CICA

CICA
A Companhia Industrial de Conservas Alimentícias, popularmente denominada CICA, foi a maior multiprodutora agrícola brasileira, reconhecida principalmente pela marca de atomatados Elefante. O slogan famoso da empresa era: "Se a marca é CICA bons produtos indica". Em 1992 a CICA fechou seu complexo industrial em Presidente Prudente interior de São Paulo e em 1993, a CICA foi comprada pela Arisco, que por sua vez em 2000 foi adquirida pela americana Bestfoods, posteriormente incorporada à Unilever. O extrato de tomate Elefante continua a ser produzido no Brasil pela Cargill.
CICA
A Companhia Industrial de Conservas Alimentícias – Cica – foi constituída em 1941, resultante da associação das famílias Bonfiglioli, Messina, Guerrazzi e Guzzo, importadores e comerciantes de produtos europeus, principalmente na área alimentícia. A primeira fábrica do grupo foi inaugurada na Rua Cica, número 5, no Jardim Cica. Sua produção era exclusiva de extrato de tomate Elefante. Em 1942, a empresa diversificou os produtos, incluindo a produção de frutas em conserva, geleias, azeitonas, entre outros. Nos seus primeiros 40 anos de funcionamento, a Cica se tornou a maior empresa produtora de conservas alimentícias de toda América Latina. Na década de 1970, a CICA produzia marmeladas e goiabadas na filial localizada na cidade de Delfim Moreira, no Sul de Minas Gerais.
CICA
Em 1991, era considerado o maior conjunto industrial da América Latina, com 167 mil metros quadrados de área construída. A Companhia foi vendida, em 1993, para o grupo Gessy Lever, que administrou a empresa por quatro anos consecutivos. A fábrica de Jundiaí foi fechada em 1998 e hoje parte da antiga fábrica é uma loja de materiais de construção, já a marca CICA foi extinta em 2003.Mas ainda se pode encontrar Polpa de Tomate Pomodoro, com a marca CICA nos supermercados.
CICA
Jotalhão 
Jotalhão foi criado em 1962 para uma campanha publicitária do Jornal do Brasil que tinha um elefante como símbolo de seu caderno de anúncios classificados. A campanha acabou sendo cancelada e o personagem foi oferecido então à CICA (antigamente da Knorr, de propriedade da Unilever) e agora, o personagem aparece na lata da Cargill, sendo adotado no ano de 1979. A música do comercial era "Ô Mônica, abrace o elefante...". Jotalhão é, até hoje, um garoto-propaganda do extrato de tomate. O elefante na embalagem é uma homenagem da família Messina, uma das fundadoras da Cica, à sua terra natal: na praça principal de Catania, capital da Sicília, existe a famosa Fontana dell'Elefante. Especula-se que a relação do personagem com o extrato de tomate seja o fato de que Rodolfo "Rudi" Bonfiglioli, filho de um dos fundadores da empresa, seria um notório adepto de caçadas de elefantes.
FONTES:http://www.jundiagora.com.br/cica-marcou/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Companhia_Industrial_de_Conservas_Aliment%C3%ADcias

                                      Comercial Extrato de Tomate Elefante - Fim dos anos 60

                                                              Comercial Maionese Cica 1981

                                                Comercial Purê de Tomate Cica - Início dos anos 80

                                                          Comercial Purê de Tomate Cica - Anos 70

                                                              Comercial Groselha Cica - Anos 70

                                                Comercial Molho para Macarronada Cica Anos 70

Comentários