Sua produção se iniciou em novembro de 1983 e se encerrou em 1995 |
O nome, "Chevy 500" faz uma alusão a capacidade de carga de 500 kg |
A GM respondeu ao segmento de pick-up, que nasceu no início dos anos 80, lançando no Brasil em Novembro de 1983 a Chevy 500, como uma resposta a Volkswagen Saveiro, Fiat City e Ford Pampa, sendo a última a líder do segmento por quase todos anos 80. O nome, "Chevy 500" faz uma alusão a capacidade de carga de 500 kg que ela poderia levar em sua caçamba no Brasil. Entre as rivais, era a única a contar com tração traseira, que ajuda (e muito) quando a picape está carregada, além de ter uma boa condição em terrenos acidentados, como lama ou de difícil travessia. Porém o assoalho baixo fazia com que a caçamba perdesse um pouco da capacidade cúbica, ao trazer uma altura de apenas 43 centímetros.
Em 1987 a Chevrolet dava um retoque no visual da Chevy 500, que ganhava nova grade dianteira, para-choque dianteiro e traseiro novos, além de adesivos nas laterais |
A motorização era a 1.6 8v que desenvolvia 75 cv de potência com álcool, com torque de 12,6 kgfm de força e 73 cv de potência com gasolina, com torque de 12,3 kgfm de força e câmbio manual de 5 marchas. O consumo médio era de 8,1 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada, fazendo o 0 a 100 km/h em 15,8 segundos e com velocidade máxima de 143 km/h. O motor era suficiente para impulsionar os 958 kg. Suas dimensões eram: Comprimento 4,18 m, largura 1,57 m, altura 1,33 m, entre-eixos 2,39 m. As versões da Chevy 500 eram a SE e SL, sendo que a última era a mais equipada e trazia ripas de madeira na caçamba e detalhes cromados.
Em 1987 a Chevy 500 conquistava a liderança do segmento |
A Chevy 500 mostrava-se confiável e robusta |
Entre os itens de série, a Chevy 500 trazia vidros verdes, bancos reclináveis com apoio de cabeça, vidro traseiro corrediço, temporizador e lavador de pára-brisa, retrovisores com controle interno, faixas laterais coloridas, pneus cidade e campo, faróis halógenos, embreagem eletromagnética do ventilador, alarme antifurto e grade protetora do vidro traseiro. Na versão mais básica, podendo ainda ser equipada com cintos de três pontos, desembaçador com ar quente, ar-condicionado, pintura metálica e até mesmo o câmbio automático automático de 3 velocidades, se tornando a primeira picape compacta a trazer câmbio automático, em 1987, também. Não fez muito sucesso e deixou de ser produzida em 1990, junto ao Chevette.
Com a chegada da Fiat Fiorino, mais moderna, as rivais começavam a ficar mais velhas no início dos anos 90. O Chevette já tinha saído de linha em Novembro de 1993 e a Chevy 500 era a última da família a continuar a ser fabricada em Mogi das Cruzes (SP). Desde 1991 era vendida em versão única, a DL, mas em 1993 ganhou uma série especial chamada de Camping, onde trazia pequenos detalhes e adesivos laterais com a inscrição da série especial. Além de ser o último modelo da família Chevette a ser descontinuado, a Chevy 500 mostrava-se confiável e robusta, mas já cansada e com pouca capacidade de carga.
Esse carro possui um ótimo custo benefício, muitas das peças são baratas encontradas facilmente. |
Hoje é pouco comum ver Chevy 500 nas ruas, uma vez que foram produzidas pouco mais de uma década, sendo sucateadas ao longo dos anos por apreensão de veículo, colisões, perda total, mau uso e cuidados, devido grande problema de corrosão do assoalho, próximo à cabine. Local muito crítico, que, se não realizar inspeção, limpeza periódica, obstrui os dutos de saída de água. Fora também, pelo uso abusivo dos donos, por ser uma caminhonete de tração, compromentendo seriamente a estrutura do carro. Outros, por sua vez, possuem apreço e conservação do modelo, mantendo-o original ou equipando com motorização potente e acessórios. Encontram-se muitas caminhonetes em interiores, roças, etc., pois os donos utilizam o carro simplesmente pela tração traseira, em terrenos lamacentos e de difícil acesso. Também muito utilizados por pessoas de baixa renda, que acabam colocando em trabalho duro, infelizmente chegando até o fim da vida útil do carro, ficando inviável restauração. Esse carro possui um ótimo custo benefício, muitas das peças são baratas encontradas facilmente.
Curiosidades
Dentre várias versões, itens de acabamentos, tipos de tecidos nos bancos, coloração de interiores, carburação e potência do motor, existe a Chevy 500 Furgão, modelo extremamente raríssmo, que foi lançado como opcional de fábrica nos anos 1984 até 1986. Se trata da mesma caminhonete, porém é retirado a tampa traseira e grade do vigia, instalando a capota com portas. Muitas pessoas não sabem que existiu essa versão/modelo.
FONTE:https://pt.wikipedia.org/wiki/Chevrolet_Chevy_500
Comentários
Postar um comentário