ÁGUA VIVA - A trama foi vendida para muitos países, onde obteve grande sucesso de audiência.

ÁGUA VIVA
Água Viva é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida de 4 de fevereiro a 8 de agosto de 1980, em 159 capítulos, substituindo Os Gigantes e sendo substituída por Coração Alado. Foi a 24ª "novela das oito" exibida pela emissora. Escrita por Gilberto Braga com a colaboração de Manoel Carlos, foi dirigida por Roberto Talma e Paulo Ubiratan. Contou com as participações de Betty Faria, Reginaldo Faria, Raul Cortez, Tônia Carrero, Lucélia Santos, Fábio Júnior, Beatriz Segall e Cláudio Cavalcanti.
ÁGUA VIVA

Enredo 

 A trama gira em torno de Maria Helena, uma pequena órfã que ligará todos os núcleos. Atingindo a idade de ser transferida para outro orfanato, ela sente-se insegura e amedrontada. A sua única amiga é Sueli, que descobre o paradeiro de seu pai, Nelson, um playboy, amante do mar, irmão do famoso cirurgião plástico Miguel Fragonard, com quem ele tem uma relação conturbada. É neste momento que Nelson perde toda sua fortuna, ao ser enganado por um falso amigo.
ÁGUA VIVA
Enquanto isso, desenrola-se o drama de Lígia, mulher de fibra, ambiciosa, descasada com dois filhos pequenos que luta para manter o status de classe média. Ela acaba apaixonada por Nelson, mas ele é o oposto do tipo de homem que sempre procurou. E está falido! Ao fugir desse amor, Lígia se envolve com Miguel, sem saber que eles são irmãos. A trama atinge o clímax com o misterioso assassinato de Miguel Fragonard. Entre os vários suspeitos, Nelson e Lígia.
ÁGUA VIVA
Também a história de Janete, jovem forte e batalhadora que discorda dos pais, dependentes financeiramente de sua tia Irene. Por conta de sua origem humilde, Janete é rechaçada por Lourdes Mesquita, a mãe de seu namorado Marcos, que faz o que pode para acabar com o romance dos dois. Lourdes consegue provas de que Evaldo, pai de Janete, está envolvido em contrabando e chantageia a moça. Janete recusa-se a abandonar Marcos, levando a megera a denunciar o seu pai, que vai preso.
 ÁGUA VIVA

Produção

 Teve o título provisório de Vento Norte. Glória Menezes foi a primeira atriz cotada para viver Lucy Fragonard, mas recusou por achar a personagem pequena e inexpressiva. Pepita Rodrigues foi chamada, mas declinou do convite, por se achar nova demais para ser mãe de Glória Pires (à época com 16 anos).
 ÁGUA VIVA
Tetê Medina brilhou como a suave mulher de Miguel (Raul Cortez), que morreu no capítulo 21 da trama, que foi ao ar em 27 de fevereiro de 1980. Na época, o público mandava cartas para a emissora implorando para que Lucy não morresse; ela era considerada uma personagem "carismática, leve, amiga e carinhosa". 33 anos depois, na reprise da novela no Canal Viva, os internautas nas redes sociais reclamavam da trágica morte dela.
ÁGUA VIVA
As atrizes Tônia Carrero, Glória Pires, Maria Zilda (creditada em produções atuais como Maria Zilda Bethlem) e Maria Padilha (creditada na abertura da novela como Maria Padilha Gonçalves) iriam gravar uma cena no Posto 9 da praia de Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro, onde simulariam um topless, utilizando apenas um par de adesivos para cobrirem os seios. Algumas pessoas protestaram e chegaram a agredir a equipe da novela, nas palavras de Maria Padilha: "Quando os curiosos perceberam que faríamos topless, nos expulsaram da praia jogando latas e areia". A cena teve que ser gravada na praia de São Conrado.
ÁGUA VIVA
Gilberto Braga se inspirou no musical americano Annie, sobre a história de uma graciosa menina órfã - na novela, Maria Helena, vivida por Isabela Garcia, com 13 anos na época. A partir do capítulo 60, Braga contou, a seu pedido, com a colaboração de Manoel Carlos. Água Viva teve uma versão romanceada por Leonor Bassères na série de livros Sucessos da Rede Globo. Foi o primeiro trabalho da figurinista Helena Gastal na Rede Globo. Primeira novela do ator Raul Cortez na emissora.

Elenco Principal

ÁGUA VIVA
BETTY FARIA – Lígia Prado
ÁGUA VIVA
REGINALDO FARIA – Nelson Fragonard
 TÔNIA CARRERO – Stella Fraga Simpson
RAUL CORTEZ – Miguel Fragonard
 TÔNIA CARRERO – Stella Fraga Simpson
TÔNIA CARRERO – Stella Fraga Simpson
ÁGUA VIVA
LUCÉLIA SANTOS – Janete
ÁGUA VIVA
FÁBIO JÚNIOR – Marcos
ÁGUA VIVA
BEATRIZ SEGALL – Lourdes Mesquita
ÁGUA VIVA
CLÁUDIO CAVALCANTI – Edir
ÁGUA VIVA
NATÁLIA DO VALLE – Márcia
ÁGUA VIVA
ÂNGELA LEAL – Sueli Bandeira
ÁGUA VIVA
GLÓRIA PIRES – Sandra
ÁGUA VIVA
KADU MOLITERNO – Bruno JOSÉ LEWGOY – Kleber ARLETE SALLES – Celeste MAURO MENDONÇA – Evaldo Maia Neves ELOÍSA MAFALDA – Irene CARLOS EDUARDO DOLABELLA – Heitor Sampaio TAMARA TAXMAN – Selma Rocha FERNANDO EIRAS – Alfredo JORGE FERNANDO – Jader MARIA PADILHA GONÇALVES – Beth TEREZINHA SODRÉ – Marinete ARACY CARDOSO – Vilma FRANCISCO DANTAS – Marciano EDSON SILVA – Lafayette ILVA NIÑO – Antônia JACQUELINE LAURENCE – Clarice MARIA HELENA PADER – Mary IVAN CÂNDIDO – Técio MARIA ZILDA – Gilda JOSÉ CARLOS SANCHES – Lúcio CLEMENTINO KELÉ – Tinhorão MARIA ALICE MANSUR – Cristina TICIANA STUDART – Lia as crianças ISABELA GARCIA – Maria Helena JOÃO CLÁUDIO MELO – Paulo Roberto WALESCA SOUTO MAIOR – Patrícia
ÁGUA VIVA

Curiosidades

 Manoel Carlos foi convidado por Gilberto Braga para assumir a coautoria da trama a partir do capítulo 57. O cantor Peter Tosh gravou uma participação especial na trama: cantou para todo o elenco durante uma festa na casa da personagem Stella Simpson (Tônia Carrero). A colaboradora Leonor Bassères lançou o livro Água Viva duas semanas antes do final da novela. O livro foi inspirado nas 3.200 laudas escritas pelo autor Gilberto Braga.
ÁGUA VIVA
Em Água Viva, a atriz Beatriz Segall interpretou a sua primeira grande vilã na televisão, a personagem Lourdes Mesquita. A personagem de Lucélia Santos foi batizada de Janete por Gilberto Braga em homenagem a sua amiga Janete Clair. A trama foi vendida para muitos países, entre eles Canadá, Paraguai, Argentina, Venezuela e República Dominicana, onde obteve grande sucesso de audiência. Na Itália, Água Viva se transformou em livro. Água Viva foi reapresentada na TV Globo em 1984, na faixa Vale a Pena Ver de Novo.

 Música 

Água Viva também teve trilha sonora nacional e internacional. Várias canções marcaram a novela e personagens: "Realce", de Gilberto Gil, "Amor, meu grande amor", de Ângela Rô Rô, "20 e poucos anos", de Fábio Jr, "Altos e baixos", de Elis Regina, "Grito de Alerta", de Maria Bethânia, "Cais", de Milton Nascimento, "Wave", de João Gilberto, "Love I Need", de Jimmy Cliff, "Cruisin'", de Smokey Robinson, "Ships", de Barry Manilow, "Babe" de Styx, entre outras.
ÁGUA VIVA
Nacional
  1-"Grito de Alerta" - Maria Bethânia - (tema de Lígia)
2-"Desesperar Jamais" - Simone
3-"Altos e Baixos" - Elis Regina - (tema de Lígia)
4-"20 e Poucos Anos" - Fábio Jr. - tema de Janete e Marcos Mesquita 5-"Noites Cariocas" - Gal Costa - (tema de Stella)
6-"Menino do Rio" - Baby Consuelo - (Abertura)
 7-"Realce" - Gilberto Gil - (tema de Bruno)
8-"Amor, Meu Grande Amor" - Ângela Rô Rô - tema de Sandra Fragonard
9-"No Tempo dos Quintais" - Elizeth Cardoso
-"Peito Vazio" - Lúcia Araújo - (tema de Suely)
11-"Wave" - João Gilberto - (tema de Nelson)
12-"Cais" - Milton Nascimento - (tema de Nelson)
ÁGUA VIVA
Internacional
 1-"Lead Me On" - Maxine Nightingale - (tema de Suely)
 2-"Love I Need" - Jimmy Cliff
3-"Do That To Me One More Time" - Susan Case & Sound Around (tema de Lourdes)
4-"Ships" - Barry Manilow - (tema de Nelson)
5-"D.I.S.C.O." - Ottawan - (tema de Stella Simpson)
6-"Just When I Needed You Most" - Tony Wilson (tema de Nelson e Lígia)
 7-"Memories" - Bianchi - (tema de Maria Helena)
8-"Babe" - Styx - (tema de Edir e Márcia)
9-"Just Like You Do" - Carly Simon (tema de Miguel e Lígia)
10-"I Don't Want To Fall In Love Again" - Voyage
11-"Cruisin' " - Smokey Robinson (tema de Marcos e Janete)
12-"The Second Time Around" - Shalamar 13-"Never (Gonna Let You Go)" - Charme - (tema de Sandra) 14-"Mandolay" - La Flavour
FONTES:https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81gua_Viva_(telenovela)
http://teledramaturgia.com.br/agua-viva/
http://memoriaglobo.globo.com/programas/entretenimento/novelas/agua-viva.htm

Abertura da novela água Viva

                                                                   
                                                                               Agua Viva - Capítulo 1 (versão VIVA)

                       Agua Viva - Capítulo 21 (Explosão da lancha mata Lucy e fere Janete) br />

Comentários