A FEITICEIRA

A FEITICEIRA
Bewitched (A Feiticeira (título no Brasil) ou Casei com uma Feiticeira (título em Portugal)) foi uma série de televisão americana transmitida de 1964 a 1972 pela rede de televisão norte-americana ABC. Sucesso internacional em dezenas de países onde foi exibido, foi criada por Sol Saks e estrelada por Elizabeth Montgomery, Agnes Moorehead, Dick York (1964–1969) e Dick Sargent (1970-1972).
A FEITICEIRA
O enredo da série é sobre uma feiticeira que se casa com um homem mortal comum e promete levar a vida de uma típica dona de casa suburbana americana. Com grande popularidade nos Estados Unidos, a série se tornou a segunda atração mais vista no país em seu ano de estreia e a mais longa série televisiva com temática sobrenatural durante os anos 60 e 70. Ao longo de seus 8 anos de duração, a série foi indicada aos prêmios mais respeitados da TV. Entre eles 4 Globos de Ouro e 22 Prêmios Emmy. Sendo que o momento mais memorável foi quando a atriz Marion Lorne ganhou o prêmio de melhor atriz coadjuvante em comédia pela performance de Tia Clara. Lorne faleceu 10 dias antes da cerimônia e Elizabeth Montgomery recebeu o prêmio em nome da atriz. A Feiticeira continua a ser exibido em todo mundo através de reprises e distribuição da série original.
A FEITICEIRA
Sinopse
 "Samantha" e "James" seriam um típico casal americano se não houvesse um detalhe inusitado: Samantha tem o poder de fazer mágica com uma simples torcidinha do nariz. E o marido James, um publicitário atrapalhado, também tem características incomuns, apesar de não ter nenhum poder excepcional. Quando descobre os dons da jovem esposa prefere ignorá-los, sem jamais contar com eles na solução dos seus problemas. Ele segue trabalhando duro, levando bronca do chefe, sem pedir ajuda a sua bruxinha particular. Já Samantha, fiel a sua origem, está sempre tentada a usar todos os seus poderes, para facilitar a vida do casal. Mas o amor fala mais alto e para não desagradar ao marido a feiticeira vive driblando sua natureza de bruxa. O resultado desse conflito permanente é uma sucessão de situações complicadas, surpreendentes e muito divertidas. James se irrita com as magias da mulher e principalmente com as interferências de "Endora", que além de sogra é uma terrível bruxa, sempre importunando a vida do casal. Eles tem dois filhos, a esperta bruxinha "Tabatha", que segue os passos da mãe na magia e "Adam", o filho mortal. A vida do casal é compartilhada com outros personagens encantadores, como a "Tia Clara", a esquecida babá das crianças, "Esmeralda", "Gladys Kravitz", a vizinha bisbilhoteira e "Abner", seu marido distraído, "Serena", a prima biruta de Samantha, "Larry Tate", o chefe de poucos escrúpulos de James e "Arthur"; o tio palhaço de Samantha.
A FEITICEIRA
Elenco
 Elizabeth Montgomery - Samantha Stephens e Serena Dick York - James Stephens (durante as cinco primeiras temporadas) Dick Sargent - James Stephens (pelas três últimas) Agnes Moorehead - Endora David White - Larry Tate Marion Lorne - Tia Clara Alice Pearce - Gladys Kravitz (I) Sandra Gould - Gladys Kravitz (II) George Tobias - Abner Kravitz Maurice Evans - Maurice Paul Lynde - Tio Arthur Bernard Fox - Dr. Bombay Irene Vernon - Louise Tate (I) Kasey Rogers - Louise Tate (II) Mabel Albertson - Phyllis Stephens Robert F. Simon - Frank Stephens (I) Roy Roberts - Frank Stephens (II) Alice Ghostley - Esmeralda Erin Murphy e Diane Murphy - Tabatha David Lawrence e Greg Lawrence - Adam Serena - Pandora Spocks
A FEITICEIRA
Fatos
No Brasil, a série estreou na TV Paulista em 1965, passando depois pela TV Excelsior, TV Record, Rede Globo, TV Bandeirantes, RedeTV!, Rede 21, Rede Brasil de Televisão e Nickelodeon, no quadro Nick@Nite. Em Portugal a série foi transmitida na RTP em 1966, com transmissão semanal às terças-feiras, às 21h e 30m, antes da segunda edição do "Telejornal", e já foi re-transmitida muitas vezes desde aí. As duas primeiras temporadas foram produzidas em preto-e-branco, colorizadas depois por computador. O ator Dick York, que interpretou Darrin (James, no Brasil), o marido da feiticeira nas primeiras cinco temporadas da série, teve de ser substituído por seu xará Dick Sargent porque sofria de terríveis dores na coluna, que podiam ser aliviadas com remédios mas que às vezes eram tão violentas que impossibilitavam o ator de filmar os episódios.
A FEITICEIRA
A troca de intérpretes do protagonista masculino foi feita sem qualquer aviso aos telespectadores. Depois, Dick York voltaria a fazer participações em séries, como "A Ilha da Fantasia". Tanto Dick York quanto Dick Sargent morreram com 64 anos. Elizabeth ficou marcada para sempre no imaginário do público como a mulher bondosa e linda que se desdobrava para cuidar de uma casa, dos dois filhos, do marido e ainda por cima lidar com uma família de feiticeiros, um mais maluco que o outro. Após o fim da série, em 1972, ela atuou em filmes como "A Senhora Sundance" e "Amos", mas o estigma de Samantha a perseguiria para sempre.
A FEITICEIRA
Os atores principais de "A Feiticeira" já são todos falecidos: Dick York em 1992, Elizabeth Montgomery em 1995, Dick Sargent em 1994, Agnes Moorehead em 1974 e David White em 1990. Os pares de gêmeos que interpretaram Tabatha e Adam são os únicos que ainda estão vivos . Há uma atriz de filmes pornográficos que usa o nome "Tabitha Stevens", mas não se trata da mesma que, criança, era a filha do casal Darrin e Samantha na série. A personagem (no Brasil chamada Tabatha) foi interpretada pelas irmãs gêmeas Erin e Diane Murphy. Na época, uma lei americana obrigava que crianças usadas como atrizes tinham de ser gêmeas e revezadas para evitar exaustões.
A FEITICEIRA
Em 2004, a rede de televisão TBS fez uma versão japonesa de Bewitched chamada Okusama wa Majo (também conhecida como Bewitched in Tokyo), estrelando Ryoko Yonekura e Taizo Harada. Em 2005, chegou aos cinemas uma versão que levou o título de "Casei com uma feiticeira" (pt) ou "A feiticeira" (br), com Nicole Kidman, Will Ferrell, Shirley MacLaine e Michael Caine nos papéis principais. O filme não conseguiu repetir o sucesso da série, mas foi até nostálgico para os fãs. O filme teve o orçamento de 85 milhões de dólares. Em 1977, foi lançada a minissérie Tabitha, spin-off de "Bewitched" estrelada pela filha de Samantha. Quase nenhum ator repetiu seu papel na minissérie, Tabitha e Adam moravam com sua Tia Minerva (personagem nunca mencionada na série anterior). A RedeTV! exibiu "A Feiticeira" desde a sua fundação, em 1999, até abril de 2007, quando saiu do ar e não mais voltou. Em alguns anos, chegou a ser exibida em horário nobre, juntamente com Jeannie é um Gênio, que saiu do ar por volta de 2002. Em 2007 e 2008, a série foi exibida por emissoras menores (emissoras locais): primeiramente na Rede 21 e na Rede Brasil de Televisão. Apesar disso, os fãs ainda torcem para que a RedeTV! volte a exibir "A Feiticeira", mesmo que sendo como tapa-buraco na programação.
A FEITICEIRA
No piloto exibido no Brasil, a abertura do programa chamava a série de "As Feiticeiras", um erro comum do tradutor, que não pôde ver o episódio antes de começar a dublagem. (Fonte: Almanaque dos Seriados ISBN 8500020725) As então novatas Helen Hunt e Jodie Foster foram testadas para serem Tábatha. A prima Serena também era interpretada por Elizabeth Montgomery, só que usando uma peruca morena e o pseudônimo artístico de Pandora Spocks. (Fonte: Almanaque dos Seriados ISBN 8500020725) A famosa torcida no nariz foi invenção da própria Elizabeth Montgomery, num tique descoberto pelo seu marido durante uma conversa. Aliás ela não mexia o nariz, e sim a parte superior do lábio, causando o movimento do nariz.
A FEITICEIRA
Todos os nomes das personagens que são feiticeiras, na série, são terminados com a letra 'A'. A série foi gravada com risos, mas na versão para DVD e na televisão os risos não aparecem. Há um Livro que Herbie Pilato criou e chama-se (em português) "A Feiticeira Para Sempre". A Sony Pictures atualmente já lançou as 8 temporadas em DVD.
A FEITICEIRA
Exibições atuais da série no Brasil Na TV aberta, A Feiticeira é exibida atualmente pela Rede Brasil de Televisão. Na TV paga, a série foi exibida pelo canal Nickelodeon, no bloco noturno Nick at Nite, mas desde o dia 5 de Abril de 2010, quando o bloco foi reformulado a série não foi mais exibida, sendo retirada do canal como muitas outras séries de sucesso como Agente 86 e a Família Addams. Porém a série Jeannie é um Gênio ainda é exibida diariamente. A Feiticeira foi exibida novamente no canal Nickelodeon na sua maratona de Halloween às 01h30min e às 06h, mas depois nunca mais foi exibida no canal.
FONTE:https://pt.wikipedia.org/wiki/Bewitched

                                                              A Feiticeira 1ª Temporada Ep 01

                                                       A Feiticeira - 4ª Temporada - 4º Episódio


Comentários