CALOI CROSS


CALOI CROSS
No Brasil o esporte nasce pelas mãos da Monark, em 1978, com o lançamento da sua BMX. A Empresa investiu pesado neste lançamento, que inaugurava o segmento, criando pistas, patrocinando eventos e criando uma Equipe. Após sentir o golpe, a Caloi tardiamente resolve lançar o seu modelo, em 1981, conhecida como Caloicross 1, onde muitos acreditam ter este nome em função do número “1” que vinha na placa frontal da bicicleta.
CALOI CROSS
A Caloicross 1 foi inspirada na americana Mongoose, porém era muito pesada e pouco prática para o uso do bicicross. Sabendo desta deficiência, a Caloi resolve investir pesado em propaganda. E deu certo. Num programa recém lançado pela Rede Globo – “Geração 80” – a marca patrocinava e ainda colocava ciclistas pedalando em pistas dentro do próprio programa o tempo todo. Entretanto, somente investimentos em publicidade já não davam para diminuir a distância da Caloicross da sua principal concorrente nacional, que na ocasião já contava com o modelo BMX Pantera Superstar.
CALOI CROSS
A Caloi mais uma vez sai mundo afora para buscar “inspiração” para o revitalizar sua Cross. Na mesma época era lançado o filme “ET – O extraterrestre”, onde o protagonista “humano” do filme, um garoto, tinha uma Bicicleta BMX da marca Japonesa Kuwahara, modelo KZ-2.5 ou como ficou conhecida ET-1, feita exclusivamente para o filme (foram feitas 40 unidades especialmente para o filme a pedido do Diretor Steven Spielberg). Pronto, a Caloi achou o modelo perfeito para sua nova Caloicross. Valendo-se do sucesso mundial da bicicleta do filme, a Caloi lança, em 1983, a Caloicross Extra e Extra nylon (Extra, segundo muitos, em alusão ao próprio filme), mas que, na verdade, era um clone da japonesa.
CALOI CROSS
O foco da Empresa agora, mais do que nunca, são as Montain bikes, com lançamentos de peso, como a série Andes team, bicicletas de auto nível. Mas a marca nunca abandonou de vez sua Caloicross. Ainda hoje é fabricada, mas evidentemente sem o brilho de outrora.
FONTE:https://monaretas.wordpress.com/2018/07/23/caloicross-a-historia-de-uma-lenda/

                                                      Caloi - Caloi Cross - Comercial de TV

                                                      Caloi - Caloi Cross 2 - Comercial de TV

                                      Sorteio da Caloi Cross no Geração 80 - Rede Globo, 1982

Comentários