PEDRA SOBRE PEDRA


PEDRA SOBRE PEDRA
Pedra sobre Pedra é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo no horário das 20 horas, de 6 de janeiro a 1 de agosto de 1992, substituindo O Dono do Mundo e sendo substituída por De Corpo e Alma, em 178 capítulos. Foi a 45ª "novela das oito" exibida pela emissora. Escrita por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn, com colaboração de Márcia Prates e Flávio de Campos; sendo dirigida por Paulo Ubiratan, Luiz Fernando Carvalho, Gonzaga Blota e Carlos Magalhães, com direção geral de Paulo Ubiratan. Foi co-produzida com a Radio e Televisão Portuguesa e exibida em horário nobre na RTP1.
PEDRA SOBRE PEDRA

Enredo 

 A pequena cidade de Resplendor, localizada no sertão nordestino, era o palco das disputas políticas entre os Pontes e os Batista. Murilo Pontes ia se casar com a jovem Pilar Farias, por quem Jerônimo, o herdeiro dos Batista, também era apaixonado. No dia do casamento de Murilo e Pilar, a noiva diz não em pleno altar, por desconfiar de que o rapaz fosse o pai da criança que Eliane, sua melhor amiga, estava esperando.
PEDRA SOBRE PEDRA
Desejando vingança, Pilar se casa com Jerônimo, inimigo de Murilo, enquanto este se casa com Hilda, uma jovem que sempre o amara. Dessa união nasce Leonardo, e Murilo vai seguir carreira política em Brasília, enquanto Pilar tem uma filha, Marina, e fica viúva. A filha de Eliane nasce, mas a mãe morre no parto e Pilar assume a educação da menina, dando-lhe o nome da mãe, Eliane. Vinte e cinco anos se passam, Murilo está de volta a Resplendor e reencontra Pilar querendo fazer de sua filha, Marina, a prefeita da cidade, destino que ele reservara para seu filho, Leonardo. Mas os dois não contam que seus filhos, ao se conhecerem, se apaixonam e têm que esconder esse amor por causa da rivalidade entre seus pais, rivalidade essa que oculta um amor mal resolvido.
PEDRA SOBRE PEDRA
Mas os Pontes e os Batista terão na briga pelo comando de Resplendor um adversário perigoso: Cândido Alegria, um homem que enriqueceu roubando e matando o amigo português Benvindo Soares, e que nutre uma paixão por Pilar Batista. Para conseguir o que quer - a prefeitura de Resplendor e o coração de Pilar - Cândido Alegria conta com a ajuda da ambiciosa Eliane, a agregada da família Batista, que nem desconfia de que ele é o seu pai biológico.
PEDRA SOBRE PEDRA
Mas Resplendor tem outros mistérios. A cidade recebe a visita do enigmático fotógrafo Jorge Tadeu, que se ocupa em fotografar e seduzir as mulheres casadas da cidade. Entre elas, Úrsula, filha da beata Gioconda, a irmã de Murilo Pontes.
PEDRA SOBRE PEDRA
Também está na cidade um grupo de ciganos liderados por Yago. A irmã de Yago, a bela Vida, se apaixona por Carlão Batista, mas tenta fugir a essa paixão, por saber que seu irmão não permitirá esse envolvimento. Carlão é o cunhado de Pilar e proprietário do Grêmio Recreativo Resplendorino, que é dirigido por seu amigo e confidente Adamastor.
PEDRA SOBRE PEDRA

Produção 

 Contou com as participações de Lima Duarte, Renata Sorrah, Armando Bógus, Eva Wilma, Maurício Mattar, Adriana Esteves, Eloísa Mafalda e Fábio Júnior, em uma trama que trata da rivalidade entre duas famílias no sertão nordestino, repleta de elementos de realismo fantástico. Aguinaldo Silva trazia em Pedra Sobre Pedra vários elementos em comum com seus outros trabalhos, como a ambientação em uma cidade fictícia que faz as vezes de microcosmo do Brasil, cenas de realismo mágico e personagens com características parecidas.
PEDRA SOBRE PEDRA
Aguinaldo já tinha apresentado estes elementos em Roque Santeiro e Tieta, e posteriormente em Fera Ferida, A Indomada e Porto dos Milagres. O realismo fantástico de Aguinaldo era visto, por exemplo, na flor de Jorge Tadeu que enlouquecia as mulheres que a comiam, além de situações de humor, comédia e curiosidade, apresentadas nas figuras de Sérgio Cabeleira, um homem que sofria a cada lua cheia por se sentir fortemente atraído por ela. E Dona Quirina, uma mulher de 120 anos de idade e memória prodigiosa. Os figurinos também tinham uma concepção atemporal e traziam a mistura de detalhes de fantasia.O título provisório da trama foi Resplendor, que seria aproveitado em outra trama, a telenovela Esplendor, de Ana Maria Moretzsohn.
PEDRA SOBRE PEDRA

Abertura

 Quem aparece na abertura da novela é a modelo Mônica Fraga. A modelo tornou-se atriz e tem participado de novelas globais, como Tropicaliente e Senhora do Destino. Através da computação gráfica, o corpo da modelo foi transformado em rochas e montanhas. As gravações da vinheta de abertura foram feitas em Lençóis, na Chapada Diamantina, na Bahia, onde havia formas naturais que favoreciam a montagem desejada. Depois, em computador, suas pernas, rosto e colo ganhavam o contorno das paisagens da chapada.
PEDRA SOBRE PEDRA

Curiosidades

 O cordão usado pela personagem Marina e um pingente da personagem de Úrsula viraram moda nacional. O figurino vibrante da cigana Vida, também fez sucesso. Por conta de um banho de cachoeira de sua personagem, Úrsula, e dos camisolões transparentes que ela usava, a atriz Andréa Beltrão virou sex symbol. A música tema de Úrsula, "Madana Mohana Murari", de Tomaz Lima, o "Homem de Bem", tornou-se uma das 10 músicas mais tocadas do Brasil na época. Foi a primeira vez que um mantra atingiu os meios de comunicação.
PEDRA SOBRE PEDRA
Gioconda Pontes (Eloísa Mafalda), chamava Eliane (Carla Marins), a filha de Cândido Alegria (Armando Bogus), de "bastardinha". Carla Marins foi o grande destaque do ano, se tornando capa da edição de 17 anos de aniversário da revista Playboy, em agosto de 1992.
PEDRA SOBRE PEDRA

Uma das cenas mais marcantes da novela, foi a do assassinato do retratista Jorge Tadeu (Fábio Jr.), encontrado morto, em sua cama, enquanto borboletas sobrevoavam seu corpo. Essa cena foi ao ar no capítulo de número 30, no ar em 8 de fevereiro de 1992, um sábado. A pergunta "Quem matou Jorge Tadeu?!" parou o país. As namoradas do personagem foram vividas por Andréa Beltrão, que fazia a esfuziante Úrsula; a delegada Francisquinha, vivida por Arlete Salles; a fogosa Rosemary, personagem de Elizângela; a ingénua Suzana, personagem de Isadora Ribeiro; a discreta Ximena, personagem de Nívea Maria, e por fim, a senhora Hilda Pontes, personagem de Eva Wilma. Outra cena marcante foi a do último capítulo, em que Cândido Alegria (Armando Bogus), se transforma em pedra, e se desfaz, em argila.
PEDRA SOBRE PEDRA
A questão do racismo foi apresentada quando o padre Otoniel, de Antônio Pompêo assume a paróquia de Resplendor e provoca a ira racista de Gioconda Pontes, de Eloísa Mafalda.
PEDRA SOBRE PEDRA

Trilha sonora 

Volume 1
 Capa: Adriana Esteves
01. ENTRE A SERPENTE E A ESTRELA (AMARILLO BY MORNING) – Zé Ramalho (tema de Murilo Pontes)
02. O HOMEM QUE AMEI (SOMEONE THAT I USED TO LOVE) – Fafá de Belém (tema de Pilar Batista)
03. CABECINHA NO OMBRO – Fagner e Roberta Miranda (tema de Jorge Tadeu)
04. DONA DE MIM – 14 Bis (tema de Sérgio Cabeleira)
05. REGRA DO JOGO – Sá & Guarabira (tema de Cândido Alegria)
 06. MADANA MOHANA MURARI – Homem de Bem (tema de Úrsula)
 07. PEDRAS QUE CANTAM – Fagner (tema de abertura)
08. RESPLENDOR – André Sperling (tema do Delegado Queiróz)
 09. O QUE A NOITE FAZ – Elba Ramalho (tema de Lola)
10. ESSE AMOR – Danilo Caymmi (tema de Leonardo)
11. MEDO – André Sperling
12. HERDEIRA DA NOITE – Itamara Koorax (tema de Marina)
13. COMO SE FOSSE – Jim Porto (tema de Daniela e Tibor)
14. VIDA CIGANA – Instrumental (tema dos ciganos)


PEDRA SOBRE PEDRA
Volume 2
 Capa: Isadora Ribeiro
 01. PERGUNTE PRO SEU CORAÇÃO – Roberto Carlos (tema de Leonardo e Marina)
 02. OUTONO – Djavan (tema de Leonardo e Marina)
 03. PASSION – Gipsy Kings (tema de Eliane e Yago)
04. TOMARA – Alceu Valença (tema de Resplendor)
05. NEGRINHO DO PASTOREIRO – Be Happy (tema de Alva)
06. NOTURNO EM MI BEMOL MAIOR, OP. 9, Nº 2 – The Philadelphia Orchestra (tema de Hilda)
07. FAZ DE MIM – Dominguinhos (tema de Carlão e Vida)
08. BRINCAR DE SER FELIZ – Chitãozinho & Xororó (tema de Daniela e Tibor)
09. TE AMO – Wanderléa (tema de Ulisses e Jerusa)
 10. FANTASIA – André Sperling (tema de Vida)
11. VALSA – Carlos Paredes (tema de Inês e Ernesto)
12. RITMO DO CORAÇÃO (TRACK OF SPEED) – Instrumental FONTES: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedra_sobre_Pedra
http://teledramaturgia.com.br/pedra-sobre-pedra/

                                           PEDRA SOBRE PEDRA ABERTURA 1992

                                                  Pedra Sobre Pedra - Chamada de elenco

                                                        PEDRA SOBRE PEDRA CAP. 40

                                                              PEDRA SOBRE PEDRA CAP. 2

Comentários