LOCOMOTIVAS

LOCOMOTIVAS
Locomotivas foi uma telenovela brasileira que foi produzida e exibida pela Rede Globo às 19 horas, entre 28 de fevereiro e 10 de setembro de 1977 em 167 capítulos. Escrita por Cassiano Gabus Mendes e dirigida por Régis Cardoso , foi a primeira novela gravada totalmente em cores do seu horário 7 , substituindo Estúpido Cupido e sendo substituída por Sem Lenço, sem Documento. Foi a 19ª "novela das sete" da emissora. Reapresentada em quatro ocasiões: entre 17 de janeiro e 19 de setembro de 1978 às 14 horas; num compacto de uma hora e meia no Festival 15 anos da TV Globo, em 25 de março de 1980 apresentado por Eva Todor; entre 17 de novembro de 1986 e 14 de fevereiro de 1987 às 18 horas, por causa de um problema com o sindicato dos artistas na época que atrasaram em três meses a produção da novela das seis Direito de Amar ; e no Vídeo Show, dentro do quadro Novelão num compacto de 5 capítulos entre 18 e 22 de março de 2013.
LOCOMOTIVAS
ELENCO
 Ator Personagem
 Eva Todor Maria Josefina Cabral (Kiki Blanche) Walmor Chagas Fábio Almeida
 Aracy Balabanian Milena Cabral
 Lucélia Santos Fernanda Cabral
Dennis Carvalho Netinho
Elizângela Patrícia Mello
 Ilka Soares Celeste
Rogério Fróes Sérgio Mello
Miriam Pires Margarida
João Carlos Barroso Paulo Cabral
 Thaís de Andrade Renata Cabral
 Tony Correia Alberto César Machado (Machadinho)
 Maria Cristina Nunes Graça (Gracinha)
 Terezinha Sodré Lourdes (Lurdinha)
 Roberto Pirillo Cássio
Suzy Arruda Mirtes Mello
Hélio Souto Zé Tião
Lady Francisco Carla Lambrini
 Isaac Bardavid Víctor
Eloísa Mafalda Joana
Célia Biar Sílvia Almeida
 Gilberto Martinho Gervásio Lambrini Carmem Silva Adelaide Cabral Oswaldo Louzada Francisco (Chico Rico) Joséphine Hélene Zulmira Edson Silva Marco Aurélio Miriam Fischer Lia Almeida Gisela Rocha Regina Cabral
LOCOMOTIVAS
Curiosidades
Locomotivas foi uma deliciosa e charmosa telenovela que solidificaria o estilo marcante de Cassiano Gabus Mendes. Um sucesso recordista de audiência no horário . Cassiano Gabus Mendes escreveu a novela inspirado em vedetes famosas como Virgínia Lane, Mara Rúbia, Nélia Paula e Carmem Verônica . “A Rede Tupi mudou a novela Éramos Seis para as sete e meia da noite. Assim você não perde as Locomotivas”. Esse foi o surpreendente anúncio que a TV Tupi publicou nos jornais de 14 de agosto de 1977, reconhecendo os imbatíveis índices de audiência da novela da TV Globo .
LOCOMOTIVAS
A abertura de Locomotivas não tinha nenhum efeito especial mas marcou época: a modelo Maria Mônica Saboya era maquiada e penteada ao som de Maria Fumaça, da Banda Black Rio. Ao final, ela levantava e dava um soco na câmera com uma luva de boxe vermelha. Pelo sucesso da abertura, a modelo fez uma participação especial como ela mesma no penúltimo capítulo da trama .
LOCOMOTIVAS
O primeiro título pensado para a novela foi As Raposas mas permaneceu Locomotivas. Tanto raposa quanto locomotiva - e até mesmo pantera - eram gírias da época para mulher bonita, sensual e poderosa, fazendo uma clara alusão ao belo elenco feminino da trama. E a alusão também se fazia presente no logotipo da novela: criado por Hans Donner, consistia no título Locomotivas escrito num quadril feminino, com o V da palavra na parte de baixo do biquíni - ousado até nos dias de hoje .
LOCOMOTIVAS
Estreia de Eva Todor na TV Globo, vivendo a ex-vedete Kiki Blanche, um dos seus personagens mais marcantes na televisão brasileira. Segundo a atriz, a personagem fez tanto sucesso que, na época, surgiram inúmeros salões de beleza com o nome Kiki Blanche. Eva Todor também se recorda da vez em que uma jovem, vinda da Bahia, a procurou na porta da emissora.
LOCOMOTIVAS
Depois de muito insistir, conseguiu falar com a atriz: ela queria ser adotada por Eva, que, na trama, tinha diversos filhos de criação. A convite da autora Maria Adelaide Amaral, Kiki Blanche foi revivida por Eva Todor mais de 30 anos depois, numa participação especial na segunda versão de Ti-Ti-Ti, exibida em 2010 .
LOCOMOTIVAS
Após seu sucesso como a protagonista de Escrava Isaura, Lucélia Santos foi convocada para atuar em Locomotivas pelo diretor Régis Cardoso que havia separado para ela o papel de Patrícia Mello, uma mocinha romântica e insegura, e para Elizângela, a temperamental Fernanda. Porém, Lucélia pediu para fazer a troca das personagens. Assim, pouco mais de um mês do término de Escrava Isaura, a atriz surpreendeu o público e a crítica especializada com o salto de uma personagem submissa (Isaura) para uma personagem rebelde (Fernanda) .
LOCOMOTIVAS
No último mês da novela, Dennis Carvalho – que se destacou no papel de Netinho – pediu a Régis Cardoso para dirigir algumas cenas. Foi a primeira experiência do ator atrás das câmeras na TV Globo. Dennis se saiu bem na nova função, e, a partir de então, o próprio Régis e Daniel Filho passaram a chamá-lo para dirigir outras tramas4 . A mochila a tiracolo usada pela Fernanda, personagem de Lucélia Santos, e os penteados, macacões e sapatos de acrílico das atrizes viraram moda durante a exibição da novela4 7 . O texto de Locomotivas foi exportado para o Chile e adaptado em 1988 pela TVN com o título Bellas y audaces, onde também fez grande sucesso.

                         "Locomotivas" - Chamadas Originais de Estréia (TV Globo, 1977)

                                                      Locomotivas ultimo capitulo (trecho)

                                                   Locomotivas (1977) - último capítulo







Comentários