STYX

STYX
Embora eles tenham começado como uma banda de rock progressivo, Styx acabaria se transformando no protótipo do rock de arena virtual no final dos anos 70 e início dos 80, devido ao gosto por roqueiros bombásticos e poderosas baladas.
STYX
As sementes para a banda foram plantadas em outra banda de Chicago durante o final dos anos 60, a Tradewinds, que contou com os irmãos Chuck e John Panozzo (que tocaram baixo e bateria, respectivamente), bem como Dennis DeYoung (vocais, teclados). No início dos anos 70, o grupo mudou seu nome para TW4 e deu as boas-vindas a um par de guitarristas / vocalistas, James "JY" Young e John Curulewski.- Assegurando um contrato de gravação em 1972 com a Wooden Nickel Records (uma subsidiária da RCA).
STYX
Logo depois, o grupo optou por mudar seu nome mais uma vez, desta vez para Styx , em homenagem a um rio da mitologia grega que atravessava "a terra dos mortos" no submundo. No início, a música de Styx refletia os progressistas atuais como Emerson, Lake & Palmer e Moody Blues , como evidenciado por lançamentos como o de 1972, Styx II , de 1973, The Serpent Is Rising , de 1974 , e 1975 Man dos milagres .
STYX
Enquanto os álbuns (assim como turnês sem parar) ajudaram o grupo a construir um número substancial de seguidores localmente, Styxnão conseguiu romper com o mainstream, até que a faixa "Lady", originalmente de seu segundo álbum, começou a ter participação substancial no final de 1974 na estação de rádio WLS-FM de Chicago. A canção logo foi lançada como um single por todo o país, e rapidamente chegou ao número seis na parada de singles, já que o Styx II foi certificado como ouro. Por esta altura, no entanto, Styx tinha desencantado a sua gravadora, e optou por assinar com a A & M para o seu quinto lançamento em geral, Equinox de 1975 ( antiga gravadora de Styx lançaria inúmeras compilações ao longo dos anos, tiradas de faixas de seus primeiros lançamentos).
STYX
Na véspera da turnê de apoio ao álbum, Curulewski deixou a banda abruptamente e foi substituído por Tommy Shaw.(infelizmente, Curulewski passaria de um aneurisma em 1988). Shaw provou ser a peça que faltava para o Styx , já que a maioria dos seus lançamentos subseqüentes no final dos anos 70 ganhou pelo menos a certificação platina (1976's Crystal Ball , 1977's The Grand Illusion , 1978's Pieces of Eight e 1979's Cornerstone ), e gerou singles de sucesso e clássicos do rock como "Come Sail Away", "Renegade", "Blue Collar Man", "Fooling Yourself" e a poderosa balada "Babe".
STYX
Apesar do enorme sucesso de "Babe", isso causou tensão dentro do grupo - especificamente entre Shaw e DeYoung (o último dos quais era o autor da música), enquanto o guitarrista queria que Styx continuasse em uma direção mais hard rock, enquanto DeYoung procurou buscar trabalhos mais melódicos e teatrais. Isto levou à breve expulsão de DeYoung do grupo (embora fosse mantido em silêncio por completo na época), antes que uma reconciliação ocorresse.
STYX
Os membros da banda decidiram que seu primeiro lançamento dos anos 80 seria um álbum conceitual, o Paradise Theater de 1981, que foi vagamente baseado na ascensão e queda de um teatro outrora bonito (que supostamente era usado como uma metáfora para o estado dos EUA na época - a situação dos reféns iranianos, a Guerra Fria, Reagan , etc.). O Paradise Theatre se tornou o maior hit de Styx em sua carreira (vendendo mais de três milhões de cópias em um período de três anos), tornando-se um dos maiores nomes do rock americano devido a grandes sucessos como "Too Much Time on My Hands". e "The Best of Times." . Mas as brigas por trás dos bastidores apenas se intensificaram na sequência do sucesso do álbum, já que DeYoung agora estava convencido de que uma abordagem mais teatral seria a direção futura do Styx .
STYX
Shaw e o resto do grupo a contragosto concordou, e enquanto o resultado final foi outro sucesso, o filme de ficção científica de 1983, Kilroy Was Here (que contou a história de um futuro onde o rock and roll foi proibido, quase uma cópia de carbono). a linha da história da corrida de 2112 ), o álbum acabaria por levar à dissolução do grupo - como o passeio prop-pesado que se seguiu parecia concentrar-se mais no diálogo script e filmes longos do que o bom e velho rock & roll. Um álbum ao vivo esquecível, Caught in the Act , foi lançado em 1984, antes de Styx entrar em hiato, e a maioria dos membros da banda perseguiu projetos solo durante o restante da década.
STYX
DeYoung lançou Lua Deserta de 1984 (que gerou um single de sucesso moderado com sua faixa-título reflexiva), Back to the World de 1986 , e Boomchild de 1988 , Young lançou o City Slicker de 1986 , enquanto Shaw lançou vários sets - 1984's Girls with Guns , 1985 E se? Live de 1986 no Japãoe a ambição de 1987 . Shaw então formou Damn Yankees junto com o ex - baixista e vocalista do Night Ranger , Jack Blades , o guitarrista Ted Nugent eo baterista Michael Cartellone , um grupo que teve sucesso comercial logo de cara com sua estréia em 1990. "High Enough"), antes de dar um mal sucedido segundo ano dois anos depois, Don't Tread . Durante o período de Shaw com Damn Yankees , Styx se reformou com o recém-chegado Glen Burtnik tomando o lugar de Shaw- lançando um novo álbum de estúdio em 1990, Edge of the Century , que gerou outra balada de sucesso, "Show Me the Way".
STYX
Mas a reunião de Styx foi rápida, já que os membros do grupo seguiram caminhos separados logo depois - com DeYoung passando a interpretar Pontius Pilate em um revival de Jesus Christ Superstar (e lançando um álbum de canções da Broadway, 10 de 1994 na Broadway ), enquanto Young lançou um par de discos solo ( Out on a Day Pass de 1994 e Raised by Wolves de 1995 ), e Shaw se juntou a Jack Blades para a roupa de curta duração Shaw Blades(emitindo uma gravação solitária em 1995, Hallucination ). Uma re-gravação de seu primeiro hit "Lady" (intitulado "Lady '95") para uma compilação Greatest Hits finalmente uniu Shaw com seus antigos colegas de banda Styx , o que levou a uma turnê de reencontro em 1996. Mas o baterista John Panozzo caiu gravemente doente na época (devido a uma longa luta contra o alcoolismo), que o impediu de ingressar no processo - e ele faleceu em julho do mesmo ano.
STYX
Embora aflito, Styx perseverou com o novo baterista Todd Sucherman tomando o lugar de Panozzo , como o StyxA turnê de reunião tornou-se um sucesso esgotado, resultando no lançamento de um álbum / vídeo ao vivo, Return to Paradise , de 1997 , enquanto uma nova geração de fãs de rock foi introduzida aos sons grandiosos de Styx através de um anúncio bem humorado que usou o álbum. faixa "Mr. Roboto", bem como músicas usadas em programas de TV como South Park e Freaks & Geeks. O grupo ainda ficou tempo suficiente para lançar um novo álbum de estúdio, Brave New World , de 1999 , antes do atrito dentro da banda começar.
STYX
Com os outros membros do Styx querendo continuar com outros álbuns e turnês, DeYoung foi forçado a fazer uma pausa quando desenvolveu uma doença viral incomum, o que tornou o cantor extremamente sensível à luz. DeYoung foi capaz de eventualmente superar sua desordem, mas não antes de Shaw e Young optarem por recrutar o novo vocalista Larry Gowan e lançar um par de lançamentos ao vivo no início do século 21 - Arch Allies: Live at Riverport (split 50-50 entre Styx) e REO Speedwagon ) e 2001 Styx World: Live 2001 .
STYX
DeYoung começou a fazer turnê como artista solo ao mesmo tempo, e eventualmente tentou processar Shaw e Young sobre o uso do nome Styx (o processo acabou sendo resolvido no final de 2001). Na mesma época, Chuck Panozzo confirmou rumores de que ele havia contraído a Aids (mas estava combatendo o vírus com sucesso), enquanto a turbulenta carreira de Styx foi contada em um divertido episódio de Behind the Music, do canal VH1.
STYX
Na primavera de 2003, um novo álbum de estúdio com Gowan chegou às lojas. Para Cyclorama , Styx consistia em Shaw , Young , Burtnik , Sucherman e Gowan . O álbum também contou com participações especiais de John Waite , Brian Wilson e do ator Billy Bob Thornton . No final do ano, Burtnik estava fora da banda e substituído pelo ex- membro do Bad English and Babys, Ricky Phillips , embora Panozzojogou com o grupo em datas ao vivo selecionadas. Os dois CDs Come Sail Away: The Styx Anthology de 2004 fez um excelente trabalho representando a carreira da banda, enquanto o disco duplo de 2005 The Complete Wooden Nickel Recordings reuniu os primeiros quatro álbuns da banda.
STYX
Naquele mesmo ano, Styx lançou o Big Bang Theory , com algumas de suas escolhas favoritas do Great Rock Songbook. Na década seguinte, Styx continuou a fazer shows regularmente, mas não gravou muito. Em 2010, eles regravaram alguns sucessos antigos como o Regeneration EP, que recebeu uma sequência em 2011. A banda continuou a fazer turnê pela década de 2010, muitas vezes com o REO Speedwagon , e em 2017Styx lançou o álbum conceito The Mission , sua primeira coleção de material original desde 2003.
STYX

 Membros atuais

 Chuck Panozzo - baixo, backing vocals ocasionais (1972-1984, 1990-1991, 1995-1999, part-time 1999-presente)
 James "JY" Young - guitarra, apoio e vocais principais (1972–1984, 1990–1991, 1995 – presente)
Tommy Shaw - guitarra, lead e backing vocals (1975-1984, 1995 - presente)
Todd Sucherman - bateria (1995 – presente)
 Lawrence Gowan - vocal e backing vocals, teclados (1999 – presente) Ricky Phillips - baixo, backing vocals, guitarra (2003 – presente)
STYX

Membros antigos

 Dennis DeYoung - vocal e backing vocals, teclados (1972-1984, 1990-1991, 1995-1999)
John Panozzo - bateria (1972-1984, 1990-1991; morreu em 1996)
John "JC" Curulewski - guitarra, backing e vocal principal, teclados (1972-1975; falecido em 1988)
Glen Burtnik - guitarra, apoio e vocais principais (1990-1991); baixo, backing e vocais principais, guitarra (1999-2003)
FONTE:https://www.allmusic.com/artist/styx-mn0000923033/biography

                                             Styx - Lady - 1/28/1978 - Winterland (Official)

                                                                            Styx ~ Renegade

                                                                           Styx - Babe 1980

                                                                      Styx - Come Sail Away

                                                      Styx - The Best Of Times (Relaid Audio)

                                                          Styx - Too Much Time On My Hands

                                                            Styx - Mr. Roboto (Relaid Audio)

                                                      Styx - Don't Let It End (Cameo Version)

                                                                     Styx - Show Me The Way

Comentários