BICICLETAS BRANDANI

BICICLETAS BRANDANI
A bicicleta Brandani surgiu em 1974, quando um dos quatro sócios da fábrica ribeirão-pretana, Sérgio Brandani, foi ao Japão em viagem oferecida pela Yamaha, e viu por lá o início do planejamento da bicicleta. Mas a Brandani conseguiu lançar antes.
BICICLETAS BRANDANI
Para conseguir fabricar a bicicleta, os empresários compraram a fábrica Roles, que tinha mais de 25 anos de mercado em São Paulo, e a transferiram para Ribeirão. A produção começou em 1976, com a Bikendur, mas a Brandani produziu cerca de 300 mil bicicletas até 1981. Foram lançados 12 modelos que viraram paixão e até hobby de colecionador. “Se encontrar uma à venda, eu compro”, diz Victor Brandani.
BICICLETAS BRANDANI
Foram fabricados modelos de cinco e dez marchas, monaretas e até uma dobrável, que cabia em uma pasta 007, muito usada na época. Uma das características das bicicletas era resistência. O quadro tinha uma espécie de cachimbo para que os tubos não fossem soldados um no outro, mas encaixados antes. Da fábrica nasceram pequenas indústrias de “fundo de quintal”, tanto que o kit da marca continuou a ser produzido por mais quatro anos após a venda da fábrica. Além de competir com força no mercado, a bicicleta foi o primeiro passo para o lançamento de ciclomotores, que foram produzidos até 1999.
BICICLETAS BRANDANI
No pico de produção, a fábrica chegou a produzir 8 mil unidades por mês, e incomodava o mercado. O principal cliente era o Mappin. Segundo Sérgio, além dele havia mais três sócios: o pai, Sílvio Brandani, o tio Hugo Brandani e Nelson Camei, o único que não era da família. E o fim da empresa foi determinado principalmente pela morte de Camei, em março de 1981, em acidente automobilístico.
BICICLETAS BRANDANI
“Os diretores da Caloi vieram para o velório e duas horas após o sepultamento a empresa já era dona da Bicicletas Brandani”, lembra Sérgio. Mas a venda foi também em consequência das dificuldades enfrentadas pela indústria de Ribeirão, proporcionadas pela própria concorrente.

Comentários

  1. Excelente bicicleta tive uma gostaria de ter outra se alguém souber como faço para adquirir uma eu agradeço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário