Lost in Space é uma série de televisão de ficção científica criada e produzida por Irwin Allen . A série segue as aventuras de uma família pioneira de colonos espaciais que lutam para sobreviver em um universo estranho e muitas vezes hostil depois que sua nave é sabotada e jogada fora do curso. A série durou três temporadas, com 83 episódios exibidos entre 1965 e 1968. A primeira temporada foi filmada em preto e branco, com a segunda e terceira temporadas sendo filmadas em cores.
Embora o conceito original (descrito no episódio piloto " No Place to Hide ", não exibido até 1997) centrasse na família Robinson, muitos enredos posteriores se concentraram principalmente no Dr. Zachary Smith, interpretado por Jonathan Harris . Smith e Robot B-9 estavam ambos ausentes do piloto não-tripulado, já que a adição de seus personagens só foi decidida assim que a série fosse encomendada para produção.
Originalmente escrito como um sabotador totalmente maléfico(e descuidado), Smith tornou-se gradualmente o personagem incômodo, egocêntrico e incompetente que forneceu o alívio cômico para o programa e causou grande parte do conflito e das desventuras. No piloto não-tripulado, o que causou o grupo a se perder no espaço foi um encontro casual com uma tempestade de meteoros, mas no primeiro episódio foi a presença não planejada de Smith na nave que o enviou para o campo de meteoros, e sua sabotagem que fez com que o robô acelerasse a nave em hiperdrive . Smith é, portanto, a chave da história.
Sinopse
No futuro ano de 1997 a Terra sofre com sua superpopulação. O Professor John Robinson, sua esposa Maureen, seus filhos Judy, Penny e Will, além do Major Don West, são selecionados para viajar pelo espaço até um planeta do sistema Alpha Centauri, a fim de estabelecer uma colônia, para que outras pessoas possam viver lá.
A viagem é realizada na espaçonave batizada como Júpiter 2. No entanto, o doutor Zachary Smith, um agente de um governo inimigo é enviado para sabotar a missão. Ele é bem sucedido em reprogramar o robô B9 para destruir os equipamentos da nave oito horas após a decolagem, mas no processo se atrasa e fica preso na espaçonave, que decola com ele a bordo.
Ao tentar desativar o robô, este se religa sozinho. Sem saber do perigo que criou para todos, o doutor Zachary Smith decide acordar a família Robinson, que estava em tubos de hibernação. Quando menos se espera, o robô B9 inicia a sua programação e destrói o sistema de navegação, rádio e vários aparelhos importantes, antes de ser desativado.
Com a espaçonave em sérias avarias e já muito distante da rota programada, todos a bordo tornam-se perdidos no espaço e lutam para encontrar o caminho de volta para casa.
Exibição no Brasil
No Brasil, a série estreou em 4 de dezembro de 1966, nas tardes de domingo da TV Record, então transmitida apenas para São Paulo, às 18h, logo após o programa Jovem Guarda.
Em 1970, Perdidos passou a ser exibida na Rede Globo, onde ficou até 1978, quando passou para a TV Tupi. Com a extinção da emissora, em 1980, os direitos foram adquiridos pela Rede Bandeirantes, que exibiu a série esporadicamente durante a década de 1980.
Em 1988, a TV Gazeta, então com programação dirigida ao público jovem da época, com programas como TV Mix e Clip Trip, compra Perdidos e enfim - graças a protestos de fãs - volta a exibir a primeira temporada da série, produzida em preto e branco e ignorada pelas emissoras anteriores desde que as cores foram instituídas na televisão brasileira, em 1972.
Em 1990, a Rede Record é comprada por Edir Macedo, que refaz toda a programação da emissora. Como tapa-buraco no horário da manhã, é exibida a faixa Manhã de Aventura, na qual eram exibidas várias séries clássicas, entre elas, Perdidos.
Fato curioso é que a reapresentação da Record se iniciou precisamente no episódio seguinte ao último apresentado pela TV Gazeta no ano anterior. Atualmente é exibida na Rede Brasil de Televisão para transmissão na TV aberta brasileira.
Na televisão a cabo, foi ao ar nos canais Fox durante a década de 90 e FX entre 2003 e 2007.
Produção
O seriado, produzido pela CBS e que tinha como criador e produtor executivo Irwin Allen, foi ao ar pela primeira vez nos Estados Unidos em setembro de 1965 e permaneceu até março de 1968.
A série teve o episódio piloto mais caro da história da televisão, que nunca foi ao ar. Mas algumas cenas foram reaproveitadas nos primeiros cinco episódios da série. Segundo rumores da época, caso a série não fosse um sucesso, a CBS poderia quebrar pelo dinheiro gasto na produção.
Irwin Allen foi um produtor de televisão muito bem sucedido, que emplacou outros sucessos tais como "Terra de Gigantes", "O Túnel do Tempo" e "Viagem ao Fundo do Mar". No entanto, Perdidos no Espaço foi, sem dúvida, seu maior sucesso. Allen aproveitou ainda na sua série elementos do clássico de 1956, Forbidden Planet (br.: O Planeta Proibido), tais como o formato de disco da nave Jupiter 2; e o robô serviçal humanóide, que no filme era chamado de Robby.
Jonathan Harris, que interpretou o doutor Smith, foi contratado por último para participar da série, e por isto aparece nos créditos como "participação especial" (termo usado na televisão pela primeira vez no seriado). Apesar de ter sido o último personagem a ser incluído na ideia da série (no episódio piloto não há Dr. Smith nem o Robô), ele acaba sendo o centro da trama.
Perdidos no Espaço teve 3 temporadas produzidas. A primeira foi em preto-e-branco. Na segunda temporada a série ganha cores, mas perde bastante em qualidade, deixando de lado o foco na ficção científica, e adotando um tom mais de comédia. Na última temporada o tom de comédia se acentua ainda mais. Pouco antes de se começar a produção da quarta temporada, a série foi cancelada, mesmo com alguns roteiros escritos e cenas gravadas.
Elenco e personagens
Dr. (Professor) John Robinson ( Guy Williams ): O comandante da expedição e o pai das crianças Robinson. Ele é um astrofísico que também é especializado em geologia planetária aplicada.
Dr. Maureen Robinson ( June Lockhart ): esposa bioquímica de John. Seu papel na série é preparar refeições, cuidar do jardim e ajudar na construção de luz, acrescentando uma voz de compaixão. Seu conselho às vezes é a única coisa que impede os Robinsons de deixar o Dr. Smith para trás depois de algumas de suas ações particularmente hediondas, porque acha inconcebível condenar qualquer ser humano a uma vida de total isolamento de sua própria espécie. Sua condição de médica é mencionada apenas no primeiro episódio e no episódio da segunda temporada "O Viajante Astral".
Major Don West ( Mark Goddard ): O piloto militar do Júpiter 2 . Ele é o adversário intemporal e intolerante do Dr. Smith. Seu interesse romântico mútuo com Judy não foi desenvolvido além dos primeiros episódios. No piloto não-arejado, "Doutor Donald West" era astrofísico graduado e especialista em geologia interplanetária, em vez de militar.
Judy Robinson ( Marta Kristen ): O filho mais velho dos Robinsons. Ela tem cerca de 19 anos no início da série. No piloto não acidentado, ela é descrita como tendo desistido de uma promissora carreira no teatro musical para ir com sua família.
Penny Robinson ( Angela Cartwright ): O filho do meio. Uma imaginativa garota de 11 anos de idade na primeira temporada, ela adora animais e música clássica. No início da série, ela adquire um animal de estimação alienígena semelhante a um chimpanzé com orelhas pontudas que fazem um som, "Bloop". Enquanto é geralmente referido por Will e pelo Professor Robinson como o bloop , Penny deu o nome à criatura "Debbie". A maioria das aventuras de Penny tem uma qualidade de conto de fadas, ressaltando sua inocência. Ela é descrita no piloto sem teto, "No Place To Hide", como tendo um QI de 147 e um interesse em zoologia .
Will Robinson ( Billy Mumy ): O filho mais novo. Um jovem de 9 anos de idade na primeira temporada, ele é uma criança prodígio em eletrônica e tecnologia de computadores . Muitas vezes, ele é amigo de Smith quando ninguém mais é. Will também é o membro da família mais próxima do robô.
Dr. Zachary Smith ( Jonathan Harris ): Atuando como cirurgião de vôo da Alpha Control no primeiro episódio, ele é mais tarde referido como Doutor em Psicologia Ambiental Intergaláctica, especialista em cibernética e agente inimigo (papéis raramente mencionados). após os episódios iniciais). Sua tentativa de sabotar a missão o leva a bordo do Júpiter 2 e resulta em sua perda.
O Robô : O Robô é uma Classe M-3, Modelo B9, Robô Ambiental Não-Teorizado de Utilidade Geral (GUNTER), que não tinha nome próprio. Apesar de ser uma máquina dotada de força sobre-humana e armamento futurista, frequentemente exibia características humanas, como riso, tristeza e zombaria, além de cantar e tocar violão. O Robô foi interpretado por Bob May em um traje construído por Bob Stewart. A voz foi dublada por Dick Tufeld , que também foi o narrador da série. O robô foi projetado por Robert Kinoshita , que também foi o designer do icônico Robby the Robot para o filme de ficção científica de 1956 Forbidden Planet que fez extensas aparições em filmes e produções subsequentes.
Fim da série e repetições
É interessante notar que a série foi encerrada não por estar com baixos índices de audiência, mas por medidas de contenção de despesas da CBS, que estava com suas finanças abaladas por outros projetos mal sucedidos. No entanto, tornou-se sucesso absoluto em inúmeras repetições na televisão em todo o mundo.
Em 1997 — ano que seria o lançamento da Júpiter 2 — é produzido o filme Lost in Space (filme). Com participação especial de June Lockhart (Maureen Robinson), que no filme aparece como a diretora da escola (em holograma), e das atrizes Angela Cartwright (Penny Robinson) e Marta Kristen (Judy Robinson), como repórteres. Mark Goddard, o intérprete do piloto Major Don West na TV, aparece no longa do cinema como o general que apresenta Don ao Professor John Robinson. Houve ampla repercussão em 2004 na mídia brasileira sobre o lançamento do DVD de "Perdidos no Espaço". Além disto, contra a vontade da distribuidora internacional, no Brasil, o DVD sai com a dublagem original da série e com o inédito episódio piloto como bônus.
O elenco nos dias atuais
Infelizmente, o ator Guy Williams (John Robinson) faleceu em 1989, mas ele era mais conhecido por seu papel como o protagonista em Lost in Space e por interpretar o herói mascarado Zorro na série de TV.
June Lockhart (Maureen), foi indicada ao Emmy e ganhadora do Tony. Lockhart também estrelou a Petticoat Junction, aclamada pela crítica, como Dr Janet Craig e tem estrelado constantemente filmes e programas de TV desde que Lost in Space terminou. Ela também fez uma participação especial no filme de 1998.
Marta Kristen (Judy), fez várias aparições no cinema e na televisão. Assim como sua mãe na tela, Kristen também tem uma participação especial no filme Lost in Space, assim como em Lost in Space Forever.
Angela Cartwright (Penny Robinson) teve uma carreira de sucesso pós-Lost in Space. Ela atuou em vários programas de TV, incluindo Logan's Run, The Love Boat e Airwolf.
Bill Mumy (Will), que desde então passou a ter uma carreira longa e frutífera. Seus papéis depois de deixar Will Robinson incluem o programa de TV Sunshine, Superboy, Babylon 5 e Bravest Warriors.
Mark Goddard (Major Don West), que pilota a nave dos Robinsons e também o rival do Dr. Smith. Goddard mais tarde estrelou em The Detectives, The Fugitive e The Fall Guy, além de fazer uma participação especial como chefe da missão de Júpiter no filme Lost in Space.
Finalmente, havia o sinistro Dr. Zachary Smith, interpretado por Jonathan Harris. O Dr. Smith depois se tornou menos ameaçador e forneceu mais da comédia no programa. Harris, que faleceu em 2002, continuou a agir depois de Perdidos no Espaço e serviu como um ator de voz para o final de sua carreira, estrelando em filmes de animação Vida de Inseto e Toy Story 2. FONTES:https://pt.wikipedia.org/wiki/Lost_in_Space
https://en.wikipedia.org/wiki/Lost_in_Space
https://www.express.co.uk/showbiz/tv-radio/945536/Lost-in-Space-original-cast-1965-Guy-Williams-June-Lockhart-Bill-Mumy-Marta-Kristen
Perdidos no Espaço - Abertura Dublada
[E01S02] Perdidos no Espaço - Fuga Desesperada | Parte 1 (Dublado)
Embora o conceito original (descrito no episódio piloto " No Place to Hide ", não exibido até 1997) centrasse na família Robinson, muitos enredos posteriores se concentraram principalmente no Dr. Zachary Smith, interpretado por Jonathan Harris . Smith e Robot B-9 estavam ambos ausentes do piloto não-tripulado, já que a adição de seus personagens só foi decidida assim que a série fosse encomendada para produção.
![]() |
Dr. Zachary Smith, interpretado por Jonathan Harris e o Robot B-9 |
Sinopse
No futuro ano de 1997 a Terra sofre com sua superpopulação. O Professor John Robinson, sua esposa Maureen, seus filhos Judy, Penny e Will, além do Major Don West, são selecionados para viajar pelo espaço até um planeta do sistema Alpha Centauri, a fim de estabelecer uma colônia, para que outras pessoas possam viver lá.
A viagem é realizada na espaçonave batizada como Júpiter 2. No entanto, o doutor Zachary Smith, um agente de um governo inimigo é enviado para sabotar a missão. Ele é bem sucedido em reprogramar o robô B9 para destruir os equipamentos da nave oito horas após a decolagem, mas no processo se atrasa e fica preso na espaçonave, que decola com ele a bordo.
![]() |
Durante toda a série eles lutam para encontrar o caminho de volta para casa. |
![]() |
Marta Kristen (Judy) e Mark Goddard (Don West) |
No Brasil, a série estreou em 4 de dezembro de 1966, nas tardes de domingo da TV Record, então transmitida apenas para São Paulo, às 18h, logo após o programa Jovem Guarda.
Em 1970, Perdidos passou a ser exibida na Rede Globo, onde ficou até 1978, quando passou para a TV Tupi. Com a extinção da emissora, em 1980, os direitos foram adquiridos pela Rede Bandeirantes, que exibiu a série esporadicamente durante a década de 1980.
Em 1988, a TV Gazeta, então com programação dirigida ao público jovem da época, com programas como TV Mix e Clip Trip, compra Perdidos e enfim - graças a protestos de fãs - volta a exibir a primeira temporada da série, produzida em preto e branco e ignorada pelas emissoras anteriores desde que as cores foram instituídas na televisão brasileira, em 1972.
Em 1990, a Rede Record é comprada por Edir Macedo, que refaz toda a programação da emissora. Como tapa-buraco no horário da manhã, é exibida a faixa Manhã de Aventura, na qual eram exibidas várias séries clássicas, entre elas, Perdidos.
Fato curioso é que a reapresentação da Record se iniciou precisamente no episódio seguinte ao último apresentado pela TV Gazeta no ano anterior. Atualmente é exibida na Rede Brasil de Televisão para transmissão na TV aberta brasileira.
Na televisão a cabo, foi ao ar nos canais Fox durante a década de 90 e FX entre 2003 e 2007.
Produção
O seriado, produzido pela CBS e que tinha como criador e produtor executivo Irwin Allen, foi ao ar pela primeira vez nos Estados Unidos em setembro de 1965 e permaneceu até março de 1968.
A série teve o episódio piloto mais caro da história da televisão, que nunca foi ao ar. Mas algumas cenas foram reaproveitadas nos primeiros cinco episódios da série. Segundo rumores da época, caso a série não fosse um sucesso, a CBS poderia quebrar pelo dinheiro gasto na produção.
Irwin Allen foi um produtor de televisão muito bem sucedido, que emplacou outros sucessos tais como "Terra de Gigantes", "O Túnel do Tempo" e "Viagem ao Fundo do Mar". No entanto, Perdidos no Espaço foi, sem dúvida, seu maior sucesso. Allen aproveitou ainda na sua série elementos do clássico de 1956, Forbidden Planet (br.: O Planeta Proibido), tais como o formato de disco da nave Jupiter 2; e o robô serviçal humanóide, que no filme era chamado de Robby.
Jonathan Harris, que interpretou o doutor Smith, foi contratado por último para participar da série, e por isto aparece nos créditos como "participação especial" (termo usado na televisão pela primeira vez no seriado). Apesar de ter sido o último personagem a ser incluído na ideia da série (no episódio piloto não há Dr. Smith nem o Robô), ele acaba sendo o centro da trama.
Perdidos no Espaço teve 3 temporadas produzidas. A primeira foi em preto-e-branco. Na segunda temporada a série ganha cores, mas perde bastante em qualidade, deixando de lado o foco na ficção científica, e adotando um tom mais de comédia. Na última temporada o tom de comédia se acentua ainda mais. Pouco antes de se começar a produção da quarta temporada, a série foi cancelada, mesmo com alguns roteiros escritos e cenas gravadas.
Elenco e personagens
Dr. (Professor) John Robinson ( Guy Williams ): O comandante da expedição e o pai das crianças Robinson. Ele é um astrofísico que também é especializado em geologia planetária aplicada.
Dr. Maureen Robinson ( June Lockhart ): esposa bioquímica de John. Seu papel na série é preparar refeições, cuidar do jardim e ajudar na construção de luz, acrescentando uma voz de compaixão. Seu conselho às vezes é a única coisa que impede os Robinsons de deixar o Dr. Smith para trás depois de algumas de suas ações particularmente hediondas, porque acha inconcebível condenar qualquer ser humano a uma vida de total isolamento de sua própria espécie. Sua condição de médica é mencionada apenas no primeiro episódio e no episódio da segunda temporada "O Viajante Astral".
Major Don West ( Mark Goddard ): O piloto militar do Júpiter 2 . Ele é o adversário intemporal e intolerante do Dr. Smith. Seu interesse romântico mútuo com Judy não foi desenvolvido além dos primeiros episódios. No piloto não-arejado, "Doutor Donald West" era astrofísico graduado e especialista em geologia interplanetária, em vez de militar.
Judy Robinson ( Marta Kristen ): O filho mais velho dos Robinsons. Ela tem cerca de 19 anos no início da série. No piloto não acidentado, ela é descrita como tendo desistido de uma promissora carreira no teatro musical para ir com sua família.
Penny Robinson ( Angela Cartwright ): O filho do meio. Uma imaginativa garota de 11 anos de idade na primeira temporada, ela adora animais e música clássica. No início da série, ela adquire um animal de estimação alienígena semelhante a um chimpanzé com orelhas pontudas que fazem um som, "Bloop". Enquanto é geralmente referido por Will e pelo Professor Robinson como o bloop , Penny deu o nome à criatura "Debbie". A maioria das aventuras de Penny tem uma qualidade de conto de fadas, ressaltando sua inocência. Ela é descrita no piloto sem teto, "No Place To Hide", como tendo um QI de 147 e um interesse em zoologia .
Will Robinson ( Billy Mumy ): O filho mais novo. Um jovem de 9 anos de idade na primeira temporada, ele é uma criança prodígio em eletrônica e tecnologia de computadores . Muitas vezes, ele é amigo de Smith quando ninguém mais é. Will também é o membro da família mais próxima do robô.
Dr. Zachary Smith ( Jonathan Harris ): Atuando como cirurgião de vôo da Alpha Control no primeiro episódio, ele é mais tarde referido como Doutor em Psicologia Ambiental Intergaláctica, especialista em cibernética e agente inimigo (papéis raramente mencionados). após os episódios iniciais). Sua tentativa de sabotar a missão o leva a bordo do Júpiter 2 e resulta em sua perda.
O Robô : O Robô é uma Classe M-3, Modelo B9, Robô Ambiental Não-Teorizado de Utilidade Geral (GUNTER), que não tinha nome próprio. Apesar de ser uma máquina dotada de força sobre-humana e armamento futurista, frequentemente exibia características humanas, como riso, tristeza e zombaria, além de cantar e tocar violão. O Robô foi interpretado por Bob May em um traje construído por Bob Stewart. A voz foi dublada por Dick Tufeld , que também foi o narrador da série. O robô foi projetado por Robert Kinoshita , que também foi o designer do icônico Robby the Robot para o filme de ficção científica de 1956 Forbidden Planet que fez extensas aparições em filmes e produções subsequentes.
Fim da série e repetições
É interessante notar que a série foi encerrada não por estar com baixos índices de audiência, mas por medidas de contenção de despesas da CBS, que estava com suas finanças abaladas por outros projetos mal sucedidos. No entanto, tornou-se sucesso absoluto em inúmeras repetições na televisão em todo o mundo.
Em 1997 — ano que seria o lançamento da Júpiter 2 — é produzido o filme Lost in Space (filme). Com participação especial de June Lockhart (Maureen Robinson), que no filme aparece como a diretora da escola (em holograma), e das atrizes Angela Cartwright (Penny Robinson) e Marta Kristen (Judy Robinson), como repórteres. Mark Goddard, o intérprete do piloto Major Don West na TV, aparece no longa do cinema como o general que apresenta Don ao Professor John Robinson. Houve ampla repercussão em 2004 na mídia brasileira sobre o lançamento do DVD de "Perdidos no Espaço". Além disto, contra a vontade da distribuidora internacional, no Brasil, o DVD sai com a dublagem original da série e com o inédito episódio piloto como bônus.
O elenco nos dias atuais
Infelizmente, o ator Guy Williams (John Robinson) faleceu em 1989, mas ele era mais conhecido por seu papel como o protagonista em Lost in Space e por interpretar o herói mascarado Zorro na série de TV.
June Lockhart (Maureen), foi indicada ao Emmy e ganhadora do Tony. Lockhart também estrelou a Petticoat Junction, aclamada pela crítica, como Dr Janet Craig e tem estrelado constantemente filmes e programas de TV desde que Lost in Space terminou. Ela também fez uma participação especial no filme de 1998.
Marta Kristen (Judy), fez várias aparições no cinema e na televisão. Assim como sua mãe na tela, Kristen também tem uma participação especial no filme Lost in Space, assim como em Lost in Space Forever.
Angela Cartwright (Penny Robinson) teve uma carreira de sucesso pós-Lost in Space. Ela atuou em vários programas de TV, incluindo Logan's Run, The Love Boat e Airwolf.
Bill Mumy (Will), que desde então passou a ter uma carreira longa e frutífera. Seus papéis depois de deixar Will Robinson incluem o programa de TV Sunshine, Superboy, Babylon 5 e Bravest Warriors.
Mark Goddard (Major Don West), que pilota a nave dos Robinsons e também o rival do Dr. Smith. Goddard mais tarde estrelou em The Detectives, The Fugitive e The Fall Guy, além de fazer uma participação especial como chefe da missão de Júpiter no filme Lost in Space.
Finalmente, havia o sinistro Dr. Zachary Smith, interpretado por Jonathan Harris. O Dr. Smith depois se tornou menos ameaçador e forneceu mais da comédia no programa. Harris, que faleceu em 2002, continuou a agir depois de Perdidos no Espaço e serviu como um ator de voz para o final de sua carreira, estrelando em filmes de animação Vida de Inseto e Toy Story 2. FONTES:https://pt.wikipedia.org/wiki/Lost_in_Space
https://en.wikipedia.org/wiki/Lost_in_Space
https://www.express.co.uk/showbiz/tv-radio/945536/Lost-in-Space-original-cast-1965-Guy-Williams-June-Lockhart-Bill-Mumy-Marta-Kristen
Comentários
Postar um comentário