Castelo Rá-Tim-Bum é uma série de televisão brasileira infanto-juvenil e educativa, produzida e exibida pela TV Cultura entre 9 de maio de 1994 e 24 de dezembro de 1997, totalizando 90 episódios e mais um especial.
É considerado um dos melhores produtos audiovisuais da história da televisão brasileira. O programa já marcou audiência média de 12 pontos, a maior de qualquer outro programa educativo da TV Cultura, atingindo até picos de 14 pontos em reprises de episódios.
Parcialmente inspirado no também educativo Rá-Tim-Bum, deu origem a uma franquia televisiva, da qual também faz parte Teatro Rá-Tim-Bum e Ilha Rá-Tim-Bum. Castelo Rá-Tim-Bum é uma criação do dramaturgo Flávio de Souza e do diretor Cao Hamburger, com roteiros de Dionísio Jacob (Tacus), Cláudia Dalla Verde, Bosco Brasil, Anna Muylaert, bonecos de Jésus Sêda, entre outros. Devido ao seu caráter educativo, a produção fez parte da parceria entre Fiesp e TV Cultura, tal como vários programas infanto-educativos da emissora. Nos créditos, é possível ver os logotipos de: Fiesp, Sesi e Senai. O programa era voltado ao público de 3 a 8 anos de idade. A série já foi exibida pela TV Brasil e também pela TV Rá-Tim-Bum. O orçamento da série foi o mais caro da história da TV Cultura, com os primeiros 70 episódios custando 1,2 milhões de dólares, ou 16 bilhões de cruzeiros.
Enredo
Nino é um garoto de 300 anos que vive com seu tio, o Dr. Victor, um feiticeiro e cientista, e com sua tia-avó Morgana, uma feiticeira de 6.000 anos de idade. Os três moram em um castelo em algum bairro implícito na cidade de São Paulo. Aprendiz de feiticeiro, Nino nunca frequentou uma escola, por causa da idade nada comum de 300 anos. Seus pais o deixaram morando com Victor e Morgana, porque precisavam viajar numa expedição no espaço sideral, levando seus dois irmãos mais novos. Apesar de ter amigos animais sobrenaturais no Castelo, Nino, sentindo falta de amigos como ele, resolve fazer um feitiço que aprendeu com seu tio Victor, e acabou trazendo para o Castelo, três crianças que tinham acabado de sair da escola.
Livre da solidão, Nino recebe a visita dos três diariamente, além das visitas especiais de um velho amigo seu, o entregador de pizza Bongô; da charmosa repórter de TV, Penélope; da lenda folclórica Caipora; e de um ET, o Etevaldo. Para preencher o lado maligno da história, está o Dr. Abobrinha, um especulador imobiliário que deseja derrubar o Castelo e construir em seu lugar um prédio de cem andares.
Personagens
Personagens principais
Nino
(Antonino Stradivarius Victorius II) Cássio Scapin: Nascido em São Vicente, província da Terra de Vera Cruz. Filho de Antonino Quântico Stradivarius II e de Ninotchka Astrobaldo Stradivarius (Nino usa o número do nome do pai - II - por honra). Personagem principal da série, presente em todos os episódios. O quarto de Nino possui vários brinquedos e o papel de parede é recheado de páginas de quadrinhos. Os pais de Nino não apareceram no programa porque estavam viajando. Em 1990 eles foram viajar por dez anos para o espaço. O seu cabelo tem formato de tigelinha e apenas um fio fica de pé. Mesmo tendo 300 anos de idade, é uma criança, mesmo não aparentando, e por vezes ele tem um comportamento muito infantil, imaturo e desobediente, mas no fundo, o Nino é um bom garoto que gosta de ajudar os seus melhores amigos, não importa o que aconteça.
Dr. Victor Stradivarius (Victor Astrobaldo Stradivarius Victorius I)
Sérgio Mamberti: É irmão da mãe de Nino (Ninotchka Astrobaldo Stradivarius) e portanto, seu tio. Um poderoso feiticeiro, amigo das máquinas, animais e crianças. Inventor incrivelmente talentoso também, trabalha para uma companhia de função não especificada (muito provavelmente uma firma tecnológica). Victor age como um pai para Nino e é rígido com ele quando este está sendo muito teimoso ou preguiçoso com suas obrigações, com frequência fazendo o tio do garoto exclamar seu bordão "Raios e Trovões!", o qual causa os próprios. Victor tem alguns milênios de idade, o que lhe proporcionou a chance de conhecer figuras históricas, entre elas podendo-se citar sua amizade com Leonardo da Vinci. Logo no primeiro episódio é revelado que possui 3000 anos. Ele também possui um lado brincalhão e alegre e sempre fica feliz quando vê o Nino brincando com o seus amigos.
Tia Morgana
(Ana Morgana Maria Gioconda Teresa Cecília Luísa Astrobaldo Demétrio Fonseca Stradivarius Victorius) Rosi Campos: Tia-avó de Nino, uma poderosa feiticeira que completou 6000 anos em um episódio da série. Morgana viveu muito, estando presente em muitos grandes eventos e passagens da história e de lendas. No quadro "Feitiçaria", Morgana proporcionava aos que assistiam o programa conhecimento sobre as muitas histórias que conhecia, desde lendas místicas da mitologia até fatos históricos como a construção da Grande Muralha da China ou a invenção do Dinheiro. Tem em Adelaide sua fiel companheira e mascote de bruxa. Seu quarto fica na torre mais alta do castelo. Atua como uma mãe para Nino durante a série e é um tanto mais paciente com Nino do que Victor, apesar de raramente se zangar com o Nino. Mesmo que todos saibam que a Morgana é uma bruxa amorosa, tem gente que tem muito medo dela, até o Bongô, que conhece muito bem a Morgana. Quando a série de televisão terminou, Rosi reviveu seu papel como Morgana no teatro com um peça A Saga da Bruxa Morgana E O Enigma do Tempo.
Zequinha
Freddy Allan: É o mais novo da turma. Zeca é pequeno, sapeca e muito curioso, chegando a ser desagradável em muitas situações. Tanto que, ao menor sinal de alguma coisa que ele não compreenda, logo ele dispara: "Por quê?", iniciando uma sequência de "porquês" até alguém perder a calma e berrar "Porque sim, Zequinha!" ou variações da mesma, trazendo o quadro de "Por quê?" para responder a dúvida dos personagens. Em alguns episódios, também demonstra ser um tanto glutão e esfomeado.
Biba
Cinthya Rachel: É a mais velha da turma e tem 10 anos. Uma garota negra bastante esperta, feminina e decidida. Quando não está tirando sarro dos meninos ou agindo como a mais 'responsável' do grupo, Biba gosta de soltar o verbo e dar luz a ideias que geram tanto aventuras como confusões entre o grupo e os demais habitantes do castelo. Adora contar vantagem para cima de Pedro, insinuando ser mais madura que ele por ser mulher, mas no fundo tem uma queda por ele.
Pedro
Luciano Amaral: É o menino mais velho da turma, de mesma idade de Biba. Pedro é, como sua aparência demonstra, um pouco mais intelectual que seus demais amigos. Sempre com boas ideias para brincadeiras ou para exercer sua própria criatividade, Pedro praticamente torna-se líder do grupo na ausência de Nino, por ser o mais esperto. Tem uma queda por Biba, o que mostrado em alguns episódios da série. Ele usa uma camiseta estampada, uma cartola azul e óculos vermelhos, mas em vários episódios os óculos que são azuis e a cartola vermelha. Elenco
Ângela Dip - Penélope
Pascoal da Conceição - Dr. Abobrinha (Pompeu Pompílio Pomposo)
Patrícia Gasppar - Caipora
Eduardo Silva - Bongô
Wagner Bello - Etevaldo
Marcelo Tas - Telekid
Flávio de Souza - Tíbio Henrique Stroeter - Perônio
Fabiana Prado - Lana Theresa Athayde - Lara
Dilmah Souza - Passarinha 1 Ciça Meirelles - Passarinha 2 Julia Tavares - Zula Deni Bloch - Eduardina Ramon Bueno dos Santos - Cupido César Filho - Figurante Henrique César - Eugênio, o Gênio Mira Haar - Madrasta da Cinderela(Biondela) Ada Chaseliov - Madrasta da Branca de Neve(Xenóbia) Chris Couto - Bruxa da Bela Adormecida(Vulcânia) Álvaro Petersen Jr. - Príncipe da Cinderela Henrique Stroeter - Príncipe da Bela Adormecida Grace Gianoukas - Bruxa da Bela Adormecida(Malévola) Iara Jamra - Aurora, a Bela Acormecida Carlos Mariano - Glub Macho Gisela Arantes - Glub Fêmea Luiz Guilherme - Ulisses Ary França - Robocleto Luan Da Silva Ferreira Jonatas Martim André Abujamra - Tadeu Rodrigo Santiago - Almirante Costa Cláudio Chakmati - Segurança do Zoo no episódio "É proibido entrar com animais" Eliana Fonseca - Naná, a babá do Nino no episódio "Uma Babá nada boba" Theo Werneck - Adauto, o pai do Daniel Vinícius de Andrade - Apresentador do Circo Siomara Schroder - Etcetera - Irmã de Etevaldo / Mãe de Etevaldo
Bonecos
Celeste (Álvaro Petersen Jr.)
Mau (Cláudio Chakmati) Godofredo (Álvaro Petersen Jr.)
Gato Pintado (Fernando Gomes)
Adelaide (Luciano Ottani)
Tap (Theo Werneck) Flap (Gérson de Abreu)
Relógio (Fernando Gomes) Radialista (Cláudio Chakmati) Livro de Magia (João Ferreira) Fura Bolo (Fernando Gomes) Ratinho - (animação de Marcos Magalhães e música de Hélio Ziskind) Porteiro (Cláudio Chakmati)
Filme
Em 1999, foi lançado Castelo Rá-Tim-Bum, o filme, com direção de Cao Hamburger. O longa é vagamente baseado na série de televisão, sem nenhuma continuidade de enredo, com a adição de novos personagens. Os quadros educativos foram deixados de lado em favor da narrativa. A aparência do castelo foi modificada: ao invés de tradicional maquete, o Palácio dos Cedros, no bairro Ipiranga, em São Paulo, serviu de locação para as cenas externas. Nino, que era interpretado pelo adulto Cássio Scapin, passou a ser vivido pelo ator infantil Diegho Kozievitch. As demais crianças, que eram vividas por atores pré-adolescentes, foram interpretadas por crianças mais novas, dando a entender que o filme se passa cronologicamente antes da série(quando Nino era mais novo e ainda não conhecia Pedro, Biba e Zeca, que na época do filme não eram nascidos). O filme teve um orçamento total de sete milhões de reais, pouco comum para um filme infanto-juvenil brasileiro, e foi um sucesso na época sendo exibido até os dias de hoje pela Rede Globo e, posteriormente, pela TV Cultura.
FONTES:https://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_R%C3%A1-Tim-Bum
http://tvcultura.com.br/playlists/6_castelo-ra-tim-bum-quem-mora-no-castelo.html
Abertura do Castelo Rá Tim Bum
Ep. 1 | Tchau, não! Até amanhã!
Ep. 2 | Qual é o seu planeta de origem?
Parcialmente inspirado no também educativo Rá-Tim-Bum, deu origem a uma franquia televisiva, da qual também faz parte Teatro Rá-Tim-Bum e Ilha Rá-Tim-Bum. Castelo Rá-Tim-Bum é uma criação do dramaturgo Flávio de Souza e do diretor Cao Hamburger, com roteiros de Dionísio Jacob (Tacus), Cláudia Dalla Verde, Bosco Brasil, Anna Muylaert, bonecos de Jésus Sêda, entre outros. Devido ao seu caráter educativo, a produção fez parte da parceria entre Fiesp e TV Cultura, tal como vários programas infanto-educativos da emissora. Nos créditos, é possível ver os logotipos de: Fiesp, Sesi e Senai. O programa era voltado ao público de 3 a 8 anos de idade. A série já foi exibida pela TV Brasil e também pela TV Rá-Tim-Bum. O orçamento da série foi o mais caro da história da TV Cultura, com os primeiros 70 episódios custando 1,2 milhões de dólares, ou 16 bilhões de cruzeiros.
Enredo
Nino é um garoto de 300 anos que vive com seu tio, o Dr. Victor, um feiticeiro e cientista, e com sua tia-avó Morgana, uma feiticeira de 6.000 anos de idade. Os três moram em um castelo em algum bairro implícito na cidade de São Paulo. Aprendiz de feiticeiro, Nino nunca frequentou uma escola, por causa da idade nada comum de 300 anos. Seus pais o deixaram morando com Victor e Morgana, porque precisavam viajar numa expedição no espaço sideral, levando seus dois irmãos mais novos. Apesar de ter amigos animais sobrenaturais no Castelo, Nino, sentindo falta de amigos como ele, resolve fazer um feitiço que aprendeu com seu tio Victor, e acabou trazendo para o Castelo, três crianças que tinham acabado de sair da escola.
Livre da solidão, Nino recebe a visita dos três diariamente, além das visitas especiais de um velho amigo seu, o entregador de pizza Bongô; da charmosa repórter de TV, Penélope; da lenda folclórica Caipora; e de um ET, o Etevaldo. Para preencher o lado maligno da história, está o Dr. Abobrinha, um especulador imobiliário que deseja derrubar o Castelo e construir em seu lugar um prédio de cem andares.
Personagens
Personagens principais
Nino
(Antonino Stradivarius Victorius II) Cássio Scapin: Nascido em São Vicente, província da Terra de Vera Cruz. Filho de Antonino Quântico Stradivarius II e de Ninotchka Astrobaldo Stradivarius (Nino usa o número do nome do pai - II - por honra). Personagem principal da série, presente em todos os episódios. O quarto de Nino possui vários brinquedos e o papel de parede é recheado de páginas de quadrinhos. Os pais de Nino não apareceram no programa porque estavam viajando. Em 1990 eles foram viajar por dez anos para o espaço. O seu cabelo tem formato de tigelinha e apenas um fio fica de pé. Mesmo tendo 300 anos de idade, é uma criança, mesmo não aparentando, e por vezes ele tem um comportamento muito infantil, imaturo e desobediente, mas no fundo, o Nino é um bom garoto que gosta de ajudar os seus melhores amigos, não importa o que aconteça.
Dr. Victor Stradivarius (Victor Astrobaldo Stradivarius Victorius I)
Sérgio Mamberti: É irmão da mãe de Nino (Ninotchka Astrobaldo Stradivarius) e portanto, seu tio. Um poderoso feiticeiro, amigo das máquinas, animais e crianças. Inventor incrivelmente talentoso também, trabalha para uma companhia de função não especificada (muito provavelmente uma firma tecnológica). Victor age como um pai para Nino e é rígido com ele quando este está sendo muito teimoso ou preguiçoso com suas obrigações, com frequência fazendo o tio do garoto exclamar seu bordão "Raios e Trovões!", o qual causa os próprios. Victor tem alguns milênios de idade, o que lhe proporcionou a chance de conhecer figuras históricas, entre elas podendo-se citar sua amizade com Leonardo da Vinci. Logo no primeiro episódio é revelado que possui 3000 anos. Ele também possui um lado brincalhão e alegre e sempre fica feliz quando vê o Nino brincando com o seus amigos.
Tia Morgana
(Ana Morgana Maria Gioconda Teresa Cecília Luísa Astrobaldo Demétrio Fonseca Stradivarius Victorius) Rosi Campos: Tia-avó de Nino, uma poderosa feiticeira que completou 6000 anos em um episódio da série. Morgana viveu muito, estando presente em muitos grandes eventos e passagens da história e de lendas. No quadro "Feitiçaria", Morgana proporcionava aos que assistiam o programa conhecimento sobre as muitas histórias que conhecia, desde lendas místicas da mitologia até fatos históricos como a construção da Grande Muralha da China ou a invenção do Dinheiro. Tem em Adelaide sua fiel companheira e mascote de bruxa. Seu quarto fica na torre mais alta do castelo. Atua como uma mãe para Nino durante a série e é um tanto mais paciente com Nino do que Victor, apesar de raramente se zangar com o Nino. Mesmo que todos saibam que a Morgana é uma bruxa amorosa, tem gente que tem muito medo dela, até o Bongô, que conhece muito bem a Morgana. Quando a série de televisão terminou, Rosi reviveu seu papel como Morgana no teatro com um peça A Saga da Bruxa Morgana E O Enigma do Tempo.
Zequinha
Freddy Allan: É o mais novo da turma. Zeca é pequeno, sapeca e muito curioso, chegando a ser desagradável em muitas situações. Tanto que, ao menor sinal de alguma coisa que ele não compreenda, logo ele dispara: "Por quê?", iniciando uma sequência de "porquês" até alguém perder a calma e berrar "Porque sim, Zequinha!" ou variações da mesma, trazendo o quadro de "Por quê?" para responder a dúvida dos personagens. Em alguns episódios, também demonstra ser um tanto glutão e esfomeado.
Biba
Cinthya Rachel: É a mais velha da turma e tem 10 anos. Uma garota negra bastante esperta, feminina e decidida. Quando não está tirando sarro dos meninos ou agindo como a mais 'responsável' do grupo, Biba gosta de soltar o verbo e dar luz a ideias que geram tanto aventuras como confusões entre o grupo e os demais habitantes do castelo. Adora contar vantagem para cima de Pedro, insinuando ser mais madura que ele por ser mulher, mas no fundo tem uma queda por ele.
Pedro
Luciano Amaral: É o menino mais velho da turma, de mesma idade de Biba. Pedro é, como sua aparência demonstra, um pouco mais intelectual que seus demais amigos. Sempre com boas ideias para brincadeiras ou para exercer sua própria criatividade, Pedro praticamente torna-se líder do grupo na ausência de Nino, por ser o mais esperto. Tem uma queda por Biba, o que mostrado em alguns episódios da série. Ele usa uma camiseta estampada, uma cartola azul e óculos vermelhos, mas em vários episódios os óculos que são azuis e a cartola vermelha. Elenco
Ângela Dip - Penélope
Pascoal da Conceição - Dr. Abobrinha (Pompeu Pompílio Pomposo)
Patrícia Gasppar - Caipora
Eduardo Silva - Bongô
Wagner Bello - Etevaldo
Marcelo Tas - Telekid
Flávio de Souza - Tíbio Henrique Stroeter - Perônio
Fabiana Prado - Lana Theresa Athayde - Lara
Dilmah Souza - Passarinha 1 Ciça Meirelles - Passarinha 2 Julia Tavares - Zula Deni Bloch - Eduardina Ramon Bueno dos Santos - Cupido César Filho - Figurante Henrique César - Eugênio, o Gênio Mira Haar - Madrasta da Cinderela(Biondela) Ada Chaseliov - Madrasta da Branca de Neve(Xenóbia) Chris Couto - Bruxa da Bela Adormecida(Vulcânia) Álvaro Petersen Jr. - Príncipe da Cinderela Henrique Stroeter - Príncipe da Bela Adormecida Grace Gianoukas - Bruxa da Bela Adormecida(Malévola) Iara Jamra - Aurora, a Bela Acormecida Carlos Mariano - Glub Macho Gisela Arantes - Glub Fêmea Luiz Guilherme - Ulisses Ary França - Robocleto Luan Da Silva Ferreira Jonatas Martim André Abujamra - Tadeu Rodrigo Santiago - Almirante Costa Cláudio Chakmati - Segurança do Zoo no episódio "É proibido entrar com animais" Eliana Fonseca - Naná, a babá do Nino no episódio "Uma Babá nada boba" Theo Werneck - Adauto, o pai do Daniel Vinícius de Andrade - Apresentador do Circo Siomara Schroder - Etcetera - Irmã de Etevaldo / Mãe de Etevaldo
Bonecos
Celeste (Álvaro Petersen Jr.)
Mau (Cláudio Chakmati) Godofredo (Álvaro Petersen Jr.)
Gato Pintado (Fernando Gomes)
Adelaide (Luciano Ottani)
Tap (Theo Werneck) Flap (Gérson de Abreu)
Relógio (Fernando Gomes) Radialista (Cláudio Chakmati) Livro de Magia (João Ferreira) Fura Bolo (Fernando Gomes) Ratinho - (animação de Marcos Magalhães e música de Hélio Ziskind) Porteiro (Cláudio Chakmati)
Filme
Em 1999, foi lançado Castelo Rá-Tim-Bum, o filme, com direção de Cao Hamburger. O longa é vagamente baseado na série de televisão, sem nenhuma continuidade de enredo, com a adição de novos personagens. Os quadros educativos foram deixados de lado em favor da narrativa. A aparência do castelo foi modificada: ao invés de tradicional maquete, o Palácio dos Cedros, no bairro Ipiranga, em São Paulo, serviu de locação para as cenas externas. Nino, que era interpretado pelo adulto Cássio Scapin, passou a ser vivido pelo ator infantil Diegho Kozievitch. As demais crianças, que eram vividas por atores pré-adolescentes, foram interpretadas por crianças mais novas, dando a entender que o filme se passa cronologicamente antes da série(quando Nino era mais novo e ainda não conhecia Pedro, Biba e Zeca, que na época do filme não eram nascidos). O filme teve um orçamento total de sete milhões de reais, pouco comum para um filme infanto-juvenil brasileiro, e foi um sucesso na época sendo exibido até os dias de hoje pela Rede Globo e, posteriormente, pela TV Cultura.
FONTES:https://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_R%C3%A1-Tim-Bum
http://tvcultura.com.br/playlists/6_castelo-ra-tim-bum-quem-mora-no-castelo.html
Comentários
Postar um comentário