KICHUTE

KICHUTE
Com o slogan "Kichute, calce esta força"
 teve seu ápice entre os anos de 1978 e 1985
Kichute é um calçado, misto de tênis e chuteira, produzido no Brasil desde a década de 1970 pela Alpargatas. Com o slogan "Kichute, calce esta força" teve seu ápice entre os anos de 1978 e 1985, quando suas vendas ultrapassaram 9 milhões de pares anuais. Feito de lona e solado com cravos de borracha, todo ele preto, virou mania entre os meninos, pois era usado tanto para ir à escola quanto para a prática do futebol, ainda mais depois da conquista do Brasil da Copa do Mundo de 1970.
KICHUTE
Devido ao seu grande cadarço, era comum entrelaçá-lo na canela antes de amarrá-lo, ou mesmo dar voltas nele próprio, passando pelo solado. O produto foi lançado em 15 de junho de 1970, aproveitando o advento da Copa do Mundo do México Foram lançadas bolas de futebol de salão e de campo com a marca Kichute.
KICHUTE
A Alpargatas investia pesado em publicidade. Em uma das campanhas de TV, ninguém menos que o craque Zico foi contratado como garoto-propaganda. Devido ao sucesso e popularidade, a empresa chegou a lançar produtos complementares à marca Kichute, como as bolas de futebol de campo e de salão. E ainda, graças à sua durabilidade, a prefeitura de São Paulo instituiu, nos anos 90, o Kichute como parte do uniforme oficial dos garis da cidade.Com a entrada de modelos importados de tênis, suas vendas despencaram, mas o Kichute nunca deixou de ser produzido principalmente devido ao revival dos anos de 1970 e 1980 na moda.
KICHUTE
Em 2002, já em seus últimos suspiros, o Kichute foi usado como parte dos desfiles de moda do renomado estilista Alexandre Herchcovitch.
KICHUTE
Hoje em dia, apesar de o Kichute não ser mais fabricado,
 ainda é possível encontrar alguns exemplares à venda
no Mercado Livre e outros sites semelhantes
Em Novembro de 2009 estreava nos cinemas o filme “Meninos de Kichute”, adaptação cinematográfica do livro homônimo de Márcio Américo, e que foi inspirado neste calçado. O longa ganhou o "Prêmio Juri Popular" de Melhor Filme Brasileiro na 34° Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em novembro de 2010, na sua unica exibição pública. Hoje em dia, apesar de o Kichute não ser mais fabricado, ainda é possível encontrar alguns exemplares à venda no Mercado Livre e outros sites semelhantes, certamente procurados pelos garotos daquela época que agora têm mais de 40 anos – e que querem manter vivas as memórias de um símbolo que marcou uma geração.
FONTES:https://pt.wikipedia.org/wiki/Kichute
https://vejasp.abril.com.br/blog/memoria/a-historia-do-calcado-kichute-o-calcado-de-toda-uma-geracao/
                                                Propaganda do tenis Kichute com Zico - anos 80

                                                Comercial da Kichute com Galvão Bueno (1982)

                                                    Propaganda raríssima do kichute anos 80

Comentários