ESPELHO MAGICO

ESPELHO MAGICO
Espelho Mágico é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida de 14 de junho a 5 de dezembro de 1977, às 20 horas. Foi escrita por Lauro César Muniz, dirigida por Daniel Filho(que acumulou a direção geral), Gonzaga Blota e Marco Aurélio Bagno e contou com 150 capítulos. Espelho Mágico fala sobre o cotidiano, o sucesso e os conflitos de profissionais de meios de comunicação: atores, diretores, autores e jornalistas. As histórias são contadas através dos bastidores de Coquetel de Amor, uma novela inserida na trama1 . Diogo Maia e Leila Lombardi formam o casal principal da história. Famosos pelos trabalhos em televisão, os dois são escalados para estrelar Coquetel de Amor, escrita por Jordão Amaral e dirigida por João Gabriel. Jordão é um dramaturgo sem projeção que trabalha também como jornalista para complementar sua renda. Apaixonado por Leila Lombardi, ele declara seu amor pela atriz através do texto que escreve para sua personagem em Coquetel de Amor .
ESPELHO MAGICO
Outros personagens fortes na trama são: Cynthia Levy, jovem que luta para ter sucesso como atriz; Nora Pelegrini, atriz em decadência; Carijó, comediante popular, considerado ultrapassado; Bruna Maria, atriz que desistiu de investir na carreira para se casar com um milionário; Gastão Cortez, diretor de teatro; Diana Queiroz, ex-miss Brasil e atriz de pornochanchada que tem como meta mudar o rumo de sua carreira; Paulo Morel,jovem e bem-sucedido ator. Todos esses personagens trabalham Coquetel de Amor . Espelho Mágico também conta o drama de Luíza Barbosa, uma bailarina com dificuldades profissionais, e de Edgar, um jornalista ligado ao meio artístico1 .
ESPELHO MAGICO
Além da novela, os atores começam a ensaiar uma peça de teatro, Cyrano de Bèrgerac, de Edmond Rostand. Assim como em Coquetel de Amor, Diogo Maia também vive o protagonista da montagem. Há ainda a história de Nora Pelegrini que, paralelamente ao papel coadjuvante que interpreta na novela, é chamada para protagonizar um filme. Dessa forma, o autor Lauro César Muniz tinha como objetivo mostrar o universo da televisão, do teatro e do cinema. Espelho Mágico era uma novela bastante inovadora para a sua época. Falava dos bastidores da televisão e tinha uma estrutura narrativa bastante complexa, na qual se entrelaçavam diversas tramas, vividas simultaneamente pelos mesmos atores. Devido a isto, talvez, o público sentiu dificuldades para entender a história .
ESPELHO MAGICO
Coquetel de Amor exigiu todos os preparativos que envolvem a produção de uma novela de verdade: desde a criação de cenários especiais e figurinos, até locações externas e escalação de elenco1 . As chamadas promocionais da novela já deixavam bem claras as intenções do autor: "Espelho Mágico, revelando para você a vida de um famoso casal de televisão; o aparecimento de um novo autor de novelas; de um velho cômico do teatro de revista; a ambição de uma jovem atriz; o fracasso de uma outra e daquela que abandonou a carreira por um bom casamento. Você vai conhecer a verdade de uma bailarina; de um jornalista; de uma vedete de teatro. Tudo o que você sempre quis saber sobre a vida no teatro, cinema e TV. Espelho Mágico, onde a vida imita a arte". Para complementar a história, Lauro César Muniz utilizou depoimentos de atores e atrizes do elenco, que contavam fatos e impressões sobre suas vidas profissionais .
ESPELHO MAGICO
Alguns jornalistas se sentiam agredidos na figura de Edgar Rabelo(Carlos Eduardo Dolabella), especializado na cobertura do mundo artístico, por usar de vários artifícios para entrevistar os atores, além de algumas vezes escrever matérias bombásticas sobre televisão. De quebra, Edgar era colunista da revista Magia, e rapidamente a revista Amiga, uma das pioneiras sobre televisão, considerou que tanto o jornalista como a revista eram uma provocação à revista da realidade. Na impossibilidade de bradar um palavrão mais cabeludo, Sônia Braga acabou fazendo o maior sucesso cada vez que sua personagem, Cynthia Levy, dizia "Pomba!" .
ESPELHO MAGICO
A estrela pornô Sylvia Kristel, de passagem pelo Brasil, acabou gravando uma participação especial. Primeira novela global de Tony Ramos e Vera Fischer1 . Como o elenco reunia muitos grandes astros da TV (e mesmo Tony Ramos, que estreava na emissora, já era famoso por seus trabalhos na TV Tupi), optou-se por apresentar os créditos, para que não houvesse guerra de egos, em ordem alfabética. Ainda, a abertura não apresenta os créditos de direção, talvez para evitar que o nome de Daniel Filho aparecesse duas vezes.
ESPELHO MAGICO
Lima Duarte foi muito elogiado por sua atuação como Carijó, o cômico decadente. No final o personagem teve um final feliz, passando a ter um papel no programa humorístico A Praça da Alegria, que na época era exibido pela TV Globo, aos domingos. Foram utilizados três teatros do Rio de Janeiro para as gravações das tramas inseridas na história de Espelho Mágico: Gláucio Gil (onde os atores fizeram teste para integrar o elenco de Cyrano de Bèrgerac); Teatro do Sesc da Tijuca (onde a peça foi apresentada); Teatro Brigitte Blair (onde houve ensaio de um teatro de revista).
ESPELHO MAGICO
Daniel Filho, diretor de Espelho Mágico, interpretou o papel de João Gabriel, diretor de Coquetel de Amor . A partir do capítulo 21 de Espelho Mágico, o diretor Daniel Filho foi substituído por Gonzaga Blota e Marco Aurélio Bagno.
ESPELHO MAGICO
Elenco Ator Personagem
Juca de Oliveira Jordão Amaral (autor de Coquetel de Amor) Tarcísio Meira Diogo Maia (Ciro em Coquetel de Amor) Glória Menezes Leila Lombardi (Rosana em Coquetel de Amor) Mauro Mendonça Nelson Novaes Sônia Braga Cínthia Levy (Camila em Coquetel de Amor) Tony Ramos Paulo Morel (Cristiano em Coquetel de Amor) Vera Fischer Diana Queiroz (Débora em Coquetel de Amor) Carlos Eduardo Dolabella Edgar Rabello Milton Moraes Vicente Drummond Pepita Rodrigues Bruna Maria Novaes (Kátia em Coquetel de Amor) Lídia Brondi Beatriz Lombardi Amaral Jorge Cherques Alfredo Barbosa Kito Junqueira Nestor Rey Heloísa Millet Luiza Barbosa Djenane Machado Lenita (Neide em Coquetel de Amor) Jorge Botelho Jorge Maya (Eduardo em Coquetel de Amor) Maria Lúcia Dahl Lúcia Mendes (Paula em Coquetel de Amor) Nélson Caruso Newton Viana (Roberto em Coquetel de Amor) Yara Amaral Suzete Calmon (Ernestina em Coquetel de Amor) Daniel Filho João Gabriel (diretor em Coquetel de Amor) Lima Duarte Carijó Yoná Magalhães Nora Pellegrine (Assunta em Coquetel de Amor) Sérgio Britto Gastão Cortez (Benito em Coquetel de Amor)
FONTE:https://pt.wikipedia.org/wiki/Espelho_M%C3%A1gico
      
Chamadas Espelho Mágico 1977


                                             
                                           Espelho Mágico 05/12/1977 - Último Capítulo 150

                                                    Cenas da novela "Espelho Mágico" (1977)

Comentários