ARITANA

ARITANA
Aritana foi uma telenovela brasileira produzida pela extinta Rede Tupi e exibida de 13 de novembro de 1978 a 30 de abril de 1979, em 146 capítulos às 20 horas. Foi escrita por Ivani Ribeiro e dirigida por Luiz Gallon, Álvaro Fugulin e Atílio Riccó.
Sua temática central era discutir a questão indígena brasileira e mostrar as diferenças entre a sociedade indígena e sociedade civilizada por meio do romance entre um jovem índio do Xingu e uma médica veterinária.
ARITANA
Para viver Aritana, o jovem filho de uma índia e de um homem branco, foi escolhido, a pedido da própria Ivani, o ator Carlos Alberto Riccelli, que havia se destacado anteriormente na novela “Éramos Seis”. E Riccelli soube agarrar a oportunidade e teve nessa produção seu melhor desempenho na TV até aqui. Já para o papel da médica veterinária Estela Bezerra, a direção da Tupi resolveu investir em Bruna Lombardi, então considerada uma das mulheres mais bonitas do Brasil e que havia estreado um ano antes na Globo como atriz em “Sem Lenço, Sem Documento”. Bruna também não decepcionou e teve um brilhante desempenho como a apaixonada médica.
ARITANA

A locação

 Para conceber o enredo, Ivani contou com a assessoria dos irmãos Villas-Bôas - Cláudio, Leonardo e Orlando - que, em 1943, engajaram-se na defesa da causa dos índios e trabalharam pela criação do Parque Indígena do Xingu (no Mato Grosso).
ARITANA
As gravações transcorreram, com o apoio da Funai, na tribo Kamaiurás, a 250 quilômetros de Barra da Garça; dentre as tribos instaladas por ali, os Yawalapitis também prestaram auxílio à equipe. Participaram das tomadas por lá os diretores Atílio Riccó e Luís Gallon - profundo conhecedor da cultura dos índios - produtor, câmeras, operadores de VT e de som e os protagonistas Bruna Lombardi (Estela) e Carlos Alberto Riccelli, que se envolveram durante a produção e estão juntos até hoje.
ARITANA

Elenco

CARLOS ALBERTO RICCELLI – Aritana
BRUNA LOMBARDI – Estela Bezerra
JAIME BARCELOS – Nhonhô Correia
TONY CORRÊA – Lalau
 JOHN HERBERT – Danilo
GEÓRGIA GOMIDE – Lígia
CARLOS VEREZA – Julião
FRANCISCO MILANI – Homero
ARITANA
JORGE DÓRIA – Boaventura
CLEYDE YÁCONIS – Elza
MÁRCIA REAL – Guiomar
WANDA STEPHÂNIA – Yara
OTHON BASTOS – Mateus
ANA ROSA – Ana Maria
MARIA ESTELA – Inês
ARLETE MONTENEGRO – Violeta
SERAFIM GONZALEZ – Comendador Seabra 
CARMINHA BRANDÃO – Fani
MARCOS CARUSO – Marcelino
AMILTON MONTEIRO – Ademar
CRISTINA MULLINS – Paula
ARITANA
DENIS DERKIAN – Tuta
SUZY CAMACHO – Magali
ROBERTO ROCCO – Alaor
WÁLTER SANTOS – Ramalho
HAROLDO BOTTA – Marquito
MARIA VIANA – Celina
HILKIAS DE OLIVEIRA – Pagano
CARLOS ARENA – Dr. Caruso
MARCELO PINDORF – Zoca
PAULO MAIA – Bidu
ARITANA
EUNICE MENDES – Margarida
JOÃO FRANCISCO GARCIA – Wálter
VERA PAXIE – Verinha
WILSON RABELO – Pinguim
MARCOS LANDER – inspetor do Xingu
VERA LIMA – Taís
 YARA GREY – Lola
 JANETE SOARES – diretora do asilo onde Elza é internada
DINÁ RIBEIRO
 YARA IGNÁCIO – Fátima ELAINE FONZARA
 RUTH PEREZ
WILMA GUERREIRO
e RILDO GONÇALVES – delegado
ARITANA

Enredo 

 Aritana é um forte e sensível índio, filho de um branco e uma índia. Seu tio, o rico fazendeiro Nhonhô, não quer dividir com ele a herança: as terras que pretende negociar com um grupo americano. Aritana vive no Xingu e, quando começa a sentir que não só as suas terras, como também a existência de sua tribo, estão sendo ameaçadas pela ambição e prepotência do homem branco, procura resolver os problemas com os meios que tem ao seu alcance. Ele confia no ser humano, é puro, incorruptível, e mesmo quando passa a viver na cidade, não se deixa vencer pelas suas tentações. Do lado dos interessados na negociata de Nhonhô, está a Drª Estela Bezerra, uma médica veterinária por quem Aritana se apaixona. Mas a princípio, ela zomba dele, pois, desiludida, teve um noivado frustrado com o playboy Lalau. Também a história de Lígia, a ex-miss desligada das responsabilidades domésticas e infeliz no casamento com o Professor Homero, que abandona a família para acompanhar um marginal, Julião.
ARITANA

Curiosidades 

Aritana chegou a mudar de horário em virtude da exibição da novela Dancin' Days, da Rede Globo, que se transformou num megassucesso. Já próxima do final, a TV Tupi conseguia com Aritana um razoável sucesso e repercussão, tratando da questão indígena e das diferenças entre os índios e a sociedade dita civilizada. Excelente criação de Carlos Alberto Riccelli, transformado num perfeito índio do Xingu. E trabalho memorável de Jaime Barcelos como o velho Nhonhô.
ARITANA
Bruna Lombardi custou a aceitar o convite, inclusive vindo da própria Ivani Ribeiro, para estrelar a novela. “Bruna, estou escrevendo essa novela pensando em você. Não consigo imaginar outra pessoa!”, teria dito a autora à atriz. Quando Ivani informou que conseguiu uma viagem ao Xingu, Bruna aceitou. A viagem só foi possível por intermédio dos irmãos Villas Boas, então responsáveis pela reserva. “Ir para o Xingu era impossível. Ninguém podia ir. O objetivo era preservar os índios para não virarem atração turística, nem se misturarem e terem uma miscigenação com o mundo contemporâneo e branco”, informou Bruna. (**)
ARITANA
Em Aritana, Carlos Alberto Riccelli e Bruna Lombardi se conheceram e viveram o par romântico dentro e fora dos estúdios. Nunca mais se separaram. “Seguimos para o Xingu, em um aviãozinho particular, de bandeirante. Eu conheci o Ri no avião. Nos vimos de relance na Tupi. E, no avião, pela primeira vez, sentamos um ao lado do outro e nos conhecemos. E aí mudou a história da minha vida!”, disse a atriz. Os atores gravaram durante um mês o Xingu. (**) Bruna Lombardi foi lançada como atriz em "Sem Lenço, Sem Documento" na Globo. "Aritana" era sua segunda novela.

Trilha Sonora 

 01. INDAUÊ TUPÃ – Fafá de Belém
02. MAIS SELVAGEM QUE VOCÊ – Iranfe e César Augusto
03. KRAHÔ – Marlui Miranda (tema de abertura)
 04. PACARÁ – Paulo André Barata 05. AMÉLIA DE VOCÊ – Ângela Maria (tema de Lígia)
 06. PEGADAS – Neuber
07. CARA DE ÍNDIO – Djavan (tema de Aritana)
08. NATIVO – Paulo André Barata (participação especial Fafá de Belém) (tema de Aritana e Estela) 09. FAMA DE HERÓI – Iranfe e César Augusto
 10. QUANTO MAIS TE VEJO – Marizinha
11. COISAS DA VIDA – Lula Carvalho 12. MEU DESTINO É VOCÊ – José Augusto FONTES: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aritana
http://cartaodevisita.r7.com/conteudo/19682/a-novela-que-saiu-em-defesa-do-ind-gena-brasileiro-no-hor-rio-nobre-da-tv-tupi
http://tvhistoria.com.br/NoticiasTexto.aspx?idNoticia=4487
http://teledramaturgia.com.br/aritana/

                                      ARITANA (TV Tupi, 1978) - abertura e oferecimento

                                                ARITANA - Novela da TV Tupi (Capítulo 125)

                                                ARITANA - Novela da TV Tupi (Capítulo s/n)

Comentários