FOFÃO

FOFÃO
Fofão é um personagem fictício dos extintos programa de televisão infantis brasileiros Balão Mágico e TV Fofão. Interpretado pelo ator e humorista Orival Pessini, tornou-se bastante popular entre as crianças brasileiras nos anos 1980, chegando a ter seu próprio programa, além de discos, bonecos e diversos produtos licenciados.
FOFÃO

História

 O personagem Fofão é um alienígena nascido no planeta fictício chamado "Fofolândia". Fofão fez sua primeira aparição na TV em 1983, no programa matutino infantil Balão Mágico, da Rede Globo. Inicialmente ele não falava e apenas emitia sons que eram interpretados por Simony. Com o sucesso do personagem, que ganhava cada vez mais espaço no programa, Orival Pessini criou o boneco Fofinho, réplica em miniatura de Fofão
FOFÃO
Fofão fez tanto sucesso que, com o fim do programa global, em 1986, ganhou seu próprio programa diário, a TV Fofão, na Rede Bandeirantes, onde apresentava quadros humorísticos e desenhos animados. Seu programa na Rede Bandeirantes ficou no ar por quase quatro anos, de 1986 a 1989. Em sua programação havia desenhos animados da Hanna-Barbera, musicais e quadros cômicos. O personagem foi ainda protagonista de um filme, o longa-metragem Fofão e a Nave sem Rumo, de 1989, com direção de Adriano Stuart.
FOFÃO
O programa TV Fofão voltou a ser exibido pela Rede Bandeirantes entre 1994 e 1996. Em 1996, o programa teve uma rápida passagem pela TV Gazeta, quando esta ainda mantinha parceria com a CNT.
FOFÃO
Orival Pessini gerencia a empresa Fofão Produtos e Merchandising, Ltda.. Com o sucesso do personagem, foram lançados vários discos e produtos com seu nome.
FOFÃO
Em 2013, o personagem comemorou 30 anos de criação e realizou shows pelo Brasil, tendo cantado ao lado de Ivete Sangalo no Fortal, carnaval fora de época realizado em Fortaleza, e apresentações especiais ao lado do personagem Kiko do seriado El Chavo del Ocho, interpretado pelo ator Carlos Villagrán, onde promovem aos fãs o encontro dos personagens bochechudos.
FOFÃO
Em 2014, Fofão (Orival Pessini) foi convidado pela escola Rosas de Ouro para desfilar na avenida, levando o tema "Inesquecível", que mostra as fases da vida de um ser humano desde a infância a terceira idade, relembrando personalidades que marcaram a vida de muita gente, e as homenageando.
FOFÃO
Em 2015 foi lançado pela gravadora MCD o DVD #FofãoForever, produzido por Orival Pessini e dirigido por Saulo Ribas, com 10 novos clipes musicais de reinterpretações de canções que marcaram a trajetória do personagem. Os novos clipes são parte de um projeto maior, que pretende fazer um resgate do personagem para as crianças. Além disso, a discografia do personagem foi relançada no formato digital nas principais lojas.
FOFÃO
Em 2016, Fofão voltou a conquistar o mundo com a explosão do movimento "Carreta Furacão", protagonizado por vários personagens não autorizados de franquias diversas ao redor do mundo. Junto de outras figuras lendárias como Popeye, Capitão América e Mickey Mouse, os artistas do movimento "Carreta Furacão" realizaram eventos em diversas cidades do Brasil, fazendo acrobacias e danças diversas enquanto acompanhavam o seu trem mundo afora. No dia 14 de outubro de 2016 ,o criador do Fofão faleceu com cancêr no baço.
FOFÃO

Revista em quadrinhos 

Entre 1987 e 1989, durante os primeiros anos do programa TV Fofão foi publicada uma série de revistas em quadrinhos chamada "Fofão em Quadrinhos". A revista foi publicada pela editora Editora Abril e durou 24 edições. O projeto fez parte do personagem as mídias contando com produção do estúdio Fofão Produtos & Merchandising Ltda. Orival Pessini assinava os textos do personagem em quadrinhos e também fazia parte da diretoria de sua produtora ao lado de Álvaro Gomes.

                                                                  Fofão - Brincar de Rimar

                                                   Fofão, Simonny e Tob | Balão Mágico 83

                                Fofão e a TURMA do BALÃO MÁGICO - Guerra nas Estrelas

                                  TV Fofão | Vamos relembrar o programa mais FOFO da TV

Comentários