MEU RICO PORTUGUÊS

MEU RICO PORTUGUÊS
Meu Rico Português foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela extinta Rede Tupi às 19h00, de 17 de fevereiro a 20 de setembro de 1975, substituindo A Barba-Azul e sendo substituída por Um dia, o Amor, tendo 189 capítulos. Foi escrita e dirigida por Geraldo Vietri, com supervisão de Carlos Zara
.
MEU RICO PORTUGUÊS

Sinopse 

  Numa mansão, em um bairro elegante de São Paulo, a viúva Veridiana Magalhães vive com sua dama de companhia, Ida Flag, com o intrigante mordomo Afonso e com a copeira Luzia. Por não ter tido filhos, trata os sobrinhos com mimos em demasia. Por isso seus cunhados Ofélia e Florêncio, irmãos de seu
falecido marido, a exploram do jeito que querem. Vivem às custas de Veridiana e ambicionam herdar sua fortuna.
MEU RICO PORTUGUÊS
Vindo de Portugal, Severo Salgado Sales, associado a Rudolph Wolfgang, um alemão bondoso e proprietário da Imobiliária Germânia. Rudolph é casado com Gertrude, a quem ele ama mas morre de medo, porque é um tremendo mulherengo. Ambos se tornam pais adotivos de Fritz, um menino negro que encontraram numa lata de lixo. A família se completa com a divertida e glutona Tia Frida.
MEU RICO PORTUGUÊS
Através dos negócios da imobiliária, Severo conhece Veridiana e, a partir daí, as coisas tomam novo rumo. Após atendê-la quando ela tem um infarto, e salvar-lhe a vida, Severo torna-se amigo e confidente da rica senhora, mostrando-lhe que ela age mal ao sustentar um monte de parasitas. Esta aproximação entre os dois desperta a antipatia de todos os familiares de Veridiana.
MEU RICO PORTUGUÊS
Apesar dos defeitos de Ofélia, Veridiana gosta dela pois sabe que ela é uma mãe dedicada, que vive para os filhos. Walquíria herdou os defeitos e qualidades da mãe. Está noiva do mau caráter Ricardo e, a princípio, detesta Severo. Mas, por ironia, o português apaixona-se por ela. Os outros filhos de Ofélia, os gêmeos Wagner e Werner, são dois desocupados, não trabalham nem estudam. Contam com o péssimo exemplo de Aquiles Peixoto, o tio fofoqueiro, irmão de Ofélia. No lar de Florêncio, as coisas não são diferentes. Ele é um homem acomodado, que tem problemas com bebida, casado com Letícia, mulher ambiciosa que toma as rédeas da casa. Assim como a mãe, Loreta é caprichosa e mandona, trata os outros bem ou mal conforme seus interesses. Tenta de todas as maneiras conquistar Daniel, o motorista de Veridiana. Ele é irmão de Dora, uma solteirona que julga-se feia e abandonada, pois tem uma perna defeituosa que a faz mancar. Ela apaixona-se por Florêncio mas não sabe lutar por ele. Ao fim, por amor a Dora, Florêncio vence a dependência alcoólica e se separa da mulher.
MEU RICO PORTUGUÊS

Elenco

  JONAS MELLO – Severo Salgado Sales
MÁRCIA MARIA – Walquíria Peixoto Magalhães
DINA LISBOA – Veridiana Magalhães
 ARLETE MONTENEGRO – Dora
WILSON FRAGOSO – Florêncio Magalhães
MARISA SANCHES – Letícia
CLÁUDIO CORRÊA E CASTRO – Rudolph Wolfgang
MEU RICO PORTUGUÊS
 ELIZABETH HARTMANN – Gertrude
MARIA ESTELA – Ofélia Peixoto Magalhães
PAULO FIGUEIREDO – Ricardo Alexandre
FLÁVIO GALVÃO – Daniel
GILMARA SANCHES – Loreta
CHICO MARTINS – Aquiles Peixoto
 RUTHINÉIA DE MORAES – Ida Flag
WÁLTER PRADO – Rangel
FLAMÍNEO FÁVERO – Werner
OLNEY CAZARRÉ – Wagner
MEU RICO PORTUGUÊS
ETTY FRASER – Frida
ODAIR TOLEDO – Fritz
NORAH FONTES – Mercedes
 OSMANO CARDOSO – Afonso
FELIPE LEVY – Leandro
OLÍVIA CAMARGO – Madalena
 REGIANE RITTER – Cláudia
JACIRA SAMPAIO – Luzia
FRANCISCA LOPES – Edite
 LEONOR NAVARRO
MIRO FERRI
 ALDO BUENO
 ROSA MARIA PESTANA – Laurinda
 ANTÔNIO LEITE – Dr. Gomes
GLAUCE GRAIEB – Norma
AMÁLIA RODRIGUES
MEU RICO PORTUGUÊS

Curiosidades

 Um sucesso cuja repercussão desbancou a novela concorrente no horário na Globo, Cuca Legal. “Meu nome é Severo Salgado Sales, mas pode me chamar de Salgado, que é mais doce”. Assim se apresentava o português protagonista vivido pelo ator Jonas Mello.
 Meu Rico Português foi a primeira das últimas três novelas do autor/diretor Geraldo Vietri na Tupi em que o protagonista era interpretado por Jonas Mello, que contracenava com Márcia Maria – as outras foram Os Apóstolos de Judas (1976) e João Brasileiro, o Bom Baiano (1978).
 Devido ao excesso de trabalho, Vietri adoeceu, sendo substituído durante uma semana por Paulo Figueiredo, no texto, e Carlos Zara, na direção. (*)
MEU RICO PORTUGUÊS
Para viver com mais fidelidade seu personagem português, Jonas Mello, durante dois meses, ouviu intensamente discos com poesias de Fernando Pessoa, assistiu ao humorista Raul Solnado na TV, bem como frequentou a colônia portuguesa na sede da Associação Portuguesa de Desportos, em São Paulo.
Já Cláudio Corrêa e Castro, para compor o alemão Rudolph, estudou em livros e contou com a preciosa colaboração de sua parceira de cena Elizabeth Hartmann, uma legítima descendente de alemães, que lhe corrigia a pronúncia.
 Outros atores tiveram destaque no elenco, como Dina Lisboa que, com sua elegância natural, representou de maneira impecável a bondosa e, ao mesmo tempo, austera velhinha Veridiana. Também Ruthinéa de Moraes – como Ida Flag, a tímida governanta de Veridiana apaixonada pelo português protagonista – e Marisa Sanches, como a arrogante Letícia. (*)
MEU RICO PORTUGUÊS
 A atriz Gilmara Sanches estreava na Tupi, vivendo um par romântico com Flávio Galvão, seu cunhado na vida real (ele era casado com Elaine Cristina, irmã de Gilmara).
 O ator Jesus Padilha, depois de vinte capítulos gravados vivendo o personagem Ricardo Alexandre, foi substituído por Paulo Figueiredo. (*)
MEU RICO PORTUGUÊS

Trilha Sonora Nacional

 01. CHEGADA – Rolando Boldrin (tema de Severo)
 02. SEI LÁ… SABE – Edith Veiga
03. ESTRANHA FORMA DE VIDA – Francisco Egydio (tema de Severo)
04. DÚVIDA – Rosemary
 05. ESTOU AQUI – Os 3 Moraes (tema de Walquíria)
06. INTERLÚDIO – Orquestra Renato de Oliveira (tema de Loreta e Daniel)
07. POMBA BRANCA – Célia (tema de Severo)
08. RESTO DE VIDA – Gilbert (tema de Severo e Walquíria)
 09. ELE SEM PALAVRAS – Milena
 10. LEGATO A TE – Ary Sanches 11. CANTIGA FRANCA – Rosa Maria (tema de Ida Flag)
12. ENGANO – Orquestra Renato de Oliveira
MEU RICO PORTUGUÊS

Trilha Sonora Internacional 

 01. E DEPOIS DO ADEUS – Luiz Arruda Paes e Orquestra (tema de abertura)
02. TU SOLA CON ME – Sergio Endrigo (tema de Severo e Dora)
03. O TEMPO VOLTA PRA TRÁS – Rosa Maria Morais (tema de Severo)
04. SAD SWEET DREAMER – Sweet Sensation (tema de Walquíria e Daniel)
05. DENN WIR SIND FUREINADER BESTIMMT – Peter Alexander (tema de Rudolph e Gertrude)
06. E DEPOIS DO ADEUS – Sebastião Manuel (tema de encerramento)
07. THINKING OF YOU / YOU’RE ALL I NEED – Jay Dee (tema de Walquíria)
 08. SINFONIA Nº5 EM RÉ MAIOR, OPUS 107 “LA REFORMA” DE MENDELSSOHN (tema de Veridiana)
 09. III MOVIMENTO (ADAGIO) – Waldo de Los Rios (tema de Dona Mercedes)
10. FOI DEUS – Sebastião Manuel (tema de Severo)
 11. CANOAS DO TEJO – Manuel Taveira (tema de Severo)
12. WORLD OF DREAMS – Martin Dale (tema de Letícia)
13. TAKE AWAY THE SUNSHINE – Tom Waite
FONTES: http://revistaamiga-novelas.blogspot.com/2013/08/revista-contigo-n-183-o-meu-rico.html
http://teledramaturgia.com.br/meu-rico-portugues/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Meu_Rico_Portugu%C3%AAs

                                                         Abertura Meu Rico Português

                                            MEU RICO PORTUGUÊS ( apresentação elenco )

                                MEU RICO PORTUGUÊS - Novela da TV Tupi (Capítulo 181)

                                    MEU RICO PORTUGUÊS - Novela da TV Tupi (Capítulo 188)

Comentários