MATÉRIA PRIMA

MATÉRIA PRIMA
No dia 18 de junho de 1990, entrava no ar pela TV Cultura o programa Matéria Prima. Apresentada por Serginho Groisman, a atração fez história na televisão brasileira, mesmo tendo ficado apenas um ano no ar. Isso porque foi com o Matéria Prima que Serginho inaugurou o formato que o consagrou, e que mantém até os dias de hoje com o Altas Horas, da Globo.
MATÉRIA PRIMA
O grande mérito do Matéria Prima era a valorização da plateia formada por adolescentes, que interagia com o programa o tempo inteiro. No palco, Serginho recebia todo o tipo de personalidade, do pop ao segmentado, e todos eram sabatinados pelas perguntas da plateia. Como o apresentador sempre repetiu, a ideia de ter uma plateia formada por adolescentes acontece em razão de ser nesta fase da vida em que as pessoas têm “menos filtros” e, por isso, estão dispostos a fazer qualquer tipo de questão. Matéria Prima também era um espaço musical democrático. No palco de Serginho Groisman cabia tanto músicos populares quanto lançamentos, e todos sempre com o mesmo espaço. A ideia sempre foi manter uma arena de ideias, com espaço para entrevistas, música e informações em geral. Matéria Prima, assim, não era um programa totalmente para adolescentes, mas sim um programa de espírito jovem, que respeitava o seu público e seus convidados. E o formato funcionou porque tinha Serginho à frente, um apresentador que sabe respeitar o seu público, conseguindo informar e divertir sem ser chato ou pedante.
MATÉRIA PRIMA
A atração deu tão certo que chamou a atenção de Silvio Santos, que queria levar para o SBT nomes e programas que agregassem prestígio à sua grade de programação. Assim, Serginho Groisman foi contratado pelo SBT no ano de 1991, levando aos finais de tarde da emissora uma atração nos mesmos moldes do Matéria Prima. Nascia o Programa Livre.
FONTE:https://observatoriodatelevisao.bol.uol.com.br/historia-da-tv/2017/06/ha-27-anos-estreava-materia-prima-o-avo-do-altas-horas


                                           
                                             Melhores momentos do Programa Materia Prima

                                                 Plebe Rude - Programa Materia Prima - 1991

                          Dr. Enéas - Matéria Prima (1990) - TV Cultura - Serginho Groisman

                                              Ultraje a Rigor - [1990] Matéria Prima - TV Cultura

Comentários