scar para matar Mufasa e Simba, e assim tomar as Terras do Reino.
O REI LEÃO
Zoe Leader como Sarafina: Mãe de Nala e a irmã de Sarabi.

FONTES: https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Rei_Le%C3%A3o
https://en.wikipedia.org/wiki/The_Lion_King

                                                      O Rei Leão (Trailer Dublado) HD

Comentários