ODYSSEY PHILIPS

ODYSSEY PHILIPS
Odyssey ou Videopac (G7000) foi uma console de videogame (console de vídeo games) bastante popular nos anos 70 e 80. O console foi criado em 1978 pela empresa Magnavox / Philips (estas empresas uniram-se em 1974 sob a liderança da Philips) como evolução do console da Magnavox anterior, o Magnavox Odyssey, o primeiro console de vídeo games doméstico de sempre.
ODYSSEY PHILIPS
No Brasil 
O sistema chegou ao Brasil em maio de 1983. Pelo fato do primeiro console Odyssey lançado oficialmente no Brasil, a Philips optou por vender seu sucessor no país apenas como "Odyssey", sem o número; isto gera certa confusão entre jogadores brasileiros e os dos demais países do mundo. A Philips traduziu alguns jogos para o português, o jogo K.C.'s Krazy Chase! (um clone de Pac-Man) foi lançado no Brasil como "Come-Come" e o jogo Pickaxe Pete foi lançado como "Didi na Mina Encantada" (protagonizado pelo personagem Didi Mocó de Renato Aragão). O jogo jogo Pac-Man foi mais tarde proibido devido a problemas legais com a Atari.
ODYSSEY PHILIPS
Em termos de mercado o Odyssey² não chegou a competir diretamente com o Atari 2600 ou o Intellivision, pois ambos tiveram um marketing mais elaborado e com um suporte de jogos melhor do que o do Odyssey², embora a plataforma tenha conseguido um grande número de fãs na Europa e no Brasil.
 Na Europa a consola ZX Spectrum foi o maior concorrente. Outro fato que contribuiu para maior disseminação de outras plataformas foi a grande pirataria e produtos copiados — jogos, cartuchos e consoles — o que não aconteceu com o Odyssey2 / Videopac. Muitos dos primeiros jogos, gráficos e embalagens foram desenhados por Ron Bradford e Steve Lehner. Vários jogos foram criados e programados por equipas contratadas pela Philips, como a GST (Andy Eltis, Jake Dowding, Graham Conduit, Mick Rouse, Paul Johnson, etc).
Outras denominações para o mesmo console 
Magnavox Odyssey² na América do Norte.
 Philips Videopac G7000 na Europa, incluindo Portugal.
Philips C52 na França.
 Philips Odyssey no Brasil.
 Kōton Odyssey² no Japão.
                                                                                  FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Magnavox_Odyssey%C2%B2


                                       Comercial Videogame Odyssey Philips "Spot" (1983)

                       Comercial do Odyssey - O Videogame da Philips - Odyssey Brasil

Comentários