PAC MAN

PAC MAN
 Foi lançado em 22 de maio de 1980 
Considerado um dos maiores clássicos dos videogames: Pac-Man. Muito conhecido também no Brasil pelo apelido de Come-come, o revolucionário jogo de arcade foi lançado em 22 de maio de 1980 e apresentou uma série de inovações no mercado.
PAC MAN
Os jogadores controlam Pac-Man,
 com o objectivo de comer todas as bolas (ou pastilhas)
 que se encontram espalhadas num labirinto,



História
Pac-Man foi criado por Toru Iwatani, um jovem desenvolvedor da Namco. O título levou aproximadamente um ano para ser completado. Um dos objetivos principais de Iwatani era criar um jogo que tivesse mais apelo para o público feminino, pois haviam poucas meninas interessadas em fliperamas, na opinião dele. Ao longo de 1979, então, ele trabalhou com uma equipe de nove pessoas na empresa para criar o que viria a ser o lendário personagem amarelado.
PAC MAN
Originou um merchandising massivo,
com camisetas, casacos,
 calças, copos de café etc

O conceito visual de Pac-Man foi criado por Iwatani com base no símbolo japonês que significa "boca". O desenvolvedor resolveu arredondá-lo, pintá-lo de amarelo e teve a ideia para o boneco de boca aberta. Por anos, Iwatani disse, em entrevistas, que o design havia sido inspirado por uma pizza da qual ele já havia comido dois pedaços, mas depois admitiu que a história era uma "meia-verdade". Todo o conceito de Pac-Man era diferente dos outros jogos que faziam sucesso nos fliperamas na época, como Space Invaders e Asteroids, em que jogadores deviam atirar em alienígenas ou asteroides. Pac-Man, por outro lado, apresentou mecânicas originais e inventivas, como a introdução de labirintos, o uso de inimigos que perseguem o protagonista e itens que aumentam os poderes do herói.



PAC MAN
Pac-Man foi o primeiro jogo a apresentar
 a mecânica de “Power-Up”,
 algo que lhe concedia mais poder temporariamente.


                                                        Com tantos fãs, jornais e revistas começaram a se interessar mais por relatar a “febre do Pac-Man”. Por isso, especialistas consideram que Pac-Man também foi responsável por trazer o mundo dos videogames pela primeira vez com sucesso para a atenção dos grandes veículos de mídia. No jogo os jogadores controlam Pac-Man, com o objectivo de comer todas as bolas (ou pastilhas) que se encontram espalhadas num labirinto, enquanto evitam quatro fantasmas (os Galaxians), 'blinky', 'pinky', 'inky' e 'clyde', que escapam de uma prisão.
PAC MAN
Em cada canto da área de jogo,
estão pastilhas maiores que permitem
ao pac-man caçar os fantasmas
Em cada canto da área de jogo, estão pastilhas maiores que permitem ao pac-man caçar os fantasmas, em vez de ser caçado, durante um curto período de tempo. O jogo foi um dos mais populares, sendo o primeiro jogo de vídeo que originou um merchandising massivo, com camisetas, casacos, calças, copos de café, peluches, lençóis, cereais, jogos-de-tabuleiro, livros, e toalhas.
PAC MAN
Inovações
Muito antes dos games da franquia Super Mario Bros., Pac-Man foi o primeiro jogo a apresentar a mecânica de “Power-Up”, algo que lhe concedia mais poder temporariamente. As pílulas energéticas do personagem permitiam que, por um tempo limitado, ele pudesse devorar os fantasmas que normalmente o perseguiam e eram a causa de sua morte. A ideia de um “Power-Up” surgiu do clássico desenho animado Popeye, onde o protagonista fica mais forte quando come seu espinafre. Outro conceito inovador de Pac-Man era sua complexa Inteligência Artificial. Cada fantasma tinha uma “personalidade”, uma função no jogo. Um deles perseguia incessantemente Pac-Man, outros dois tentavam se antecipar ao personagem para pegá-lo de surpresa e o último era meio bobo e só ficava circulando por aí. Um dos interceptadores era também meio “covarde” e só encarava Pac-Man quando estava perto dos seus outros amigos fantasmas.
PAC MAN
O jogo original rendeu muitas versões ainda para o Atari 2600 
O jogo original rendeu muitas versões ainda para o Atari 2600 (como "Mrs. Pacman", e "Super Pac-Man.", além de outros não relacionados mas que seguiam o mesmo estilo), e posteriormente para diversos outros consoles e para o computador. Atualmente existem versões em 3 dimensões, outras em estilo "adventure", sempre remontando ao personagem redondo e faminto do jogo original e seus perseguidores fantasmas.
PAC MAN
Os quatro fantasmas que perseguem Pac-Man
têm apelidos oficiais: Blinky (vermelho),
 Pinky (rosa), Inky (azul) e...Clyde (laranja).
curiosidades
1 - O Pac-Man original, lançado em 1980, foi um dos 14 games selecionados pelo Museu de Arte Moderna de Nova York para compor a coleção permanente de jogos do local. 2 - Os quatro fantasmas que perseguem Pac-Man têm apelidos oficiais: Blinky (vermelho), Pinky (rosa), Inky (azul) e...Clyde (laranja). 3 - Em Pac-Man, os fantasmas são programados para se espalharem por um tempo determinado para, em seguida, entrarem em modo de perseguição. Essa ideia foi implementada por Iwatani porque ele achava que o jogo seria estressante demais caso os inimigos seguissem Pac-Man o tempo inteiro. 4 - Uma das empresas que mais demonstrou apreço pelo icônico personagem amarelo foi o Google. No aniversário de 30 anos de Pac-Man, o doodle do site de buscas era uma versão jogável do game, aplicado à logo do Google. Além disso, este ano, o Google Maps permitiu durante dois dias que usuários jogassem Pac-Man, utilizando as ruas do mundo real como as pistas do labirinto.
FONTE:https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/tecnologia/2015/05/22/interna_tecnologia,484057/pac-man-completa-35-anos-relembre-a-historia-do-classico-dos-videogam.shtml
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pac-Man

                                                           Pac-Man Original (Arcade 1980)

                                                         Pac-Man for the Atari 2600

Comentários

  1. Saudações Viajante: Estou conhecendo seu blog hoje através de uma parceria feita com um agregador de links. Dei uma zapeada rápida em seu Blog e desde já Parabéns. Já salvei o link para assim que possível viajar nas paginas de seu blog com tempo e atenção digna pois percebe-se o carinho e o trabalho realizado em todos os artigos que visitei e acredito que seja assim em todos eles. Um forte abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário