PORTA DA ESPERANÇA

PORTA DA ESPERANÇA
Porta da Esperança foi um quadro do Programa Silvio Santos, um programa de auditório dominical exibido pelo SBT entre 1984 ate 1996. Foi apresentado sempre por Silvio Santos. O quadro baseava-se na assistência aos telespectadores, sendo considerado o primeiro programa assistencialista da televisão brasileira, servindo de modelo para outros programas.
PORTA DA ESPERANÇA
O apresentador convidava os telespectadores a enviar uma carta contando suas necessidades (como uma ferramenta de trabalho, um carro, uma casa) ou desejos (como uma viagem, um quimono, um instrumento musical). As milhares de cartas recebidas passavam por uma triagem dos produtores do programa, sendo que algumas dessas cartas eram enviadas para outras celebridades da emissora, como o apresentador Boris Casoy.
PORTA DA ESPERANÇA
Os telespectadores cujos casos eram selecionados, eram convidados a ir gravar o programa, onde suas vidas eram apresentadas e o pedido justificado, na esperança de ter a solicitação realizada. O apresentador do programa mantinha suspense sobre esse acontecimento, até a hora do clímax, a abertura de duas portas que corriam, abrindo para onde estaria um empresário benemérito (ou outros) que apadrinharia o desejo e a necessidade do participante.
PORTA DA ESPERANÇA
Grande parte dos pedidos eram atendidos pelo programa. Aqueles não atendidos poderiam voltar a participar, se desejassem, enviando novas cartas. Houve participantes que gravaram mais de um programa.
PORTA DA ESPERANÇA
O quadro nunca chegou à liderança de audiência, mas foi um dos de maior sucesso realizado por Silvio Santos. Um dos bordões mais famosos deste apresentador surgiu neste programa.
PORTA DA ESPERANÇA
“ Vamos abrir as portas da esperança!!… ” Assim que Sílvio Santos dizia essa frase, duas portas de correr abriam, abrindo para onde estaria um empresário benemérito (ou outros) que apadrinharia o desejo e a necessidade do participante.
PORTA DA ESPERANÇA
O programa apresentava 3 histórias, em três blocos de dez minutos. No encerramento do programa, aparecia uma vinheta com a imagem de um ator no papel de Jesus Cristo, e as seguintes palavras, com o fundo musical Entends-tu Les Chiens Aboyer, de Vangelis: “ Paz, amor, fé, esperança, luz e união. Não são apenas palavras. Você tem certeza que já fez tudo que podia pelo seu semelhante? Pense bem. Pois um dia vamos nos encontrar. E eu gostaria muito de chamá-lo de meu filho. ”


                                                   Gretchen Na Porta da Esperança


                                PORTA DA ESPERANÇA PROGRAMA SILVIO SANTOS


                                        SANDY E JUNIOR NA PORTA DA ESPERANÇA

                                                         Porta da Esperança - SBT (08/09/1996)

Comentários