FAÍSCA E FUMAÇA - Aqui no Brasil o desenho estreou no SBT no inicio dos anos 80

FAÍSCA E FUMAÇA
Faísca e Fumaça (no original: Heckle and Jeckle) é um desenho animado criado em 1946, por Paul Terry em seu estúdio próprio: a Terrytoons. Seus nomes originais foram inspirados no famoso livro O Médico e o Monstro (The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde), do escocês Robert Louis Stevenson. Faísca e Fumaça são dois corvos. Na versão original, Faísca apresenta um sotaque americano do Brooklyn, enquanto Fumaça possui um sotaque inglês. Eles apareceram pela primeira vez no desenho The Talking Magpies, de 1946. A produção do desenho foi encerrada em 1966, retornando em 1978 em uma produção da Filmation, intitulada The New Adventures of Mighty Mouse and Heckle & Jeckle.
Heckle and Jeckle

Enredo

 Faísca e Fumaça era irmãos idênticos em praticamente tudo, nos movimentos quase o tempo todo sincronizados, e até na voz, já que o diretor da série, Mannie Davis, fez questão que um único ator dublasse os dois personagens na versão original. Na verdade a única diferença está no nome dos personagens, mas a dessemelhança na versão original também é bem pequena, um se chama Heckle e o outro Jeckle, ou seja, apenas a primeira letra de cada nome.
FAÍSCA E FUMAÇA
Os dois vivem tentando atacar uma plantação de milho, o que acaba sempre os colocando em apuros, que eles contornam muito bem usando pra isso a velha e boa malandragem e esperteza. Por aprontarem várias, Faísca e Fumaça são sempre perseguidos. Em alguns desenhos os dois aparecem até como presidiários, só para evidenciar o caráter nada agradável desses dois corvos malucos.
FAÍSCA E FUMAÇA

No Brasil 

Aqui no Brasil o desenho estreou no SBT no inicio dos anos 80 às 10h30. Os episódios exibidos foram os produzidos pela Filmation. No final da década de 1980 passaram a ser exibidos nos finais de tarde da Globo. Em 1994 Faísca e Fumaça começaram a ser apresentados na TV Record às 16h.
FONTES:http://infantv.com.br/infantv/?p=2777
https://pt.wikipedia.org/wiki/Heckle_and_Jeckle

                                              003= Faísca e Fumaça _ Fazenda de Repouso

                                                       Faísca e Fumaça - Fazedores de Chuva

                                                         Faísca e Fumaça - Os Barbeiros


Comentários